27 de ago. de 2018


em passos
o bichano experimental,
de alexandre brandão







em são paulo
IV encontro com a poesia do mundo
com dalila teles veras e cia.


Convidamos todas e todos para participar do IV Encontro com a Poesia do Mundo, que será realizado no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no dia 28 de agosto, das 18h30 às 21h30, na Sala Jardel Filho. Concebido em um formato de sarau de poesia, o evento reunirá 12 poetas para uma roda de conversa. Participam desta edição: Alexandre Pilati, Annita Costa Malufe, Chantal Castelli, Dalila Teles Veras, Diana Junkes, Fabio Weintraub, Pádua Fernandes, Paulo Ferraz, Renan Nuernberger, Ruy Proença, Tarso de Melo e Vera Lucia de Oliveira.

A concepção original é de Vera Lucia de Oliveira, poeta, tradutora e professora da Universidade de Perugia, na Umbria, Itália e nesta edição tem curadoria de Vagner Camilo, professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo e Deise Getúlio de Melo (CCSP). Os Encontros com a Poesia do Mundo (Incontri con la poesia del mondo) já tiveram três edições, no Brasil e na Itália, reunindo poetas de diferentes partes do mundo. Desses Encontros, resultaram já duas antologias bilíngues, reunindo a produção de poetas de países diferentes. A segunda antologia reúne a produção de 16 poetas e foi organizada por Alexandre Pilati e Eloisa Pilati, e está disponível para download gratuito neste link: goo.gl/oiskuv.

Clique aqui e saiba mais.

O evento é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificado aos participantes.




a mulher de ló,
de carlos machado


A Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro A mulher de Ló, de Carlos Machado. O evento, gratuito, será realizado no dia 30 de agosto (quinta-feira) a partir das 19 h no Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 38,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




poesia é chato mesmo ou
tem algo de errado comigo?:
palestra com frederico barbosa


"A gente sabe que não tá fácil reservar o tempo necessário para abrir um livro e começar a leitura. As distrações e barreiras são muitas. Falta de tempo, a ideia de que certos livros são chatos ou que é melhor ou mais fácil ver o filme. Mas a leitura é uma das atividades mais importantes já desenvolvidas pela humanidade. Ter na sua vida o espaço e o tempo para dedicar-se à leitura é fundamental para manter-se equilibrado nessa correria entre trabalho e entretenimento rápido em que o mundo se transformou.

Em uma iniciativa inédita, a Blooks Livraria e o Literaria Curadoria, projeto de curadoria literária, lançam uma série de palestras voltadas para esse público de não leitores; gente que sonha em se aproximar da literatura. Com títulos instigantes, como "Poesia é chato mesmo ou tem algo de errado comigo?" e "Porque ler um livro se posso assistir à serie ou o filme?", desmistificando o ato de ler e demonstrando que todas as desculpas que arrumamos para justificar essa não leitura são plenamente contornáveis.

O Projeto Sociedade Secreta dos Livros consiste em seis palestras ministradas por especialistas sobre gêneros literários e os desafios que os leitores encontram, mas pretende também constituir uma sociedade secreta (afinal, ninguém precisa saber que você ainda não é um leitor), onde os participantes possam relatar abertamente as dificuldades que encontram (como achar chato ler), ter acesso a eventos lúdicos e estimulantes e descontos para, finalmente, decolar na literatura".

Os encontros acontecerão na loja Blooks da Frei Caneca, em São Paulo:
LOCAL: BLOOKS LIVRARIA
SHOPPING FREI CANECA, 3º PISO
TELEFONE: 11- 3259–2291
INFORMAÇÕES: blooks@blooks.com.br
DIA: 30/08
HORÁRIO: 20 HORAS
VALOR: R$ 120,00 por encontro
Clique aqui para mais informações.




no rio de janeiro
poetas de dois mundos #13,
com fernanda vivacqua e Cia.


Bem mais do que "uma aldeia de vinte casas de barro e taquara", as Edições Macondo, de Juiz de Fora, é nossa convidada especial no POETAS DE DOIS MUNDOS #13, que acontece na sexta-feira, 31 de agosto, a partir das 18 h, na Travessa Botafogo.

Num cenário editorial cada vez mais ágil e engenhoso em seus lançamentos e métodos, e mantendo uma tradição tipicamente mineira para o manuseio literário, os editores Anelise Freitas, Fernanda Vivacqua, Fred Spada e Otávio Campos estiveram com a Macondo, muito recentemente, na Flip, acompanhando o poeta suíço Fabio Pusterla, cujo livro bilíngue (italiano / português), foi publicado pela editora este ano, na tradução de Prisca Agustoni, também parte do conselho editorial. Para o encontro a editora trará dois lançamentos: Sozé, da Anelise Freitas e Use o alicate agora, primeiro livro da Natasha Felix.

Após o lançamento acontece, propriamente, a leitura dos poetas. Além dos autores da Macondo André Capilé, Anelise Freitas, Fernanda Vivacqua, Matheus Hotz, Natasha Felix e Otávio Campos, contaremos com Ricardo Domeneck, que também esteve numa das mesas principais da Flip este ano e organizou recentemente o até aqui inédito Nuvens (Ed. 34), da Hilda Machado, e Yasmin Nigri, que acaba de publicar seu primeiro livro de poemas, Bigornas, também pela Editora 34.

Os lançamentos começam a partir das 18 h e, a partir das 20 h, a tradicional roda de leitura com:

- André Capilé
- Anelise Freitas
- Fernanda Vivacqua
- Matheus Hotz
- Natasha Felix
- Otávio Campos
- Ricardo Domeneck
- Yasmin Nigri

Cada poeta deve trazer para a leitura poemas próprios, inéditos ou não, além de outros textos de escritores que tenham influenciado suas vidas. No mais é, acima de tudo, uma leitura livre, cada convidado pode trazer o que quiser: manifesto, texto crítico, poesia, é claro, e a leitura costuma durar em torno de uma hora, uma hora e meia, entre várias rodadas.

Haverá serviço de bebidas, com água, refrigerante e vinho branco.

MAIS
O POETAS DE 2 MUNDOS foi imaginado para quem gosta de ouvir poesia e quem gosta de falar poesia. Com o intuito de definir um lugar (a Livraria da Travessa de Botafogo) para o encontro periódico entre amantes de poesia e autores, veteranos e iniciantes, consagrados e desconhecidos.

Muito aconteceu nesses últimos dois anos e, entre legalistas e golpistas, estamos todos confusos. O clamor é imenso por alguma compreensão, de todas as partes, nas ruas, nos sinais de trânsito, nos bares e, acima de tudo, nas livrarias. Cremos que, num momento histórico como esse, é nossa função estimular de alguma forma o pensamento mais profundo e a reflexão atenta. E não há maneira mais eficaz de promover isso do que com poesia; boa poesia, de todos os tipos, numa grande reunião de escritores e fomentadores de cultura.

O encontro atingirá, em março, sua nona edição, desde que surgiu, no dia 8 de julho de 2016. Reúnem-se entre 5 e 10 poetas convidados, mantendo uma média de 8 poetas por edição. Nossa ideia é que cada convidado traga poemas próprios (de forma livre, porque temos até três horas), inéditos ou já publicados em livro, além de poemas de poetas mortos que tenham marcado profundamente sua trajetória.

Público e autores dispõem-se no setor da livraria reservado à literatura infantojuvenil, onde há uma arquibancada perfeita para o público e, em frente, duas ou três pequenas mesas e cadeiras dispostas aos autores que as quiserem utilizar (privilegiar os mais antigos). Usamos uma caixa de som e dois microfones: um para o mediador da roda e outro que gira entre os participantes.