3 de abr. de 2019


em são paulo
o ganges represado,
de daniel francoy


Patuscada — Livraria, Bar e Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena
Clique aqui para mais informações.




escritora na biblioteca:
maria valéria rezende


11 de abril, às 19 h, na Biblioteca Mário de Andrade: Rua da Consolação, 94
Clique aqui para mais informações.




migalha, de andré luiz pinto
& desde o medo já é tarde,
de casé lontra marques


6 de abril, às 11 h, na Tapera Taperá: Av. São Luis, 187 - 2º andar - loja 29 - Galeria Metrópole

Tapera e 7Letras convidam para o lançamento dos novos livros de poemas de André Luiz Pinto, Migalha, e Casé Lontra Marques, Desde o medo já é tarde. Os poetas vêm a São Paulo para encontrar as amizades, ler poemas e conversar sobre poesia com Diana Junkes (poeta, crítica literária e professora da UFSCar).

André Luiz Pinto nasceu em Vila Isabel, em 1975, e vive em Teresópolis, também no Rio de Janeiro. Autor de Flor à margem (1999), Primeiro de abril (2004), Ao léu (2007), Terno novo (2012), Mas valia (2016), Nós, os dinossauros (2016) e Migalha (2019).

Casé Lontra Marques nasceu em Volta Redonda/RJ, em 1985, e vive em Vitória/ES. Autor de Mares inacabados (2008), Campo de ampliação (2009), A densidade do céu sobre a demolição (2009), Quando apenas se aproximam os rumores de chuva (2009), Saber o sol do esquecimento (2010), Movo as mãos queimadas sob a água (2011), Indícios do dia (2011), Enquanto perder for habitar com exatidão (2015), O som das coisas se descolando (2017) e Desde o medo já é tarde (2018).




sons e furyas em amor,
de andré sant'anna, vanessa bumagny
e helô ribeiro


06 de abril, às 23 h, no Picles: Rua Cardeal Arcoverde, 1838 - Pinheiros

O espetáculo Sons e Furyas em Amor, concebido pelo escritor André Sant'Anna e pelas cantoras e compositoras Vanessa Bumagny e Helô Ribeiro, combina interpretações musicais de canções de autoria dos próprios artistas com uma releitura da canção "O Divã", de Roberto Carlos. As canções interpretadas recriam ou dialogam de maneira irônica com a leitura performática do livro Amor, realizada por seu próprio autor, o escritor André Sant'Anna. Participam também do projeto os músicos Henrique Alves (baixo), Rogério Bastos (bateria) e Zeca Loureiro (guitarra).

As canções são dramatizadas, conferindo ao espetáculo uma atmosfera teatral. O projeto engloba literatura e teatro no contexto de uma apresentação musical.

O texto que norteia o espetáculo é de natureza poética. Partindo de uma base filosófica niilista, o autor questiona, muitas vezes de maneira irônica, outras vezes de maneira escrachada, muitos dos pilares morais sobre os quais a nossa sociedade se sustenta. O espetáculo é carregado de ironia e humor. Os músicos personificam o próprio espírito do texto e dramatizam suas interpretações.




a poesia de maria firmina reis
na música de socorro lira


Socorro Lira lança Cantos à Beira-Mar, com participação de Fabiana Cozza, Maria Valéria Rezende e Cimara Fróis




vão livre,
de tomas rosenfeld







oficinas de escrita e

tradução literária,
com reynaldo damazio e tatiana faria








em belo horizonte
cidades & corpos,
com pieta poeta & cia.







mia couto e o
grande sertão: veredas



10 de abril, às 20 h, no Sesc Palladium: Av. Augusto de Lima, 420 - Centro

O escritor moçambicano Mia Couto vem ao Sesc Palladium para conversar com o público sobre a obra-prima do grande escritor mineiro Guimarães Rosa.

A obra Grande Sertão: Veredas foi relançada em edição especial pela Companhia das Letras. A capa lindíssima do volume é uma adaptação em bordado, realizado por bordadeiras de São Paulo e Minas Gerais, do avesso do Manto da Apresentação, do artista Bispo do Rosário. O projeto gráfico conta ainda com desenhos originais de Poty Lazzarotto, que ilustrou as primeiras edições do livro.

Além da palestra de Mia, haverá participação especial do Grupo Miguilim, de Cordisburgo.




no rio de janeiro
para que poetas em tempos de
terrorismo?, de alberto pucheu







meu querido vovô romano,
de thais velloso


Lançamento de Meu querido vovô Romano, de Thais Velloso, dia 14 de abril, às 16 h, marca aniversário de dois anos da Lago de Histórias, com atividades para a criançada e avós vivos e eternizados

No dia 14 de abril, a partir das 16 h, a Editora e a Casa Cultural Lago de Históriaswww.lagodehistorias.com.br, na Urca, comemoram dois anos de vida com música, contação de histórias, oficina de papeis de carta e, claro, lançamento de livro novo. Uma história de delicadezas em forma de letra cursiva, que viajava entre Rio de Janeiro e Guarapari, para encurtar distância e para diminuir a saudade que vovô Romano e a neta sentiam um do outro. As cartas que trocavam estão em Meu querido vovô Romano, de Thais Velloso, com ilustrações de Luciana Grether, e foram a maneira que descobriram de desfrutar tanto quanto podiam o tempo que tinham juntos, ainda que só se vissem uma vez por ano, nas férias.

Thaís Velloso é professora, formada em Letras pela PUC-Rio. Seu primeiro livro foi A baleia que carregou o oceano.

Meu querido Vovô Romano
Editora: Lago de Histórias
Formato: 23x28cm | Páginas: 32 | Preço: R$ 39,90
Autora: Thaís Velloso
Ilustradora: Luciana Grether

Sessão de autógrafos (com música, contação de histórias e oficina de papéis de carta)
14 de abril, sábado, às 16 h, na Casa Cultural Lago de Histórias: Rua Marechal Cantuária, 18 – Urca.