17 de dez. de 2015

em são paulo
landscapes: carlito azevedo,
natalia barros, fabiano calixto & músicos


casa do núcleo | r. padre cerda, 25 | alto de pinheiros





para fugir dos vivos,
de eltânia andré








eles não moram mais aqui,
de ronaldo cagiano








desconhecer,
de ricardo lima








em belo horizonte
fala fa.vela



Uma noite de troca de experiências e de conhecimento, para estimular o espírito empreendedor dos moradores de comunidades de baixa renda. O FALA FA.VELA é um momento para conhecer as histórias de vida (e de sucesso) que ecoam nos becos, a trajetória e as conquistas de pessoas que transformaram o desafio da exclusão social em oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Nesta edição, fechando o ano de atividades, o FA.VELA traz quatro super-histórias de empreendedorismo, ativismo e resistência. E, de quebra, apresenta os empreendedores que estão sendo apoiados pelo seu projeto PIPA.

Programação
19h Abertura
Retrospectiva FA.VELA 2015
Agenda 2016
PIPA: mais histórias empreendedoras de sucesso para o
20h Convidados
Débora Porto: Sheruba Goferay Trança e Penteado Afro, música e ativismo negro
Samuca LAVA CAR: de flanelinha a empresário de sucesso no ramo da lavagem ecológica
Dona Lurdinha: uma das primeiras cabeleireiras do Morro do Papagaio, quase 30 anos de história com os cabelos do Morro
Bárbara Ribeiro: cantora, co-fundadora do Bloco Seu Vizinho, que ensina percussão a crianças da Vila Marçola, do aglomerado da Serra.
22h30 Fim

SOBE O MORRO!
ENTRADA GRATUITA | INGRESSOS LIMITADOS
Rua São Tomás de Aquino, 487 - Morro do Papagaio





no rio de janeiro
programação especial de férias:
estação das letras


Estação das Letras abre comemorações pelo aniversário de
20 anos com programação especial de férias

Escritores premiados e ícones do mercado editorial passam pela casa em janeiro e fevereiro e reforçam a
importância desse espaço no cenário carioca

A Estação das Letras celebra duas décadas de vida em 2016. Para dar início às comemorações pelo aniversário, a programação de férias está recheada de temas e professores com foco em mercado editorial e gêneros literários. O escritor Marcelino Freire, por exemplo, sai de Pernambuco para falar de minicontos em uma oficina sobre o tema, cujo objetivo é ensinar como se "enxugar" um texto, compor uma ideia, escrever um conto.

Entre as possibilidades está também a Carpintaria Literária sobre ficção e técnicas personalizadas de trabalho, conduzida pelos escritores Sérgio Sant'Anna, Nélida Piñon e Ana Maria Machado, que vão falar sobre a concepção dos seus textos, quais elementos se tornam importantes para que tenham eficácia e conquistem os leitores, sobre estilo próprio, linguagem, vocabulário, e preocupações reais ou imaginárias.

Por meio de relatos de Clarice Lispector, e num curso sobre a vida e a obra dela, o crítico literário José Castello quer ajudar a expandir a visão do mundo, e a forma como lidar com ele — e com nós mesmos — com mais liberdade.

Quando o assunto é mercado editorial, os cursos de férias da Estação das Letras reúnem, entre os meses de janeiro e fevereiro, profissionais gabaritados do Rio de Janeiro e São Paulo para dar dicas sobre como sobreviver e prosperar na área: Julio Silveira, editor, curador, palestrante e autor, fundador da  Casa da Palavra está entre os destaques e dá noções sobre o ambiente da literatura digital e as ferramentas e estratégias para o autor produzir, publicar, vender e divulgar seus livros digitais — sem custos, sem editora.

Uma parte das aulas acontece na sede da Estação das Letras [Rua Marquês de Abrantes, 177 - Lojas 107 e 108 - Flamengo] e a outra, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, graças a uma parceria firmada entre as duas casas em 2015.

INSCRIÇÕES ABERTAS
Clique aqui e confira a programação de férias.