6 de jun. de 2018

em belo horizonte
crônicas do cinematógrafo,
de paulo roberto barbosa


7 de junho, às 18h | Quixote Livraria, Editora e Café: Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi

A Relicário Edições, a Livraria Quixote e o autor Paulo Roberto Barbosa convidam para o lançamento do livro Crônicas do cinematógrafo: escritos sobre cinema e fotografia.

Sobre o livro
Esta coletânea reúne artigos sobre cinema e fotografia, escritos pelo pesquisador de Artes Visuais Paulo Roberto Barbosa. Filmes de viagens de Georges Méliès são o que o autor aborda de início, tomando nota do assombro do diretor francês com a chegada dos meios de transporte modernos, ao alvorecer do século XX. Em seguida, Paulo inscreve o espanhol Segundo de Chomón entre os pioneiros do stop-motion, enumerando as principais animações desse pouco conhecido realizador dos primórdios. Segue-se uma incursão ao Griffith da fase Biograph, para mostrar como o diretor estadunidense montava seus filmes, tornando visíveis conflitos antes só lidos em livros ou encenados em palcos. O quarto artigo do livro mergulha nas experiências do artista neozelandês Len Lye, autêntico subversor do cinema em cores naturais em meados do século XX. Ato contínuo, o foco transfere-se à influência exercida pelo cenário urbano em filmes de Robert Wiene, Karlheinz Martin, F. W. Murnau, Fritz Lang, Jules Dassin e Orson Welles. Os relatos autorreferenciais do diretor belo-horizontino Fábio Carvalho são o tema do sexto artigo. Fecha o livro um ensaio sobre fotografias de cadáveres, além de texto sobre um foto-estúdio de longa folha de serviços prestados ao retrato para documentos em Belo Horizonte.




notícias populares,
de tatiana bicalho







em uberaba
a poesia em tempos sombrios:
a rosa do povo de carlos
drummond de andrade



Aula aberta com Eduardo Veras & Nícolas Ranieri
Biblioteca Municipal de Uberaba: Rua Alaor Prata, 317.




em são paulo
de rua
conversa com os autores
júlio dias e plínio camillo


Experiência literária: a voz dos meninos e meninas de rua

Apresentação do livro De rua, em conversa com os autores Júlio Dias e Plínio Camillo sobre a sua experiência no atendimento de crianças e adolescentes de rua em meio aberto e a escrita do livro, em forma de ficção, mais de vinte anos depois. Mediação: José Carlos Malafaia e Giancarlos Silkunas Vay.

Entrada Franca
O livro será vendido por R$35,00 (trinta e cinco reais)

Contatos
Júlio Dias - juliogdias@gmail.com | (11) 98829-7463
Plínio Camillo - pcamillo60@uol.com.br | (11) 99627-9640
Editora Kazuá - contato@ediotrakazua.com.br | (11) 3337-2899




em lisboa
ao tempo e ao vento,
de maria petronilho