23 de ago. de 2018

no rio de janeiro
seis minioficinas:
gonçalo tavares


Gonçalo Tavares no Brasil
Considerado o grande nome da geração atual de escritores internacionais,
Gonçalo une imaginação e domínio da técnica e fala sobre escrita em oficinas no Rio de Janeiro

Gonçalo Tavares, um dos mais respeitáveis talentos da literatura internacional, vem ao Brasil para conduzir, de 24 a 29 de agosto, seis minioficinas no Instituto Estação das Letras, no Rio de Janeiro.

O objetivo desses workshops é exercitar a imaginação e o domínio técnico do trabalho com a escrita de um dos mais premiados escritores atuais: José Saramago certa vez afirmou que "há um antes e um depois de Gonçalo M. Tavares" e se disse convencido de que o português será Prêmio Nobel em menos de 30 anos. Já Alberto Manguel colocou Gonçalo M. Tavares como um grande nome da nova geração, tal qual Portugal teve um dia Fernando Pessoa e Eça de Queiróz.

De Escrita e Imaginação, passando por Estilos de Escrita e Oficina Prática de Textos à Oficina de Micro-Histórias, os participantes vão encontrar as abordagens inusitadas do escritor em uma nova forma de ler, escrever e viver literatura.

As aulas acontecem na sede do Instituto Estação das Letras, na Rua Marquês de Abrantes, 177 - Flamengo, e fazem parte da programação do segundo semestre do IEL, que conta com cursos sobre gêneros literários e formação e atualização em mercado editorial.

As inscrições e informações podem ser feitas via e-mail estacaodasletras@estacaodasletras.com.br e tel. (21) 3237-3947. A íntegra sobre as oficinas estão em encurtador.com.br/kopvD.

Programa
- Sexta, 24/8, das 14h30 às 17h30: Oficina de Escrita e Imaginação - a partir do livro O Senhor Valéry, de Gonçalo M. Tavares. Serão feitos exercícios práticos de aplicação de alguns conceitos, em redor da linguagem e da imaginação.

- Sexta, 24/8, das 17h30 às 20h30: Literatura e Estilos de Escrita. Curso com exercícios práticos e abordagem de algumas questões teóricas. Literatura e os diferentes estilos. Exemplos do estilo de alguns escritores fundamentais da literatura tais como Ítalo Calvino, Proust, Kafka, Joyce.

- Sábado, 25/8, das 10 h às 13 h: Literatura e estilos de escrita sobre importantes escritores. Curso com exercícios práticos de escrita e abordagem de algumas questões teóricas. Literatura e os diferentes estilos.

 - Sábado, 25/8, das 14 h às 17 h: Amor e Literatura. Oficina de leitura e exercício prático de escrita, a partir do livro Fragmentos de um discurso amoroso, de Roland Barthes.

- Segunda-feira, 27/8, das 14 h às 17 h: Escrita e Micro-histórias. Curso com exercícios práticos e desenvolvimento de alguns conceitos teóricos. A partir de algumas micro-histórias serão feitos exercícios em redor da ideia da narrativa rápida e da centralidade da frase.

- Quarta-feira, 29/8, das 14 h às 17 h: Oficina prática a partir de Perguntas - Literatura, artes, tecnologia, ritmo e beleza. Debate, reflexão e exercícios de escrita a partir de perguntas sobre literatura.

O IEL e a Estação das Letras
O Instituto é um desdobramento da história da Estação das Letras e seus mais de quatro mil eventos, cursos e oficinas realizados ao longo de mais de duas décadas de atuação, com programações culturais e oficinas de criação literária em gêneros diversos, bem como formação de mão de obra para o mercado editorial. O IEL funciona com um colegiado de alunos, professores e escritores e tem a finalidade de ampliar projetos que já existiram, como Rodas de Leitura; Caravana de Escritores; Estação Pensamento e Arte, além de implantar ações para promover o desenvolvimento artístico e educacional com o apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura sempre disseminando a leitura e a escrita.

Assessoria de Imprensa
Andrea Drummond | dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br | (24) 98824-1512




em são paulo
simultâneos pulsando, antologia:
org. fabiano calixto e natália agra


©Polly Nor

O lançamento do livro SIMULTÂNEOS PULSANDO — UMA ANTOLOGIA FESCENINA DA POESIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA, organizada pelos poetas Fabiano Calixto e Natália Agra, será no dia 25 de agosto (sábado), às 16 h, na Biblioteca Mário de Andrade: Rua da Consolação, 94 – Centro.

No evento, a honra e a alegria da leitura de alguns poetas participantes da antologia. São eles:

Bruno Brum
Cláudia Sehbe
Fabio Weintraub
Francesca Cricelli
Gabriel Felipe Jacomel
Guilherme Gontijo Flores
Jeanne Callegari
Júlia de Carvalho Hansen
Leonardo Gandolfi
Maíra Mendes Galvão
Marcelo Ariel
Natalia Barros
Pedro Tostes
Rita Barros
Sergio Mello
Simone Brantes
Sofia Mariutti
Victor Hugo Turezo
Zhô Bertholini

Todos estão convidados. É só chegar e se aconchegar. Será bonita a festa. Apareçam! Viva a poesia!




como domar um coração selvagem,
de ornella rodrigues


A Editora Fractal e a Aparelha Luzia convidam para o lançamento do livro Como domar um coração selvagem (poemas), de Ornella Rodrigues. O evento, gratuito, será realizado no dia 23 de agosto (quinta-feira), a partir das 19h30, na Aparelha Luzia: Rua Apa, 78 - Campos Elíseos. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (formas de pagamento: dinheiro e cartões de débito e crédito).

Pré-venda: especialmente para leitores de qualquer cidade do país que desejem receber o exemplar autografado, após o evento de lançamento. E, também, para leitores que vão ao lançamento e preferem garantir o exemplar na pré-venda (basta levar uma identificação para retirar o exemplar no dia). Clique aqui para conhecer alguns dos poemas e para compra. 

Apoio: Aparelha Luzia e Tsika Cultural.




enclave,
de marcelo labes


24 de agosto, às 19 h | Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena

"Se a poesia de Labes tem relevância por conta própria na cena contemporânea brasileira, o tema deste livro — a princípio ligado à nostalgia típica de sua poesia, especialmente no último livro, Trapaça — ganha uma relevância política mais ampla dado o contexto político do país". (Tomaz Amorim)

"Longe de uma saída fácil" — que estaria, por exemplo, em falar de fora desse espaço —, o que o livro propõe como gesto fundamental é permanecer no |enclave|, trazendo-o ao primeiro plano justamente para poder criticá-lo e eventualmente (por que não?) superá-lo.

Marcelo Labes decide viver e falar a partir de seu enclave. "E, assim, alarga as fronteiras da poesia que se faz fora dele".  (Henrique Amaral)

Revelar esconderijos e ressaltar estigmas podem ser atributos de uma poesia que se pretenda política, contemporânea, crítica de uma realidade onde os assombros somam-se tão rapidamente que procuramos por exílio — mesmo que dentro de nossas cidades, nossos estados e países.

Enclave é um livro de poemas e isso precisa estar claro. Não vão ali tratados sociológicos ou revelações históricas, mas versos. E essa é sua vitória: recobrar a angústia que a impessoalidade não permite que a ciência exprima.

No relançamento de Enclave em São Paulo, Marcelo Labes recebe Caio Augusto Leite, Matheus Guménin Barreto e Rafael Tahan para uma conversa sobre o livro, seus poemas e a situação poética do confronto entre o sul do país e o exercício da brasilidade numa região que se pretende apartada do Brasil, apesar de estar preenchida dele até as entranhas.




desta terra nada vai sobrar, a não
ser o vento que sopra sobre ela,
de ignácio de loyola brandão







duofel 40 anos







maquinação do mundo,
de josé miguel wisnik







o teatro da rotina,
de alex xavier


A Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro de contos O teatro da rotina, de Alex Xavier. O evento, gratuito, será realizado no dia 30 de agosto (quinta-feira) a partir das 19 h no Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




em vitória
mar raso,
de fabio daflon