9 de mar. de 2020


em belo horizonte
longe, aqui.,
de maria esther maciel


Publicado pela Quixote +Do Editoras Associadas, em parceria com a Tlön Edições, o volume Longe, aqui. Poesia incompleta 1998-2019 reúne três livros de poesia (em verso e prosa) de Maria Esther Maciel: O livro das sutilezas (2019, inédito, com desenhos de Julia Panadés), O livro de Zenóbia (2004, com desenhos de Elvira Vigna) e Triz e outros poemas (1998-2001).

"Do hoje ao ontem, do aqui a todos os lugares onde já não estou ou nunca estive: assim este livro se compõe, valendo-se de uma cronologia reversa e atravessada de desvios. Com ele, busco traçar um pouco da história de meus textos de poesia ao longo dos últimos 21 anos.

Publiquei meu primeiro livro, Dos haveres do corpo, em 1984. Mas decidi não o incluir neste volume, por considerá-lo mais um exercício preparatório do que propriamente o início de um projeto poético. Este, a meu ver, se iniciou com Triz, de 1998, que aqui entra acrescido de alguns poemas publicados, de forma esparsa, nos anos subsequentes.

Entre Triz e os poemas inéditos de O livro das sutilezas, escritos entre 2018 e 2019, inscreve-se O livro de Zenóbia, de 2004 — um híbrido de poesia e prosa —, acompanhado das listas extraídas d'Os cadernos de Zenóbia, do mesmo ano.

Trata-se, assim, de um conjunto incompleto, que traz um pouco (ou um tanto) do que escrevi, sob a denominação instável de poesia, até o presente. Em resumo, reúno aqui o que foi, o que é e o que, já tendo sido, agora é outra coisa".

Maria Esther Maciel
Dezembro, 2019




no rio de janeiro e niterói
velhos,
de alê motta







no rio de janeiro e na web
consultoria literária: ênfase no poema,
com elaine pauvolid


Mais informações, inscrições: clique aqui.




no rio de janeiro
literaturas negras contemporâneas







em sabará
arautos da poesia,
com psiu poético