9 de mar. de 2016

em são paulo
germes entre dias brancos,
de marco aqueiva








massao ohno
poesia presente



O documentário Massao Ohno — Poesia Presente aborda a trajetória de quase cinco décadas no mundo dos livros desse que foi considerado um dos grandes nomes do mercado editorial brasileiro da segunda metade do século XX.

Dia 14 de março, a partir das 20h30: bate-papo com os poetas Claudio Willer e Carlos Felipe Moisés, e o editor independente Eduardo Lacerda, da Patuá. Mediação: Ugo Giorgetti.

2015 | 90 min. | Documentário |
Direção: Paola Prestes
Codireção: Juliana Kase
Roteiro: Paola Prestes, Juliana Kase
Fotografia: Paola Prestes, Juliana Kase, Matias Lancetti
Montagem: Matias Lancetti, Pedro Carvalho
Produtor: Paola Prestes
Produção: Serena Filmes
Classificação Indicativa: 16 anos

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94.





thiago de mello:
90 anos!








sarau de reis,
com mariana portela
e convidados


Começa um novo ciclo poético/musical, sob o comando da escritora Mariana Portela. Ano novo, casa mais que especial. Era de Aquário. Amigos queridos, clima familiar, muito pertencimento e sincronicidade. Levem instrumentos, filhos, poemas, vergonhas, letras, músicas e as almas abertas para uma noite cósmica. Aquele esquema: tragam o que for beber. Microfone aberto às intervenções.

Sexta-feira, 11 de março, às 20h30
Rua João Moura, 1940 - Pinheiros





o observador,
de carla dias








na web
subsolo infinito,
de nelson de oliveira



Lançamento — apenas no formato eBook Kindle (para desktop, laptop, tablet e smartphone) — da segunda edição (mais demoníaca, mais satírica, mais sacana) do livro Subsolo Infinito, de Nelson de Oliveira.

Para quem ainda não conhece esse romance, os primeiros capítulos podem ser lidos clicando aqui.

E para ler a resenha mais completa, de todas as que foram publicadas até agora, clique aqui.





em belo horizonte
fio por fio, de maria aparecida
vasconcelos lavigne









no rio de janeiro
em torno da imagem e da memória
elcio cornelsen, elisa amorim vieira
e gonzalo leiva quijada (orgs.)








no paraná
histórias da cléo PR1:
cléo busatto


©conceyção rodriguez

O projeto da escritora curitibana, Cléo Busatto, foi selecionado no programa Circula Paraná, que deve atender 19 municípios do Estado e mais de quatro mil crianças

A partir de quarta-feira (9), a literatura vai ganhar vida nas bibliotecas cidadãs, públicas e escolares de pequenos municípios do Paraná. O projeto Histórias da Cléo PR1 irá circular por 19 cidades, onde estão programadas mais de 77 ações em dois atos: intervenção artística literária para crianças de 6 a 11 anos e oficina de formação de contadores de história. As atividades são promovidas pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Copel, a partir da seleção do projeto no programa Circula Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.

Autora de 20 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, Cléo Busatto, conta que no espetáculo Histórias da Cléo a obra literária é apresentada de forma performática. "Conto a história por meio da atuação e com a participação das crianças". A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras da autora através de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta.
"O objetivo é estimular o acesso ao livro literário, com ações que valorizam a leitura, no intuito de promover a cidadania e a inclusão cultural", enfatiza.

No segundo momento, os agentes de leitura dos 19 municípios por onde o projeto deverá passar, serão convidados a participar de uma oficina de formação de contadores de histórias intitulada Contar e Encantar, Pequenos Segredos da Narrativa. "Serão realizadas duas oficinas para o público prioritário de bibliotecários e agentes de leitura das Bibliotecas cidadãs, das bibliotecas escolares e mediadores de leitura da comunidade, a fim de capacitá-los como mediadores de leitura e torná-los aptos a desenvolver ações de fomento à leitura junto ao público da sua cidade", explica Cléo.

Os interessados em participar do projeto, nas cidades selecionadas, podem obter mais informações na Secretaria de Cultura do próprio município. Todas as ações serão gratuitas.

Cidades participantes do Paraná
Na Microrregião Geográfica Cerro Azul serão atendidos os municípios de Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Porto Amazonas. Na Microrregião Geográfica Curitiba os municípios Campo Magro, Bocaiúva do Sul, Contenda, Mandirituba, Quatro Barras e Tunas do Paraná. Na Microrregião Geográfica Paranaguá o projeto deve passar por Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná. Já na Microrregião Geográfica Rio Negro serão atendidos os municípios Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Tijucas do Sul.

Sobre Cléo Busatto

Cléo Busatto iniciou seu caso de amor com as palavras aos quatro anos e não parou mais. Lançou seu primeiro livro em 2002 e é uma contadora de histórias, tendo sido ouvida por mais de 100 mil pessoas, no Brasil e no exterior. Convocou sua menina interior e escreveu vários livros, depois convocou sua adolescente e escreveu A fofa do terceiro andar. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Colaboradora de jornais e revistas, além de escrever, Cléo gosta de gatos e de viajar. Suas experiências pelo mundo afora inspiram novas histórias, que ela tem prazer em oferecer ao leitor. Acesse: www.cleobusatto.com.br.