2 de mai. de 2019


em são paulo
publicação independente de mulheres:
respeita & mamoeira


3 de maio, às 19 h, na Tapera Taperá: Av. São Luis, 187 –
2º andar - loja 29 - Galeria Metrópole

Respeita e Coletiva Mamoeira convidam para uma conversa sobre publicação independente de mulheres, na Tapera Taperá, na sexta-feira, 3 de maio. Aproveitando o lançamento da primeira zine do Movimento Respeita, São nossas as notícias que daremos, na Desvairada, os dois coletivos viram uma oportunidade de articular uma conversa pública sobre publicações independentes e núcleos feministas que trabalham com a palavra.

A proposta da roda de conversa é inaugurar um debate entre respeitas e mamoeiras para pensarmos pontos de interseção entre os trabalhos e discutir formas práticas de ação, estratégias de desmonte da estrutura mercadológica que se organiza por uma série de opressões, mas que muitas das mulheres que trabalham com poesia precisam, eventualmente, se submeter.

Mais sobre o Movimento Respeita
Somos uma coalizão de poetas articulada a partir de um episódio de denúncia de estupro num conhecido evento de poesia do RJ. Isso abriu uma discussão sobre o lugar das mulheres que trabalham com poesia, como nos posicionarmos, como nos protegermos, etc. Somos quase 80 mulheres debatendo agendas e ações em um grupo online e buscamos criar núcleos nas diferentes cidades das membras. Deslocamos-nos da cena da denúncia para pensar em outras ações que pudessem efetivamente desestruturar essa mesma forma de produção, que ainda consiste basicamente em homens definindo quem ganha visibilidade e quem não. Nos articular politicamente de modo que não precisemos estar (tão) à mercê desses poucos que ditam quem tem direito a um espaço. Clique aqui e leia o manifesto de criação do coletivo.
Instagram: @movimento_respeita

Mais sobre a Coletiva Mamoeira
Somos uma coletiva de mulheres formada por sete revisoras e duas artistas visuais, e realizamos a preparação e revisão de textos e a elaboração de projetos gráficos, para obras de escritoras independentes de São Paulo. Entendemo-nos como um grupo de mulheres formado na contracorrente das formas comerciais de produção e circulação da literatura, estabelecido pelas grandes editoras. Tivemos um projeto aprovado no edital VAI 1 2018, nele trabalhamos com as obras de escritoras independentes de diversas regiões de São Paulo, e como finalização do projeto, promovemos, em parceria com as autoras, um ciclo de oficinas ministradas por elas, em aparelhos culturais da cidade, contemplando as cinco regiões da megalópole.
Instagram: @coletivamamoeira




em são joão da boa vista
orides fontela e a poesia contemporânea,
com nathan magalhães & cia.


3 de maio, na biblioteca da UNIFAE, às  20 h, e
4 de maio, de 10 h às 19h30, no Teatro da Estação das Artes




em belo horizonte
bichos + os cágados e phthirus pubis
ou o livro dos chatos,
de ricardo brasileiro


4 de maio, às 11 h, na Quixote — Livraria, Editora e Café:
Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi

Quixote+Do Editoras Associadas trazem um novo lançamento: a caixa Bichos + Os cágados e Phthirus pubis ou o livro dos chatos, do autor mineiro Ricardo Brasileiro. A sessão de autógrafos acontece no próximo dia 4 de maio, na Livraria Quixote, das 11 h às 14 h.

Os livros são ilustrados pelo próprio autor, que também assina um projeto gráfico especial, ao lado da designer Ana Bahia. Sua poesia traz um humor marcante em contraponto ao cenário poético quase sempre sóbrio, por vezes sisudo. Salgado, satírico, livre, Ricardo Brasileiro faz piada com o sujeito e seu mundo.

Na caixa Bichos + Os cágados, que contém dois livros, os notáveis bichos de Brasileiro compõem uma fauna singular. Leitores de todas as idades são convidados a se divertir com a tragédia humana. A mesma ironia está presente em Phthirus pubis ou o livro dos chatos. Resta-nos rir, diz a poesia de Brasileiro.

O autor
Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard, doutor e mestre em Direito pela UFMG, Ricardo Brasileiro, que é professor universitário e procurador do Estado de Minas Gerais, já lançou Ego [2009-2017], pela Editora Miguilim. Nesse livro, ele faz uma incursão pela literatura, pela poesia, pela autoficção e pelas artes visuais.




em porto alegre
feira do livro independente


Em sua primeira edição, a Feira do Livro Independente reúne 65 autores — entre escritores, ilustradores e quadrinistas — de Porto Alegre e outras cidades do estado.

É a sua oportunidade de conhecer mais sobre a literatura independente atual e ainda tirar dúvidas em primeira mão sobre as obras, processos criativos e a biografia de cada autor, além de levar para casa aquele belo livro autografado.

Vai ter:
- bancas exclusivamente de autores
- contação de histórias
- lançamentos de livros
- intérprete de Libras-Português para os visitantes surdos

Feira do Livro Independente
Domingo, 05 de maio*, das 14 h às 19 h
Rua João Telles (entre a Osvaldo Aranha e a Henrique Dias, mais próxima da Henrique Dias), Bom Fim - Porto Alegre

*Se chover, o evento será transferido.