21 de mar. de 2018


em são josé do rio preto
o abraço dos cegos,
de chico lopes







em belo horizonte
história e solidão: a poesia de
alphonsus de guimaraens,
por anelito de oliveira


Na próxima quinta-feira, dia 22 de março, a Academia Mineira de Letras recebe a palestra História e solidão: a poesia de Alphonsus de Guimaraens, com o professor doutor Anelito de Oliveira, a partir das 19h30.

A palestra aborda questões como: quem é Alphonsus de Guimaraens, um dos maiores poetas lusófonos; qual o significado de sua obra, num contexto de desvalorização extrema da poesia; como se dá a relação entre poesia e história e o que é a "cultura do barroco", como se manifesta na história mineira e qual sua relação com as letras.

O evento faz parte do programa Universidade Livre, tem entrada gratuita e não requer inscrição prévia.

Academia Mineira de Letras
Rua da Bahia, 1466 - Centro




em são paulo
recital caixa preta







oficina de escrita e reparo,
por márcio vassalo


Por meio de casos, provocações, análise de textos, leituras, debates e histórias, sem receitas dogmáticas, Márcio Vassallo vai contar como nascem as personagens e as ideias que dão origem ao seu processo de criação literária, e mostrar de que modo o processo de cada um pode levar a histórias que surpreendam, seduzam e conquistem os leitores.

Com dinâmicas e exercícios nascidos a partir de reparos na poesia do dia a dia, ele convida os autores a repararem no que é aparentemente banal e sem importância e no que quase sempre passa despercebido dos nossos olhares, por conta das nossas pressas, atropelos, urgências, de nossa incapacidade de parar para ver, e de ver para parar. "Escrever, no caso, é uma consequência desses reparos", constata Vassallo.

Ao longo da oficina, a partir da análise de um texto literário propositalmente adulterado, o escritor pede aos participantes que identifiquem esses ruídos, enxuguem excessos que obstruem o fluxo da narrativa e se sintam cada vez mais seguros para criar e recriar, sem amarras, sem gessos, com coragem para escrever com autenticidade, verdade íntima e senso crítico.

Em sua oficina, Márcio Vassallo também fala sobre a importância da fantasia na criação e no dia a dia da gente. "Vou dividir um pouco das minhas inquietudes, sobressaltos, perplexidades, do que me tira o sono e me acorda por dentro", diz ele.

Local: Lucia Moretzsohn Ateliê - Vila Mariana
Hora: das 10h às 18h  (8 horas no total, com intervalo para almoço).
Valor por pessoa: R$ 370,00
Inscrições:  whatsapp (11) 99685-9422 - Lucia Moretzsohn - Ateliê
Público-Alvo: escritores iniciantes ou com livros publicados e interessados em geral na arte da escrita.





no rio de janeiro
grupo clarice, de leitura e
estudo de textos, por josé castello


O escritor e crítico literário José Castello conduz o Grupo Clarice, de leitura e estudo de textos, sobre a obra de Clarice Lispector, nos dias 23 e 24 de março, das 18h às 21h, e de 10h às 13h, respectivamente, no Instituto Estação das Letras. Outros dois encontros do Grupo estão marcados para 11 e 12/05; 20 e 21/07. As aulas acontecem no IEL: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Flamengo. Inscrições e informações: (21) 3237-3947 e estacaodasletras@estacaodasletras.com.br.