27 de fev. de 2020


em salvador
som das sílabas,
com clarissa macedo, alex simões,
gabriel póvoas & cia.







em belo horizonte
ato público de solidariedade
à jornalista patrícia campos mello







no rio de janeiro
nenhuma poesia: uma antologia,
de alexandre brandão







em são paulo
escritos corsários,
de pier paolo pasolini


A Tapera Taperá e a Editora 34 convidam para o lançamento do livro Escritos corsários, de Pier Paolo Pasolini (prefácio de Alfonso Berardinelli). O evento contará com a presença da tradutora Maria Betânia Amoroso (Unicamp) e do convidado Davi Pessoa (UERJ).

Último livro organizado pelo autor em vida, Escritos corsários é uma das principais obras do poeta, cineasta e romancista italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975).

Nesses artigos publicados na imprensa italiana entre 1973 e 1975, Pasolini discute os movimentos estudantis de 1968, a decadência da Igreja Católica, as relações entre governo e máfia na Itália e, especialmente, aquilo que ele chama de Novo Poder — ou novo fascismo —, isto é, o advento de uma sociedade de consumo global, que promove um verdadeiro extermínio das formas de vida tradicionais. Considerado em retrospecto, fica claro que Pasolini anteviu o movimento de aceleração do capitalismo que viria a ocorrer nas décadas seguintes, resultando nas graves crises do século XXI.

Quinta-feira, 5 de março de 2020, às 19h30
Tapera Taperá
Av. São Luís, 187 - 2º andar - loja 29
Galeria Metrópole República
Tel.: (11) 3151-3797




nem te contos,
de ivan ferreti machado & cia.







transliteraturas:
org. juliana berlim
e jorge marques







em caruaru
as mulheres de repente