21 de jun de 2018

em santos
mulheres que leem mulheres:
amara moira & natália mallo
conversam com penélope martins







em são paulo
5º grande arraiá do
espaço de leitura







quinta poética:
com lenita estrela de sá, natália agra & cia.
curadoria celso de alencar







no rio de janeiro
sublime e violência,
de eduardo guerreiro b. losso


29 de junho, às 18h | Travessa Botafogo: R. Voluntários da Pátria, 97 - Botafogo




poetas de dois mundos
com leonardo marona & cia.


A décima segunda (#12) edição do Poetas de dois mundos acontecerá no dia 29 de junho, sexta-feira, na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97, em frente ao cinema Estação e ao lado do metrô), a partir das 18h.

Sempre aberto a novos formatos, o Poetas é um encontro camaleônico, e a ideia é mesmo mudar sempre que aparecer a chance, como nesta edição.

Serão quatro lançamentos da Editora Azougue, um deles em parceria com a Editora Circuito:

– Em teoria literária (tratando poesia):

. Annita por nós e Que porra é essa – poesia?, de Alberto Pucheu.




prêmio literário do ensino fundamental


Prêmio Literário do Ensino Fundamental adota o Design Thinking
apostando no otimismo, criatividade, colaboração e pensamento crítico

Textos em diversos gêneros deverão ser enviados até 17/07 e
há premiação para escolas, professores e alunos selecionados

O educador, seja via professor ou gestor escolar, traz consigo a nobre missão de adaptar o processo de aprendizagem aos novos tempos. É preciso mostrar aos jovens que eles têm capacidade para construir uma nova responsabilidade coletiva. Para isto, a comunidade escolar deve apoderar-se de ferramentas que possibilitem novas formas de resolução de problemas e organização do pensamento.

O Prêmio Literário do Ensino Fundamental surge com base nessa necessidade, e com os nobres objetivos — a partir da metodologia Design Thinking, seu grande diferencial — de incentivar a produção literária entre jovens, revelar novos potenciais no cenário da escrita, investir no otimismo, criatividade e colaboração dos alunos entre si, colocando em prática a liberdade, autonomia e pensamento crítico.

Até 17 de julho, o projeto receberá os textos produzidos por alunos de 8º ano de escolas municipais da Cidade do Rio de Janeiro, visando a edição de um livro que será distribuído gratuitamente em toda Rede Municipal de Ensino Fundamental. As inscrições das escolas participantes já estão abertas e serão gratuitas, realizadas mediante preenchimento de formulário, disponível no site www.premioliterario.com.br, onde também está o regulamento e um guia para acompanhamento e orientação aos professores em tecnologia EAD.

"A Ética no Cotidiano" é o tema norteador e poderão competir textos de diferentes gêneros discursivos, predominantemente do tipo narrativo: conto, crônica literária, crônica jornalística, fábula, diário e carta. Também serão admitidos esquetes de teatro, poesia, raps e cordel. As escolas, professores e alunos cujos textos forem selecionados para esta coletânea — num total de 30 — ganharão exemplares do livro, equipamentos de Datashow, ingressos para atividades culturais, medalhas e viagens. O projeto é promovido pela Alternativa Cultura e Equipe F3 Produções através do Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e tem patrocínio da Empresa Sapura Navegação Marítima S.A. e apoio da Secretaria Municipal de Educação.

A idealizadora do Prêmio, Graça Gomes, coordenadora pedagógica e especialista em Educação à Distância, conta que a inspiração veio do livro Acredite! de André Bello e Ana Helena Behring Bello. O Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, utilizando informações atuais e futuras para análise de conhecimento e propostas de soluções. A metodologia é aplicada em grandes empresas, mas pode ser aplicada também na educação, com sucesso.

Segundo Graça, os três superpoderes do livro do André Bello e Ana Helena Bello que o transformaram em referência para o prêmio são: otimismo, "quando utilizamos no sentido de superação, não desistir, acreditar nas suas potencialidades"; criatividade, "referente ao fato de os alunos ficarem livres e serem estimulados a pensar no seu entorno, usando a ética no cotidiano do seu núcleo familiar, escola, comunidade, caminhando no sentido macro"; e colaboração, "já que os textos são escritos em grupo, onde todos são protagonistas, cada um no exercício de suas potencialidades".

"Esse é um grande diferencial do Prêmio Literário do Ensino Fundamental: apresentar estratégias e metodologias que possibilitem repensar o ambiente escolar e suas relações, independente do contexto em que estão inseridos. O Prêmio é uma ferramenta de democratização da cultura, através do estímulo à leitura e à escrita", destaca Graça.

O resultado do Prêmio Literário do Ensino Fundamental será divulgado em outubro de 2018 e a cerimônia de premiação será realizada em dezembro de 2018.

PRÊMIO LITERÁRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inscrições e envio dos textos até 17 de julho de 2018 pelo site: www.premioliterario.com.br
Informações: (21) 2556-0339 | contato@premioliterario.com.br
Facebook: @premioliterarioensinofundamental
Instagram: @premioliterario

Poderão participar:
- Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Cidade do Rio de Janeiro, que atendam turmas de 8º ano;
- Professores de 8º ano a serem indicados pelos alunos como o professor orientador para o Prêmio;
- Cada turma poderá participar do projeto criando textos inéditos, de forma colaborativa, em grupos de 4 a 5 alunos.

Assessoria de imprensa: Dedicata Comunicação – (21) 3507-0462
Jaciara Rodrigues | jaci@dedicatacomunicacao.com.br | (21) 98121-2474