3 de dez. de 2014

no rio de janeiro
leituras de natal
frei betto — estação das letras




A Estação das Letras promove Leituras de Natal com Frei Betto para fechar o ano em que comemorou a maioridade. Encontro será gratuito com direito a reflexões, presentes e confraternização


"(...) Fica decretado que, pelo menos um dia, desligaremos toda a parafernália eletrônica, inclusive o telefone e, recolhidos à solidão, faremos uma viagem ao interior de nosso espírito, lá onde habita Aquele que, distinto de nós, funda a nossa verdadeira identidade. Entregues à meditação, fecharemos os olhos para ver melhor. (...) Fica decretado que as mesas de Natal estarão cobertas de afeto e, dispostos a renascer com o Menino, trataremos de sepultar iras e invejas, amarguras e ambições desmedidas, para que o nosso coração seja acolhedor como a manjedoura de Belém (...)".  Com reflexões que têm o Natal como pano de fundo, o escritor e teólogo Frei Betto aceitou o convite da Estação das Letras e estará na Biblioteca Popular Municipal de Botafogo para leitura gratuita de textos, no dia 13 dezembro, a partir das 15h30.

O encontro retoma a tradição natalina da Estação das Letras e tem o objetivo de reunir os alunos e amigos da instituição e promover trocas e reflexões características desta época do ano.  Os participantes devem levar um livro novo ou usado embrulhado para presente, que serão sorteados e trocados numa confraternização ao final.

Nascida para concretizar um sonho pessoal de sua criadora, a poeta e mestre em teoria literária Suzana Vargas, e de um grupo de escritores, entre eles Flávio Moreira da Costa, Victor Giudice, Sérgio Sant'anna e Antônio Torres, a Estação das Letras www.estacaodasletras.com.br — completou a maioridade em 2014: são 18 anos como reduto da literatura nacional no meio do caminho entre o Centro e a Zona Sul do Rio de Janeiro e uma bagagem de mais de 15 mil alunos em sua trajetória.

A grade de aulas, cuidada pessoalmente por Suzana Vargas nesses 18 anos, disponibiliza cursos regulares, que duram até quatro meses, oferecidos nas modalidades Introdução e Avançado, e cursos mais rápidos de um ou dois meses, workshops, ciclos de palestras, além de aulas rápidas aos sábados.

Dessa história merece reverência ainda o serviço fixo de análise de originais, criado há uma década, atendendo a autores de todas as regiões do país.

Para empresas, há cursos direcionados aos funcionários, com o objetivo de treinar a escrita adequada e estimular as capacidades criativa e interativa dos funcionários, bem como ampliar os conhecimentos culturais dos mesmos. A LiterÁrea, livraria da Estação, é um polo a parte para reuniões, lançamentos, confraternizações e, claro, venda de obras escolhidas com muito cuidado.

Serviço
Leituras de Natal com Frei Betto
Dia: Sábado, 13 de dezembro
Endereço: Biblioteca Popular Municipal de Botafogo (Rua Farani, 53)

Horário: 15h30