4 de fev. de 2020


em são paulo
f a n f i c,
de braulio tavares


A Editora Patuá convida todos para o lançamento do livro Fanfic (contos), de Braulio Tavares. O evento, gratuito, será realizado no dia 7 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 19 h, no Canto Madalena: Rua Medeiros de Albuquerque, 471 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




roda de leitura,
com josoaldo lima rêgo,
dyl pires e reuben







em são luís
controle do corpo da mulher e feminicídio,
com lindevania martins & cia.







em salvador
mestre bimba: o sonho de salomão,
de joão paulo de araújo (joão pitoco)


Mestre Bimba: O sonho de Salomão, de João Paulo de Araújo (João Pitoco), terá lançamento nacional em Salvador (Bahia) no próximo dia 11 de fevereiro. A obra da Arribaçã Editora será lançada na Associação de Capoeira Mestre Bimba (Rua das Laranjeiras, Pelourinho) às 18 horas.

A obra apresenta uma visão ampla sobre Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, capoeirista do século passado, cuja influência continua visível em milhares de pessoas praticando capoeira hoje em dia. O livro aborda diversos casos e feitos do Mestre Bimba perante a vida dele utilizando uma grande quantidade de fontes, seja arquivos, depoimentos e obras dos próprios discípulos dele ou outras fontes das imprensas nacionais e internacionais (alguns inéditos!). Mestre Bimba foi um mestre de capoeira bastante gravado e fotografado, também por diversos estrangeiros passando pelo Brasil, que ficaram fascinados pelo seu empenho, carisma e capacidade.

Segundo o contramestre Rouxinol, no prefácio, o livro "oferece uma viagem cronológica através de dezenas de fontes mostrando Mestre Bimba e os seus alunos criando história e serve como uma valiosa adição no panteão de conhecimento sobre a capoeiragem".

Com selo da Arribaçã Editora, a obra, com 526 páginas, tem prefácio do Contramestre Rouxinol (Jeroen Verheul), capa de Leonardo Guedes, programação visual de Fábio Oliveira e impressão da gráfica Ideal.

João Paulo de Araújo Pereira (João Pitoco) nasceu no dia 31 de dezembro de 1984 em João Pessoa/PB. Seu primeiro contato com capoeira foi na infância, no bairro de Mangabeira, onde passava os finais de semana e as férias com o pai. Via as rodas da Escola de Capoeira Afro-nagô nas praças, e depois ia brincar de capoeira com os amigos. A primeira vez que teve aula propriamente dita foi em sua escola IPEI, onde era bolsista. Depois de ficar um pouco mais velho, começou a treinar com o Mestre Guiné (Marcelo Sousa). Logo em seguida, passa a treinar diretamente com o Mestre Zunga, por volta do ano 2002, onde permaneceu até 2018. Também aprendeu muito com o atualmente Mestre Maromba, e seu amigo Lucinaldo Lampião (in memoriam), ambos do Afro-nagô. Sua primeira graduação foi em 2005, e em 2015 foi consagrado professor de Capoeira pelo Mestre Zunga.




em madri
tertulia de encuentro con autor:
virna teixeira