11 de jun. de 2019

em belo horizonte
corpo-de-sonho,
de tânia diniz







bellzebuuu:
org. adriane garcia & sérgio fantini







convergências: a poesia visual de
tchello d'barros + oficina: poesia visual







no rio de janeiro
colóquio poética e política da
leitura: olhares cruzados entre o
brasil e a frança
[org. patricia lavelle e marc crépon]


Patricia Lavelle: "A temática desse colóquio, que organizo com Marc Crépon, do Departamento de Filosofia da École Normale Supérieure de Paris, surgiu de um gesto político e simbólico. Nas últimas eleições brasileiras, muitas e muitos eleitores saíram para votar portando livros em sinal de repúdio ao projeto de liberação do porte de armas, e à regressão geral que esta ideologia representa. Daí veio a nossa vontade de refletir sobre a dimensão política e sobre a produtividade poética das práticas de leitura no contexto do programa de cooperação entre a PUC-Rio e a ENS-Paris que coordenamos, em dois encontros: o primeiro aconteceu na ENS, em Paris no mês de abril, e nos dias 13 e 14 de junho realizaremos o segundo na PUC-Rio. As recentes declarações do Ministro da Educação, hostis à filosofia e às ciências humanas em geral, disciplinas que tem na leitura e na interpretação de textos um instrumento metodológico comum, tornam ainda mais urgente a nossa reflexão.

Encontramos um ponto de partida nas práticas da hermenêutica material, representada na França pelo filólogo Jean Bollack e pelos intelectuais que contribuiu para formar. Amigo e leitor do poeta Paul Celan, Jean Bollack considerava político este gesto aparentemente simples, mas de fato bastante raro, que consiste em ler atentamente, enfrentando com paciência o momento inicial da incompreensão e insistindo na potência de pensamento contida na materialidade do texto lido. Exercício crítico que se contrapõe à passividade do consumo de “fake news”, uma tal prática insistente da leitura traz a possibilidade — sempre incômoda, do ponto de vista do poder constituído — de desestabilização das interpretações hegemônicas e das verdades consensuais que sustentam as hierarquias.

Desta afinidade metodológica, e da constelação de forças que nela se inscreve, veio o desejo de refletir sobre a dimensão política e sobre a produtividade poética das práticas de leitura numa perspectiva franco-brasileira e interdisciplinar. Para isso, propomos a leitura e a reflexão sobre a leitura de obras ficcionais e poéticas que propõem releituras criativas de outros textos e/ou ampliam a própria noção de texto ao convocar a imagem visual e/ou incitar à escuta, mobilizando a voz e o corpo. Também nos interessaremos teoricamente pela interpretação e pela tradução compreendidas como processos e produtos de leituras".

Programa

Quinta-feira, 13 de junho
9h30: Acolhida dos participantes e abertura: Patrícia Lavelle (PUC-Rio) e Marc Crépon (ENS-Paris)
10 h: Marc Crépon (ENS-Paris): L'Esprit critique
10h45: Paula Glenadel (UFF): O povo, o livro, a rua: pensar o político em poesia com Carlito Azevedo e Nathalie Quintane
11h30: Adriana Frant (PUC-Rio): Uma lição de escrita selvagem

Almoço

14 h: Marc de Launay (ENS-Paris): Philosophie de la lecture
15 h: Felipe Amancio (PUC-Rio): Sobre a leitura de acontecimentos
15h45 – Pausa
16 h: Pedro Hussak (UFRRJ): O Brasil surrealista de Benjamin Péret
16h45: Jessica Passos (Northwestern/ENS-Paris): Do naufrágio à sereia: voz hautológica em Corps et biens de Robert Desnos
17h15: Clelio Toffoli Jr (PUC-Rio) De Mário Cesariny para André Breton — uma carta prólogo

Sexta-feira, 14 de junho
9 h: Masé Lemos (Unirio): Documentos poéticos: de Oswald de Andrade a alguns poetas contemporâneos
9h45: Henrique Estrada Rodrigues (PUC-Rio): Sobre utopia e releitura em Haroldo de Campos
10h15: Francisco Camêlo (PUC-Rio): A arte dos pequenos tamanhos
10h45: Leïla Danziger (UERJ): Ler = Apagar




na tevê
contexto: encontros literários,
com sidney rocha


Sky - canal 81
NET - canal 553
Oi TV - canal 31
Claro - canal 553
GVT - canal 84
Vivo - canal 102 cabo e 555 satélite




na web e em manaus
prêmios literários cidade de manaus


Estão abertas até 28 de junho as inscrições para os Prêmios Literários Cidade de Manaus. Para concorrer em uma das 14 categorias — romance, contos, poesia, diferentes tipos de ensaio, teatro infantil e adulto, jornalismo literário e literatura infantil —, clique aqui e siga as instruções.