12 de nov. de 2019

em porto alegre
sarau gente de palavra,
com (r)evoluções poéticas,
de rubens jardim


13 de novembro, de 19h30 às 22h30, no CirKula Editora, Livraria & Café:
Av. Osvaldo Aranha, 552 - Bom Fim

Nosso sarau de novembro homenageia o poeta Rubens Jardim e marca o lançamento de sua obra (R)evoluções Poéticas — edição artesanal limitada Gente de Palavra / Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre – EPA.

Rubens Jardim faz parte da geração de poetas paulistas que nos anos 60, liderados pelo poeta catarinense Lindolf Bell criaram o movimento "Catequese Poética", que levou a poesia a lugares até então jamais pensados.
"O lugar do poeta é onde possa inquietar. O lugar da poesia são todos os lugares". (Lindolf Bell - Catequese poética)

O lema da "Catequese Poética" torna-se um o mote para a própria atividade poética de Rubens, que participa assim como organiza inúmeras antologias e livros coletivos, além de  eventos poéticos onde reúne expressivos poetas de todo o Brasil. Rubens Jardim é responsável pela criação do Ano Jorge de Lima (1973) marcando os 80 anos desse poeta; pelos eventos e antologia comemorativos ao cinquentenário da Catequese Poética (2014, juntamente com Chama Poética) pela curadoria do sarau Gente de Palavra Paulistano (desde 2015, inicialmente com Davi Kinski e depois com César Augusto de Carvalho) e Sarau da Paulista (desde 2016, com Cláudio Laureatti e César Augusto de Carvalho). (R)evoluções Poéticas é seu sexto livro.

O selo "Palavra da Rua" marca a parceria entre Gente de Palavra e a Escola Porto Alegre (EPA) — instituição que realiza um trabalho único de Educação de Jovens e Adultos voltado para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. As capas dessa publicação são feitas em papel artesanal reciclado pelo Núcleo de Trabalho Educativo da EPA e impressas em xilogravuras produzidas nas oficinas que Gente de Palavra ministra junto à Escola.




em contagem
coletivoz com(vida):
pré-lançamento coleção vozes coletivas


13 de novembro, às 20 h, no The Wall Bar:
Rua Padre Bartolomeu de Gusmão, 250 - Jardim Industrial

Convidamos todes para mais um Coletivoz Sarau de Periferia. Receberemos poetas que lançarão em breve a Coleção Vozes Coletivas, da editora Venas Abiertas.

Dos saraus, slams, bares, becos, palcos, das praças, das casas e barracos empilhados nesta Cidade Sentimento — Inquietações traçam a Linha Vermelha do Destino rumo ao Velho Barreiro onde O Poeta não Sabe Falar de Amor, Afloro, sempre — Afrogênese, Até Mesmo Se As Borboletas Não Me Dessem Medo.

Esta coleção é sobre poemas que não se permitem as gaiolas da estante. Aqui a Marginalidade Poética da fala, do poder de fala, toma as páginas, num recorte único: cada livro nos brinda com o mar único do pensar, do fazer de cada poeta. Que pouco permite um Eu-Lírico vindo de outras bandas, mais uma vez cunhamos ESCREVIVÊNCIA de Evaristo, desta vez entre as montanhas de Ferro e os bares de Gente. O Coletivo das Vozes periféricas grita em versos!

Autores dos Livros: Deia de Oliveira, Fellipe Beluca, Joi Gonçalves, João Paiva, Karine Bassi, Leandro Zere, Laercio Gomes Costa.

À luta, à voz!


em são paulo
hilstianas v. 1 e
homenagem a hilda hilst


A Editora Patuá, o Instituto Hilda Hilst (IHH) e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro Hilstianas V. 1, antologia em homenagem a Hilda Hilst e para a manutenção e apoio à Casa do Sol. O evento, gratuito, será realizado no dia 15 de novembro (sexta-feira), a partir das 19 h, no Patuscada — Livraria, Bar e Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 40,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).