19 de out de 2016

em belo horizonte
bate-papo com
angela lago


 
No projeto Caro Leitor deste mês, o público terá a chance de conhecer um pouco mais sobre a premiada autora e ilustradora Angela Lago. Seus livros são considerados verdadeiras obras de arte. Angela já recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior, entre eles o Jabuti, o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e o prêmio Ibero-americano de Ilustração. A artista tem mais de 50 obras publicadas, várias delas traduzidas em diversos países. A entrada é franca.

Dia 20/10, às 20h.
Retirada de ingressos 30 minutos antes. Espaço sujeito à lotação.
Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro




solombra,
de pedro henrique ferreira


Solombra, curta-metragem com roteiro e direção de Pedro Henrique Ferreira, estreia nesta sexta-feira, dia 21 de outubro, às 13h, no Cine Humberto Mauro, como parte da programação da 10ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte.

Ficção, Cor, Digital, 24min, 2016, RJ
Faixa etária sugerida: a partir de 12 anos
Elenco: Roney Villela, Daniel Barreto de Menezes, Thiago de Souza, Alexandre Mello
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro




por um triz,
de ana elisa ribeiro







em são paulo
escriptonita:
org. alberto bresciani, alexandre guarnieri,
jorge elias neto e nuno rau







em campinas
a pipa e a flor:
texto de rubem alves e
direção laerte asnis







em salvador
parada do livro da bahia


fábio haendel | divulgação

Parada do Livro da Bahia 2016 acontece no Campo Grande

Não haverá venda de livros no evento. Somente doação, contação de história, recital, bate-papo com escritores e poetas, além de autógrafos de livros gratuitos do Selo João Ubaldo Ribeiro

A Parada do Livro 2016 faz homenagem à poesia e acontece no dia 21 de outubro, das 9h às 16h, na Praça 2 de Julho, Campo Grande, onde o público poderá desfrutar de recitais, performances de teatro, apresentação musical com Fábio Haendel, recital de poesia, bate-papo com escritores e poetas, contação de histórias e doação de livros.

Nesta edição, a Fundação Gregório de Matos expõe obras do Selo João Ubaldo Ribeiro, em que os escritores vencedores do concurso vão autografar livros e conversar com o público. Os autores são Ordep Serra (Devoção do Diabo - contos), Mar Zalez (Crônicas Hipermodernas), Paulo Henrique Correia Alcântara (Partiste - dramaturgia), Maria Betânia dos Santos (O circo da alegria, a semente da felicidade - literatura infantil), Renato de Oliveira Prata (Mar interior - poesia), Goli Almerinda de Sales Guerreiro (Alzira está morta: ficção histórica no mundo negro do Atlântico - romance), José Guilherme da Cunha (Canudos: a luta - republicação), Ian Fraser Lima (O sangue é agreste: os livros do sertão - prêmio jovem autor inédito).

Recital de poesia já tem os seguintes autores confirmados: Acely Araújo, Adão Cunha, Alan Félix, Alex Bruno, Anderson Shon, Audelina Macieira, Bruno Cupertino, Bruno Mariston, Camila Ceuta, Cássio Jônatas, Celeste Farias, Chico do Crato, Conceição Castro, Conceição Ferreira, CR Moska, Cristiano Sousa, Cymar Gaivota, Davi Nunes, David Alves Gomes, Dom Rimático, Ednilson Sacramento, Elder Santos, Elton Magalhães, Emerson Bulcão, Estrela Rocha, Evandro Espírito Santo, Evanílson Alves, Fabrícia de Jesus e o Grupo E², Gil Barreto, Indemar Nascimento, Ivan de Almeida, Jairo Pinto, Jamile Santana, Jorge Baptista Carrano, José Abbade, Kátia Borges, Lane Silva, Lázaro Silva, Leandro Flores, Leilah Ferreira, Luiz Menezes de Miranda, Makito Santos, Marcelo Ricardo, Maria José Matos, Marly Ramos, Matheus Cardoso, Michelle Saimon, Milica San, Nairy Almeida, Osmar Simões Machado Jr (Tolstói), O Velho Viajante, Palmira Heine, Pareta Calderasch, Paulo Balôba, Pedro Lucas, Perinho Santana, Renata Rimet, Renildo Santos, Rilton Junior, Rita Pinheiro, Robson Dy Corrêa, Rodrigo de La Rocha, Rosana Paulo, Rosângela Muniz, Sandro Sussuarana, Thi Zion, Valdeck Almeida de Jesus, Valter Bittencourt, Varenka de Fátima, Vera Passos, Vera Trindade, Victor Soares, Walter Cézar e Yuri Santana.

A Parada do Livro 2016 integra-se às comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e objetiva assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias produtiva, criativa e mediadora da leitura como fato relevante para o desenvolvimento da produção intelectual e do acesso aos bens culturais no âmbito do Estado da Bahia. A primeira edição, em 2014, contou com um público de 8 mil pessoas e foram distribuídos 4638 livros às pessoas presentes ao evento. Em 2015, o público foi de mais de dez mil pessoas e foram doados mais de dez mil livros.

A Parada do Livro 2016 é uma ação conjunta da qual participam o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca de Salvador - PMLLB, a Vice-Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação - SMED, a Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, a Secretaria Municipal de Reparação Social – SEMUR, a Fundação Gregório de Mattos – FGM, a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, a Unifacs – Universidade do Salvador, a FSBA – Faculdade Social da Bahia, a Escola de Teatro da Ufba, o Instituto Miguel de Cervantes, a Fundação João Fernandes da Cunha, o Colégio Antonio Vieira – CAV, SEG Livros e outras instituições públicas e civis afeitas à causa do livro e da leitura.

Os dezoito stands da Parada 2016 serão organizados por tema: Literatura Infantil, Literatura Infanto-Juvenil, Literatura Baiana, Literatura Nacional, Literatura da Cultura Popular, Literatura Internacional, Literatura Jurídica, Literatura Técnica e Científica, Literatura Médica e Nutrição, Literatura da Área das Ciências Humanas – administração, economia e sociologia, Literatura da  Área  das Ciências Humanas – educação, psicologia, história, geografia, Literatura das Artes, Literatura para Vestibular, Literatura das Filosofias, Literatura Religiosa, Literatura para Concurso.

PROGRAMAÇÃO
21 de outubro de 2016 – sexta-feira
9h - Recital poético com poetas convidados e por ordem de chegada, na Tenda dos Escritores, sob coordenação de Valdeck Almeida de Jesus.
9h - Visitantes e público em geral recebem tickets para trocar por livros, até o final do evento
Recepção musical e performance de teatro
10h30 - Apresentação teatral a confirmar. Stand - Literatura Infantil - SMED
11h – Cerimônia de Abertura
Mentores da Parada do Livro 2016 e autoridades presentes, bem como representantes das entidades e organizações afeitas ao livro, leitura, literatura, biblioteca, mediação, contação de história, etc.
11h10 - Recepção das unidades de ensino. "Abraçamos a Praça. A Praça Abraça o LIVRO". Visita programada das escolas públicas e particulares aos estandes das diversas áreas do conhecimento com distribuição gratuita de livros e revistas.
15h – Fábio Haendel – Recital com música no encerramento
16h – Encerramento

Organização/Apoio
Prefeitura Municipal do Salvador
Fundação Gregório de Matos – FGM
Plano Municipal do Livro, a Leitura e da Biblioteca - PMLLB
Universidade Federal da Bahia - UFBA
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Universidade Salvador - UNIFACS
Faculdade Social da Bahia - FSBA
Centro Universitário Jorge Amado
Secretaria Municipal de Educação - SMED
Superintendência Unificadora dos Professores - SUP
Fundação Fernandes da Cunha
União Baiana de Escritores - UBESC




em gramado e porto alegre
27º intercâmbio internacional de
miniarte



Projeto miniarte anuncia mais uma edição com condições especiais para inscrições antecipadas

27º Intercâmbio Internacional de Miniarte FANTASIA/ 27th International FANTASIA Miniart Exchange inaugura em maio, em Gramado e em agosto, na Gravura Galeria de Porto Alegre

O Projeto Miniarte, criado pela artista Clara Pechansky, em 2003, abre sua 27ª edição no Centro Municipal de Cultura de Gramado, com inauguração prevista para dia 20 de maio de 2017, às 11 horas. A mesma exposição será depois mostrada em Porto Alegre, na Gravura Galeria de Arte, a partir de 2 de agosto.

No dia 10 de outubro, a Miniarte estará lançando seu novo website, mais atualizado e dinâmico, e também os regulamentos, em Português, Espanhol e Inglês. Cada artista deve criar uma obra sobre tela ou papel, em técnica livre, nas dimensões 18x18cm, sob o tema FANTASIA, em todas as suas concepções.

O período de inscrição vai de 10 de outubro de 2016 a 31 de março de 2017, e oferece condições especiais de desconto para artistas que se inscreverem entre 10 de outubro e 10 de dezembro de 2016. Todas as informações estarão em www.miniartex.org a partir de 10 de outubro.

Realizado sempre em parceria com a Associação Chico Lisboa, o Projeto Miniarte é hoje o único representante do Brasil junto à OMAI – Organização Mundial de Artistas Integrados, com sede no México, e à Fundação Internacional MAI Colômbia, que congrega artistas de 20 países. A teia de exposições formada pelo Projeto Miniarte já compreende 10 diferentes coleções que percorreram os 5 continentes, contando em cada mostra com mais de 100 artistas de diferentes cantos do mundo. Tem a característica de oportunizar, de forma democrática, o ingresso de novos artistas em exposições internacionais, já que não é feita qualquer seleção prévia, devendo os participantes somente seguir o regulamento proposto a cada edição.

Coordenação Geral Internacional: Clara Pechansky - (51) 8443- 8884
Parceria – Associação Chico Lisboa: Presidente Kátia Costa
Apoio: Centro Municipal de Cultura de Gramado – Diretora Maria Helena Drechsler
Secretaria de Cultura de Gramado: Michele Scariot
Equipe local: Débora Irion, Rita Gil, Ricardo Wittmann

27º Intercâmbio Internacional de Miniarte Fantasia – Centro Municipal de Cultura de Gramado – abertura sábado, dia 20 de maio de 2017, às 11h
Período de exposição: de 20 de maio a 30 de junho de 2017

28º Intercâmbio Internacional de Miniarte Fantasia – Gravura Galeria de Porto Alegre – abertura quarta-feira, 2 de agosto de 2017, às 19h30

Período de exposição: de 2 a 26 de agosto de 2017