1 de mai. de 2019

em são paulo
alga viva,
de júlia vita


4 de maio, às 16h45, na Biblioteca Mário de Andrade (Desvairada) | às 21h30,
no Clepsidra Fortunato: Rua Fortunato, 117 - Santa Cecília




d e s v a i r a d a
feira de poesia de são paulo



Mais informações: clique aqui.




o sal do leviatã,
de alexandre guarnieri







casa de boneca para elefantes,
de patrícia porto







dia do trabalho:
o que temos a comemorar?,
com césar vilaça, laura alberto,
polyana balducci e pricila gunutzmann







em belo horizonte
1ª feira da vila


04 de maio, de 11 h às 16 h, no Espaço a'mais:
Avenida Brasil, 75 - Santa Efigênia

A 1ª Feira da Vila é dedicada, em especial, aos livros e às editoras independentes, mas incluirá também bancas de artes plásticas, de vestuário e de artesanato. Com o apoio da Cas'a edições e do Espaço a'mais, utilizaremos o jardim aberto em que esses espaços estão alocados. Trata-se de um ambiente bastante agradável, com um pátio interno, habitado por muitas plantas e por boa vizinhança. Sejam bem-vindos!

Expositores
Bazar de livros
Cas'a'screver & Cas'a edições
Camaleoa Brechó
Chilli Gourmet
Evanira Adornos
Rosa De Pedra
Teresa Texto Tecido
O gato dorme
Impressões de Minas Editora
IDU Encadernação Artesanal
Modular Edições
Funil (Relicário Edições, Chão da Feira, Javali, Revista Piseagrama)
Crivo Editorial
Editora Calamares
Lívia Limp Roupas Reinventadas
Páginas Editora
Quintal Edições
Phonte88

+ Comidas e Bebidas




outono + livros =
ocupação literária
[org. marcelo xavier]



COMO AVE DE RAPINA

De repente, é outono. Seria como outro tempo qualquer, não fosse a luz claríssima, grávida do frio que nascerá no inverno. A gravidez traz desejos de vinhos, doses quentes, dias abertos, noites cobertas, amigos, amantes e, livros, muitos livros. Sair à caça deles, leitores famintos que somos, como ave de rapina em busca de alimento — questão de sobrevivência

Voar em silêncio sobre a feira de rua, onde os livros estão reunidos em bando, sob o sol morno de maio. São presas fáceis. Mirar um deles e disparar em mergulho certeiro. Agarrar o escolhido e voar de volta. A refeição será longe dali, no ninho.

No sofá da sala, na cama, aconchegado, cravar os olhos ávidos na fatia delicada de uma história de amor ou na carne dura e crua de guerreiros japoneses; em porções macias de contos árabes ou na carne moída de versos latinos.

4 de maio, das 10 h às 17 h
Em frente à Asa de Papel – Café & Arte
No quarteirão fechado da Piauí, 631
Autores, autógrafos e muita conversa afinada.
Traga sua fome de leitura. Cardápio com todos os sabores. Sirva-se!




no rio de janeiro
musical olé! é sempre tempo de música,
com eduardo dussek & cia.


©márcio rm

Ministério da Cidadania e Olé Consignado apresentam
Olé! É sempre tempo de música

Musical que traz Eduardo Dussek como convidado especial,
revive sucessos que marcaram as décadas de 1960, 70 e 80
No dia 04 de maio, sábado, na Praça Mauá, às 17 h, entrada franca

O musical Olé! É sempre tempo de música, que irá percorrer cinco capitais, chega ao Rio de Janeiro no dia 4 de maio. O espetáculo, gratuito, vai ocupar a Praça Mauá, a partir das 17 horas, fazendo o público reviver sucessos das décadas de 60 a 80.

Nesta primeira edição, o musical faz uma homenagem a Eduardo Dussek, que também vai compor o elenco ao lado de Caffeine Trio, Mylena Jardim (vencedora do The Voice Brasil 2016), Adrianna Moreira, Marcelo Veronez, Marcelo Ricardo e DJ Barulhista. Os hits nacionais e internacionais serão conduzidos pela MG Big Band — que, no musical, assume o sugestivo nome de Orquestra Cabeça de Prata — sob a regência do maestro Marcelo Ramos.

O espetáculo terá músicas dos Beatles, Jovem Guarda, Roberto Carlos, Rita Lee, Tim Maia, Lulu Santos, Jorge Benjor, Raul Seixas, Eduardo Dussek entre outros compositores. O repertório vai passar pelos embalos de sábado à noite, pelo pop rock brasileiro dos anos 80, disco music, clássicos populares, hits dançantes e de rosto colado, além das marchinhas imortais do carnaval.

Sempre gratuitas, as apresentações acontecem em espaços públicos de cinco cidades diferentes — Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte —, e em todos os espaços serão instaladas cadeiras que garantirão o conforto dos espectadores. Segundo as idealizadoras do projeto, Ray Ribeiro e a produtora Pólobh, o objetivo é de provocar no público não só boas memórias, como fazer com que ele participe, cantando e dançando junto.

©rico capucho

O Musical
A orquestra MG Big Band será a base do espetáculo, onde bem-humoradamente, Dussek atua como um observador de todas essas passagens, dialogando com a plateia como se ela se transformasse em sua suposta ouvinte, e entre os comentários o artista apresenta o seu repertório. O Caffeine Trio, que transita entre o clássico e o popular, representa as eternas cantoras do rádio. Mylena Jardim representa as grandes divas. A cantora Adrianna Moreira traz para o espetáculo a experiência em grandes bandas; Marcelo Ricardo participa como vocalista e instrumentista; Marcelo Veronez, ator, cantor e performático, assume o papel de condutor da plateia. O DJ Barulhista, responsável por diversas trilhas sonoras para cinema, teatro e dança, vai criar uma linha de condução em diversos momentos do espetáculo. A MG Big Band tem papel fundamental no clima, muito além da execução dos arranjos musicais do repertório. É importante o desempenho dos naipes de metal, por exemplo, no rigor do posicionamento e em coreografias, realçando os momentos em que seus timbres tomam a frente da apresentação, criando movimentação na cena além da dos atores principais.

Sobre Eduardo Dussek
A homenagem do Olé! É Tempo de Música a Eduardo Dussek tem propósito: artista completo, que passa com maestria pela música, teatro e televisão. Pupilo de Gilberto Gil, iniciou a carreira já com algumas composições gravadas por nomes de peso da MPB, como As Frenéticas (o samba "Vesúvio"), Ney Matogrosso (o fox "Seu tipo") e Maria Alcina (o frevo "Folia no Matagal", dois anos depois regravada por Ney Matogrosso) — todas em parceria com Luís Carlos Góis. Suas letras buscavam aliar sátira e bom humor, característica que o definiu. Em 1980, participou do festival MPB Shell da Rede Globo cantando apenas de cueca a debochada canção "Nostradamus" que não se classificou, mas tornou-se uma das preferidas do público.

O sucesso chegou mesmo em 1982, quando flertou com o ainda incipiente pop-rock, no LP "Cantando no Banheiro!”, com "Barrados no Baile" (com Luiz Carlos Góes), "Cabelos Negros" (Com Luiz Antonio de Cássio) e "Rock da Cachorra" (Léo Jaime). Dois anos depois, notabilizou-se com o LP "Brega-chique", cuja faixa-título, mais conhecida como "Doméstica", fazia uma sátira social, bem no clima do teatro besteirol da época, música destaque no primeiro Rock in Rio, em 1985. Em 1986, lançou "Dussek na sua", com "Aventura" e com "Eu Velejava em Você", uma das mais tocantes músicas da MPB, depois regravada por Zizi Possi. Em 1989, voltou à cena com o musical "Loja de Horrores", em que atuava no papel de dentista. Nos anos 1990, além da função de cantor, interpretou a personagem do Capitão-Mor Gonçalo na novela "Xica da Silva", da extinta Rede Manchete. Atuou como diretor de espetáculos e, no fim da década, voltou a apresentar alguns trabalhos como humorista e cantor, um deles sobre Carmen Miranda.

A Olé Consignado
A iniciativa de patrocinar o projeto Olé! É Sempre Tempo de Música representa o compromisso da Olé Consignado com a sociedade, no exercício da sua responsabilidade social, promovendo a democratização do acesso à cultura para as pessoas em geral. Um projeto com muita sinergia com o jeito de ser da empresa: alegre, vibrante, próximo e acessível.

A Olé Consignado é uma joint venture celebrada em junho de 2014 entre o Santander, com 60% de participação, e o Bonsucesso, com 40%. A instituição iniciou suas atividades com um investimento de R$ 600 milhões. Posicionada como importante player no mercado financeiro, é uma empresa de crédito jovem, porém com a expertise e a solidez de grandes e fortes instituições e que já soma mais de 2 milhões de clientes. Com sede em Belo Horizonte, MG e 39 filiais no Brasil, a Olé entrega soluções em crédito consignado para funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS, que recebem empréstimo e cartão consignados com desconto em folha de pagamento.

Serviço
Rio de Janeiro - 04 de maio – sábado
Olé! É Sempre Tempo de Música
Convidado especial: Eduardo Dussek
Elenco: MG Big Band, Mylena Jardim, Marcelo Veronez, Caffeine Trio, Adriana Moreira, Marcelo Ricardo e Dj Barulhista
Local:  Praça Mauá
Horário: a partir das 17h
Entrada gratuita
Classificação: Livre

Outras cidades
Salvador: 13/04
Goiânia: 27/04
São Paulo: 11/05
Belo Horizonte: 25/05

Ficha Técnica
Idealização: Ray Ribeiro e Pólobh
Roteiro e Direção: Chico de Paula, Kiko Ferreira e Lilian Nunes
Arranjos e regência: Marcelo Ramos
Assessoria de Imprensa Coordenação: Cria Comunicação Integrada - Cristina Sanches (31) 98489 2098 –cristina@criacomunicacao.com.br

Mais informações: Assessoria de Imprensa Rio de Janeiro
Nanda Dias - (21) 99764-0655 | nandadias15@uol.com.br
Nani Santoro - (21) 99855-1939 (número somente WhatsApp) | nanisantoro@gmail.com