27 de abr. de 2015

em belo horizonte
terças poéticas:
luiz edmundo alves e rosane freire








em são paulo
texto,
de lucas paolo








as cantatas de bach e o texto bíblico,
por claudia sibylle dornbusch








correspondências (ou não):
poemas simbolistas e tradução
comparada, por eliane fittipaldi








no rio de janeiro
terças culturais:
cristina da costa pereira




Terças Culturais apresenta  bate-papo com a escritora Cristina da Costa Pereira, autora de Histórias de Flamenco e outras cenas ciganas (Editora Tinta Negra) na Casa da Leitura, no dia 28/04, às 19 horas, com entrada franca.

O livro Histórias de Flamenco e outras cenas ciganas reúne em sua primeira parte, poemas, contos, histórias e lendas, em língua romani. Na segunda parte,  a autora Cristina da Costa Pereira,  apresenta recortes de notícias de jornais, como parte integrante da narrativa.

Cristina desenvolverá o tema num instigante bate-papo, no dia 28 de abril,  na Casa da Leitura em Laranjeiras. O evento contará ainda  com a  participação especial do Roda Romani Trio e com  cenas do documentário Latcho Drom, do cineasta cigano Tony Gatlif.

"Todas as minorias são diversas, mas algumas são ainda mais diversas do que as outras. Todas são discriminadas; algumas, mais ainda. Nesta condição encontram-se os ciganos, mesmo nos dias de hoje, considerados, por muitos,'os últimos párias da terra’". As palavras são da escritora Cristina da Costa Pereira, uma das mais atuantes pesquisadoras da temática cigana no Brasil. Primeira mulher a estudar o tema no país, autora de diversos livros e artigos sobre o universo cigano, ela decidiu usar sua vasta experiência para tecer uma obra original e sensível, que mistura ficção, poesia, ensaísmo e a reprodução de notícias de jornal para compor um retrato abrangente do estilo de vida dos zíngaros.

Um pouco  mais  sobre a   autora
A carioca Cristina da Costa Pereira é escritora, redatora, revisora, poetisa e professora. Publicou seu primeiro livro, Povo cigano, em 1986 e, atualmente, é autora de treze livros, sendo sete referentes à etnia cigana. Foi finalista do Prêmio Jabuti (2000), Categoria Religião, com o livro A inspiração espiritual na criação artística. Em 2006, recebeu o prêmio Mérito Cultural da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ). No Brasil, foi a primeira mulher a pesquisar sobre a temática cigana e a publicar livros sobre o assunto.

Serviço
Terças Culturais com a autora Cristina da Costa Pereira
Data: 28 de abril (terça-feira) 
Horário: 19 h   
Local: Casa da Leitura | Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras
Tel.: (21) 2557-7437 
ENTRADA FRANCA

Assessoria de Imprensa
Nanda Dias - nandadias15@uol.com.br | (21) 2490-5354 | 99764-0655
Nani Santoro - nanisantoro@uol.com.br | (21) 3324-5200 | 99855-1939