19 de mai. de 2015

em belo horizonte
sarau do memorial,
com adri aleixo e joão gabriel furbino


participação especial : ricardo aleixo
curadoria: wagner merije





em são paulo
oficina de criação de texto com base na
cidade de são paulo, por anderson borges costa


©cândido oliveira | rua direita | 1920


Público-alvo: Professores em geral e demais interessados

Objetivo: inspirado no romance Rua Direita, o curso tem como objetivo desenvolver uma oficina de criação de textos a partir de uma reflexão sobre a cidade de São Paulo, sua arquitetura e sua história. Os participantes exercitarão a escrita de textos por meio de reflexões e críticas inspiradas na capital paulista.

Conteúdo: apresentação, em uma conversa, desenvolvida de forma interativa com os participantes, dos seguintes tópicos: o processo de criação literária; a página/tela em branco; a origem da ficção; ficção: um pacto com o leitor, a suspensão da descrença; o paradoxo da ficção; (a partir daqui, utilizando o romance
Rua Direita) o centro de São Paulo — a rua Direita; a antropofagia cultural; a tradução da arquitetura da
cidade de São Paulo em linguagem literária.

Professor: Anderson Borges Costa
Formado e pós-graduado em letras (português, inglês e alemão); coordenador do departamento de português; professor de português, literatura brasileira e inglês; crítico literário e resenhista de livros para várias revistas de arte e literatura, como a Germina, onde assina a coluna "Adrenalina nas entrelinhas".

Período: 10 de junho, das 19 h às 22 h
Carga horária: 3 horas
Número de vagas: 30
Preço: sindicalizados - R$ 33.00 | não sindicalizados - R$ 66.00
Mais informações, clique aqui.





no rio de janeiro
cursos do mês de junho
na estação das letras



A diretora editorial da Babilonia Cultura Editorial, Michelle Strzoda, e o doutor em História Social Sergio Câmara estarão na Estação das Letras, em junho, para conduzir cursos sobre produção editorial focada em nichos [O Livro Passo a Passo: do Prelo à Livraria] e sobre o centenário de Kafka [Kafka: 100 Anos de Metamorfose na Literatura].

"O diferencial dos cursos na Estação das Letras é que todos eles buscam a profissionalização. As oficinas treinam o criador para realizar uma intervenção objetiva através de seus textos, sua produção. Assim com o curso de/sobre mercado editorial, criação de romances, contos etc. Temos uma equipe de professores comprometida com a eficácia e com resultados compensadores para alunos e mestres" , exemplifica Suzana Vargas, fundadora e coordenadora da Casa há 19 anos.


As aulas acontecem na Marquês de Abrantes, 177 - Flamengo. Informações e inscrições (abertas) aqui: www.estacaodasletras.com.br.