16 de out. de 2019


em belo horizonte
os olhos de diadorim
e outros ensaios, de
wander melo miranda


19 de outubro, de 11 h às 14 h, na Quixote — Livraria, Editora e Café:
Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi.

A Cepe tem a honra de convidar para o lançamento do livro Os olhos de Diadorim e outros ensaios, de Wander Melo Miranda.

Roberto Bolaño, Silviano Santiago, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade. Esses são alguns dos objetos de estudo de Wander Melo Miranda, uma das vozes mais potentes da crítica literária brasileira.

Nas análises de Os olhos de Diadorim, Miranda não apenas investiga questões importantes de alguns dos nossos grandes autores contemporâneos, como também aponta por que certas obras continuam contemporâneas.




no rio de janeiro
operação meleca mutante,
de angélica lopes e junião [ilustração]



A Escrita Fina Edições lança Operação Meleca Mutante escrito por Angélica Lopes,
com ilustrações de Junião

Você vai falar mil vezes "eca!"
Atenção: este livro contém cenas fortes de uma meleca gosmenta, divertida e muuuuito tagarela!

Lançamento no dia 19/10 (sábado), das 15 às 18 horas, na Livraria Blooks, em Botafogo

À primeira vista, a meleca Mirtes pode parecer nojenta e repugnante. Mas depois de conhecê-la, você vai notar que ela é muito carismática e elástica! Ela adora rodopiar no ar e faz de tudo para atrair os olhares. E isso seria ótimo se o rapazinho que a criou não tivesse pavor de pagar mico na frente dos colegas.

Ficou curioso(a), não? Operação Meleca Mutante, da escritora Angélica Lopes, traz uma história que vai grudar em você. Tem mistério, humor, ciência e até um jovem rapaz apaixonado pela menina mais perfeitinha da turma. E as ilustrações de Junião vão transportar ainda mais o leitor para dentro dessa divertida e melecada aventura. O quão longe Mirtes pode se esticar? Será que ela tem rostinho de protagonista de novela?

Neste novo livro da Escrita Fina Edições, você vai conhecer Miguel, um garoto de 12 anos (e 2 meses) que acabou espirrando uma meleca mutante, chamada Mirtes, que quer aparecer o tempo todo e adora fazer acrobacias por aí. Essa nova inquilina — que teima em morar no nariz do garoto — vai atrapalhar muito a sua vida na escola.

Com a participação do colega Cabeça e do professor Eustáquio, essa história acaba virando uma ficção científica. Afinal, Mirtes é produto de uma experiência genética! Tudo se enrola cada vez mais depois que esses amigos descobrem que até a tal menina mais perfeitinha da sala também tem um "meleco" morando em seu nariz. Onde isso tudo irá parar?

É um livro gosmento, mas com muito humor, para crianças e jovens que gostam de ciência e confusão. Esta leitura vai provocar risadas e muitos "urghs!", "arghs" e "ecas!".

Trecho
"À minha volta, os alunos se dividiam entre os que riam da minha cara e os que não podiam olhar para minha cara. Baixei o rosto para entender o que estava acontecendo e vi Mirtes pela primeira vez. Mirtes, minha meleca mutante. Verde e gosmenta, pendurada no meu nariz, se balançando de um lado para outro e feliz da vida por estar fazendo o que mais gostava: se exibir para uma plateia".

Autores
Escritora: Angélica Lopes é roteirista de TV e cinema, autora de peças de teatro, escreveu 16 livros, infantis e juvenis, publicados por diversas editoras. Pela Escrita Fina Edições, lançou O dicionário de criancês, também em parceira com Junião, Coração de bicho e A coitadinha.

Ilustrador: Antônio Carlos de Paula Junior (Junião) fez faculdade de Educação Artística na Unesp, de Bauru (SP), e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Ilustra livros para crianças e adolescentes, charges e ilustrações para os maiores jornais, revistas e sites do país e também para aplicativos. Vencedor de prêmios como o Vladimir Herzog, sobre Direitos Humanos, e o concurso de cartuns sobre Aids, do Ministério da Saúde.

Lançamento no dia 19/10 (sábado)
Horário: das 15 às 18 horas
Local: Livraria Blooks (Espaço Itaú de Cinema): Praia de Botafogo, 316.
Tel.: (21) 2237-7974

Título: Operação Meleca Mutante
Escrita Fina Edições – Grupo Editorial Zit
Escritora: Angélica Lopes
Ilustrador: Junião
Páginas: 88
ISBN: 978-85-5909-021-5
Preço: R$ 29,90
Dimensões: 15,5x 22,5cm

Assessoria de imprensa Grupo Editorial ZIT
Nanda Dias e Nani Santoro
nandadias15@uol.com.br | (21) 99764-0655
nanisantoro@gmail.com | (21) 99855-1939 (somente WhatsApp)




feira literária de infantojuvenis:
o cheiro da saudade,
de luís pimentel


Editoras independentes comemoram Mês das Crianças e dos Professores
com Feira Literária de Infantojuvenis

Evento acontece dia 19 de outubro, na Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, das 10 h às 20 h

Reunir crianças, pais e professores numa feira literária recheada de atividades gostosas e livros sendo lançados e histórias contadas. Tem jeito melhor de comemorar o mês das crianças e dos mestres? A Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, abre suas portas em 19 de outubro, com entrada gratuita, a partir das 10 h, para muita diversão e troca de conhecimento na Feira Literária da Urca. Quem passar pela Lago, vai ter também a chance de levar para casa publicações, com desconto, de editoras independentes que têm em comum o cuidado com os livros que colocam no mercado para a família.

— A ideia desta Feira Literária surgiu do encontro que tivemos durante o LER Salão Carioca, no ano passado. Um desejo de nos unirmos em torno do que nos aproxima: a literatura infantojuvenil. Outubro é um mês perfeito para celebrarmos — explica Helena Lima, fundadora da Editora Lago de Histórias e da casa homônima, que sediará esta primeira edição da Feira.

Já confirmaram presença nesta empreitada a editora Quase Oito e o APP de leitura infantil Bamboleio. O público vai encontrar, além de contação de histórias, saraus e conversas literárias de hora em hora, sempre no terraço da Casa, com vista para Pedra da Urca.

Outra novidade ficará por conta do lançamento de O cheiro da saudade (Editora Lago de Histórias), do escritor Luís Pimentel. O livro traz ilustrações de Camila Carrossine, que virá de São Paulo para a sessão de autógrafos, e fala, entre palavras sentidas e imagens, de amor explícito. A história aborda a dor inerente à vida e que aparece sem poupar nem mesmo as crianças. Pimentel defende a verdade, ainda que dura, como fortalecimento. Bianca Lopes interpretará essa história emocionante, com uma contação especial.

Senhora Incerteza (Bamboleio), de Padmini, além de Isidoro e os Barcos (Editora Quase Oito), de Lorena Richter, estarão entre as obras trabalhadas com atividades na Feira. Estarão presentes também vários autores independentes.

Haverá ainda esquetes promovidas por um grupo teatral e encenadas por crianças; uma apresentação da Companhia de Teatro de Bonecos; Luisa Benevides falará sobre a relação entre mãe e filho a partir do seu livro artesanal Azul de um minuto; e Helena Lima presenteará o público com a contação de histórias do seu Bia sem pressa, uma oportunidade de refletir sobre tempo e prioridades diante do cenário desafiador da maternidade e das importâncias da infância.

Serviço
Feira Literária
19 de outubro, sábado
10h às 20h
Casa Cultural Lago de Histórias – R. Marechal Cantuária, 18, Urca.




em curitiba
oficina de criação poética,
com luci collin







em são paulo
mulheres atrás das câmeras:
as cineastas brasileiras de
1930 a 2018 [org. luiza lusvarghi e
camila vieira dos santos]


As cineastas que moldaram o nosso audiovisual, das pioneiras aos dias de hoje

Mulheres atrás das câmeras celebra a obra das realizadoras brasileiras
ao longo de quase 100 anos de produção

Editado em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres.

Os 27 textos estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Vamos desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui filmografias das realizadoras perfiladas e o Pequeno dicionário das cineastas brasileiras com mais de 250 verbetes.

O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em particular, mulheres negras) para ascender à qualidade de diretoras na indústria cinematográfica. Nos artigos, acompanhamos a jornada das artistas que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições, passando também pelas principais questões temáticas, técnicas e estéticas de suas obras.

Sobre as organizadoras
Luiza Lusvarghi é jornalista, pesquisadora de cinema e audiovisual e professora. Autora de Cinema nacional e World Cinema (2010), O crime como gênero na ficção audiovisual da América Latina (2018), assina o blog Femme Fatale. É vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Cinema da Intercom, integrante do Coletivo Elviras de Críticas de Cinema e foi diretora da Abraccine entre 2015 e 2019.

Camila Vieira da Silva é jornalista, crítica e curadora de cinema. Integrou a curadoria de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes, em 2018 e 2019. Participa do podcast Feito por Elas, com ênfase em filmes dirigidos por mulheres. Escreve atualmente nas revistas eletrônicas Sobrecinema e Multiplot. É integrante da Abraccine e da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine).

Evento de lançamento    
Marcando o lançamento do livro, mulheres da indústria cinematográfica brasileira se juntarão para conversar sobre dificuldades e possibilidades de fazer cinema no Brasil, olhando também as trajetórias daquelas que as antecederam. A roda de conversa — formato comum no movimento feminista, um pouco mais informal e que busca estimular a participação do público — faz parte da programação oficial da 43ª Mostra Internacional de Cinema de SP. O evento acontece na quarta-feira, dia 23/10, das 19 h às 22 h, na Livraria Blooks do Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 3º piso). A roda de conversa terá início às 19h30.
As convidadas que integrarão a mesa são Debora Ivanov (diretora da Ancine até outubro, produtora de cinema), Karla Bessa (pesquisadora da Unicamp, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu), Lilian Solá Santiago (cineasta, doutoranda pela ECA-USP e pesquisadora do LabArteMídia desta faculdade) e Tata Amaral (cineasta, integrante do Coletivo Vermelha de cineastas e roteiristas mulheres). A mesa terá mediação de Luiza Lusvarghi, organizadora do livro.

Serviço
Lançamento e roda de conversa: Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018
Data: Quarta-feira, 23/10/2019, 19 h às 22 h
Local: Livraria Blooks – Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 3º piso)
Lançamento de Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018 e conversa com Debora Ivanov, Karla Bessa, Lilian Solá Santiago e Tata Amaral, com mediação de Luiza Lusvarghi.
A conversa é aberta e faz parte da programação oficial da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Título: Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018
Organizadoras: Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva
Formato: 16 x 23 cm / 368 páginas
ISBN: 978-85-7448-308-5
Evento de lançamento: 23/10/2019, das 19 h às 22 h. Livraria Blooks/Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 - 3º piso). O evento acontece no âmbito da 43ª Mostra Internacional de Cinema SP.
Preço: R$ 64,00

Contatos