13 de jun. de 2018

em belo horizonte
o município de tormenta,
de sérgio fantini







o riso e a razão de ser:
palestra sobre a obra de luís giffoni,
por caio junqueira maciel







imersão grande sertão


19 de junho a 24 de junho | Sesc Palladium: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Não deixa de ser uma ironia que uma das regiões mais conhecidas de Minas por meio da literatura seja praticamente desconhecida dos próprios mineiros.

Por isso é necessário promover a conscientização das pessoas, para que elas se deem conta da importância real e simbólica do sertão de Minas Gerais para formação da identidade mineira e brasileira.

Das tradições orais às manifestações simbólicas da cultura popular, das festas e grupos culturais chegando à culinária, ao artesanato, ao modo de falar; dos parques e unidades de conservação, incluindo a fauna e flora do cerrado às bacias hidrográficas, precisamos entender a dimensão disso tudo, sob risco de não haver perspectivas de futuro.

Pretendemos com essa imersão chamar atenção para estes aspectos, num apelo à preservação da paisagem geográfica e do modo de vida de uma determinada região que inspirou o livro mais importante da literatura escrito em língua portuguesa no século 20, além de uma reflexão sobre as diversas formas de lidar com nossas diferenças, com nossas contradições, com essas distâncias que nos afastam e nos fascinam. Esperamos que inspire outras pessoas a ler o Grande Sertão: Veredas e a conhecer o nosso sertão-cerrado. Garanto que alguma coisa ainda encontra!

[Essa imersão integra o eixo curatorial dedicado à Língua Portuguesa, em programação promovida pelo Sesc Palladium]




em são bernardo do campo
maria são nossos nomes,
de paulo ribeiro neto


A Editora Fractal e a Câmara de Cultura Antonino Assumpção convidam para o lançamento do livro Maria são nossos nomes (contos), de Paulo Ribeiro Neto. O evento, gratuito, será realizado no dia 16 de junho (sábado), a partir das 16h30, na Câmara de Cultura Antonino Assumpção: Rua Marechal Deodoro, 1325 – Centro. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (formas de pagamento: dinheiro e cartões de débito e crédito). Pré-venda: especialmente para leitores de qualquer cidade do país, que queiram receber o exemplar autografado, após o evento de lançamento.

Click aqui para ler alguns contos e/ou comprar.





em são paulo
31º bloomsday