17 de set. de 2018

em são paulo
a cidade das dobraduras,
de tereza yamashita


No dia 23 de setembro (primeiro dia da primavera), venham conhecer Sofia, uma cidade imaginária esperta e necessária. Ela fica no deserto (em qual deserto ninguém sabe), distante de todas as guerras e prejuízos, mais perto do coração-criança da poesia. É em Sofia, a cidade das dobraduras inventada pela Tereza Yamashita, que os imigrantes e refugiados da esperança se encontram.

Além dos autógrafos, Tereza Yamashita fará um workshop para ensinar como se dobra o Tsuru Que Bate Asas, das 15 h às 16 h.

A cidade das dobraduras fala de um lugar que acolhe pessoas do mundo todo! Essa história sobre origami, ecologia e sustentabilidade é uma homenagem poética ao maravilhoso livro As cidades invisíveis, do escritor italiano Ítalo Calvino.

Pra quem não mora em São Paulo, o livro já está em pré-venda no site das Edições Barbatana: clique aqui para comprar.




a viva voz:
ciclo maria firmina dos reis







2ª maratona de histórias:
curadoria penélope martins







em joão pessoa
sarau poético,
com andré ricardo aguiar







em floriano, piauí
laboratório de poemas:
renato negrão




O Sesc Floriano recebe entre os dias 17 e 21 de setembro a oficina Laboratório Palavra Imagem, que será ministrada pelo poeta, compositor, artista visual e arte educador Renato Negrão (MG).
  
O oficina acontecerá das 18 h às 21 h, no Auditório do Senac Floriano. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (89) 3515-6202.

O objetivo da oficina é oferecer aos participantes um laboratório destinado à produção de texto poético e um ambiente de compartilhamento de experiências, preservando os caminhos e as propostas individuais. Em sua metodologia Marcelo usa procedimentos experimentais de desbloqueio da escrita, valendo-se de jogos, de investigações e de estratégias para despertar ainda mais a expressividade do participante.

Sobre Renato Negrão (MG)
Renato Negrão nasceu e reside em Belo Horizonte. É poeta, compositor, artista visual e arte educador. Investiga as relações entre palavra, imagem e som e pesquisa o viés pedagógico da criação artística, recebendo por este trabalho o prêmio Itaú Rumos Educação, Cultura e Arte 2008/2010. Ele também ministra cursos e oficinas de escrita criativa. Em 2014 integrou a curadoria do Circuito Literário Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Sobre o Arte da Palavra
O Arte da Palavra: Rede Sesc de Leituras busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência dos discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.




no rio de janeiro
antonio dias:
o ilusionista