12 de jun. de 2019

no rio de janeiro
a copa do mundo do faz de conta,
de cesar cardoso


"Cesar não se limita a recriar do seu jeito personagens dos contos de fadas mais conhecidos, como o Lobo Mau, na história considerado um supercraque da bola, e a Cinderela, que não dispensa as suas chuteiras de cristal durante a partida. O autor amplia as possibilidades do faz de conta ao incluir personagens de obras literárias clássicas (Peter Pan, Os três mosqueteiros) e, mais legal ainda, do rico e nem sempre valorizado folclore brasileiro (claro que tem Saci Pererê e Mula sem Cabeça).

A própria explicação sobre a origem do futebol se inspira em lendas sobre a criação do mundo, presentes em mitologias de todas as civilizações. E o que dizer das características dos países participantes da Copa? Uma mistura engraçada de imaginários diversos, com lugares que cismam em ficar invisíveis, viajam nas férias ou vivem cheios de buracos porque seus habitantes vivem cavando a terra em busca de tesouros. E não posso esquecer a participação muito especial da tagarela e carismática boneca Emília, diretamente do Sítio do Picapau Amarelo". Helena Gomes, escritora e jornalista, no "Posfácio: o faz de conta e suas inúmeras possibilidades".




em são paulo
satori, de horácio costa







bloomsday no estúdio lâmina
curadoria de vanderley mendonça
e luciano corta-ruas

15 de junho, de 23 h às 5 h, no Estúdio Lâmina: Av. São João, 108:
uma viagem ao centro da noite: o que Molly Bloom não contou?




poética da existência,
de geraldo lavigne de lemos







olhares delas
mulheres na fotografia


Olhares Delas é um coletivo criado para dar voz e enaltecer mulheres na fotografia. No Museu da Imagem e do Som, dia 15 de junho, Olhares Delas — mulheres na fotografia será um grande evento gratuito, das 14 h às 22 h, com palestras, talks, pocket shows e feirinha de marcas de produtoras locais. Convidamos todos para participar desse encontro, que tem como objetivo dar força, unir, apresentar e incentivar mulheres artistas. O evento será dividido em quatro painéis, no auditório, abordando temas como: visibilidade das mulheres na fotografia, machismo, assédio, processos de criação, local de fala, a importância da representatividade da mulher real na fotografia e muito mais.




em belém
círculo onanístico de leitura,
com anna suav e carol saint's 


13 de junho, às 19 h, na Figueredo: Av. Gentil Bittencourt, 449

O Círculo Onanístico de Leitura este mês está de cara nova. Com o intuito de aproximar o evento com outras formas de texto, leitura e escuta, decidimos fazer diferente e trazer um pouco da poesia urbana para nosso palco. Nesse sentido, convidamos duas mulheres MCs que são destaque na cena do Rap e Hip Hop: Anna Suav e Carol Saint's. Na ocasião, as convidadas irão recitar suas rimas, conversar sobre temas como feminismo, resistência, periferia, além de pocket show. Lembrando que o Círculo Onanístico de Leitura é um evento GRATUITO.




em curitiba
os jardins da terra,
de lia finn







em belo horizonte
tudo o que resta é tudo o que
eu escondi, de geanneti tavares salomon


15 de junho, às 11 h, Na cAsA – Obras Sobre Papel: Av. Brasil, 75 - Santa Efigênia




recital junino:
tributo a ariano suassuna