10 de dez. de 2019

no rio de janeiro
o que falar quer dizer:
encontro, conversa e poesia sobre hiv/aids,
com ramon nunes mello & cia.


A Bazar do Tempo tem compromisso com o debate contemporâneo e convida para evento em torno da campanha criada pela ONU em 1981, em prol da conscientização e da prevenção do vírus HIV, o Dezembro Vermelho.

19 h > CONVERSA > O que falar quer dizer: poesia, cinema e história sobre hiv/aids, com Emília Silveira (cineasta), Eduardo Jardim (escritor), Marcia Rachid (infectologista e ativista do Grupo Pela Vida RJ) e Jean Vinicius (educador e ativista). Mediação: Ramon Nunes Mello;

20h30 > AUTÓGRAFOS dos livros Tente entender o que tento dizer (Org. Ramon Nunes Mello) e A doença e o tempo, aids, uma história de todos nós (Eduardo Jardim) + SARAU DE POESIA, com Letrux + microfone aberto aos poetas.




lançamento mulherio: desastrada
e outros contos breves, de cassiana lima
cardoso e instruções para o poeta zen,
de monica hortegas


Sexta-feira 13, Lua Cheia, dia do lançamento de dois volumes da coleção de "bolsa" do Mulherio das Letras. As autoras de Desastrada e de Instruções para o poeta Zen, Cassiana Lima Cardoso e Mônica Hortegas, respectivamente, estarão no Largo das Letras, para um bate-papo com a mediação da pesquisadora Anna Faedrich.  Haverá, ainda, leitura de poemas e contos da Coleção. Presença da ilustradora Márcia Quintela.




em joão pessoa
sarau selváticas, 6ª edição


O Sarau Selváticas realizará a sua VI edição no dia 13/12, às 19 h, no San Junipero: Praça Dom Adauto, 35. Participam do corpo desta edição Jeovânia Porventura lançando o seu livro Quem abriu a boca da pedra?, e as poetas Déa Paulino, Isabela Ribeiro, Jana Galli, Larissa Mendes, Lua Lacerda, Luciana de Sousa, Roberta Pereira, Wbliene Nascimento e Mariah Colpo apresentando uma performance autoral sobre liberdade, morte e turvação de sentidos. A Editora Triluna, organizada por Aline Cardoso, será apresentada no início do evento. Ao final do Sarau, a Coletiva Empoderi abrirá uma roda de diálogo sobre o assédio e a perseguição acadêmica nas instituições de ensino superior. Durante todo o evento a Urtiga Arte estará presente com a venda de ilustrações e artigos de papelaria artesanal criados pela artista visual Vanessa Cardoso.




em belo horizonte
a menina chinesa,
de anelito de oliveira


A Páginas Editora, que tem à frente a notável escritora e jornalista mineira Leida Reis, lançará uma nova coletânea de textos ficcionais de Anelito de Oliveira, no próximo dia 14. A menina chinesa é um conjunto de relatos, no sentido borgiano, que fundem realidade e imaginação, vivência e fantasia, na busca de uma representação profunda, intestina, da vida social brasileira pós-1989 e pré-2019. São textos que tratam de opressão, de intolerância, de racismo, de violência, de loucura, de solidão, mas, também, da própria literatura enquanto dispositivo de enfrentamento radical do Fascismo. A menina chinesa é dedicado, especialmente, ao artista plástico e músico Júlio de Oliveira, grande amigo do escritor, legenda da luta antirracismo, que está desaparecido há quase dois anos, uma vítima da intolerância, do preconceito, da desumanidade com que negr@s são tratad@s.