8 de ago. de 2019

em são paulo
a passagem invisível,
de chico lopes







matando gigantes,
de claudia dugim







a grande regressão:
lançamento e debate,
com renato janine ribeiro, silvia bittencourt
e angel bojadsen


No dia 13 de agosto (terça-feira), a partir das 19 h, acontece na Livraria Martins Fontes Paulista o debate de lançamento do livro A grande regressão, com participação do filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, da jornalista, autora e tradutora Silvia Bittencourt, e mediação do diretor editorial da Estação Liberdade Angel Bojadsen. O encontro faz parte de uma série de eventos no âmbito da celebração dos 30 anos da fundação da Estação Liberdade.

A coletânea, organizada por Heinrich Geiselberger, reúne contribuições de dezesseis autores consagrados que buscam entender os acontecimentos políticos dos últimos anos. Os artigos de pensadores como Zygmunt Bauman, Nancy Fraser, Bruno Latour, Arjun Appadurai, Slavoj Žižek e Renato Janine Ribeiro diagnosticam os desafios sem precedentes que se apresentam para as democracias progressistas frente à ascensão de líderes neopopulistas de variados matizes. A conversa buscará elucidar esses desdobramentos e pensar como resistir ao retrocesso que vem tomando a política local e global.

A GRANDE REGRESSÃO: UM DEBATE INTERNACIONAL SOBRE OS
NOVOS POPULISMOS – E COMO ENFRENTÁ-LOS

Lançamento A grande regressão e debate A fadiga da democracia progressista e os novos demagogos
Com Renato Janine Ribeiro, Silvia Bittencourt e Angel Bojadsen
Dia 13/8, terça-feira, a partir das 19 h
Auditório da Livraria Martins Fontes Paulista (Av. Paulista, 509)

Sobre os participantes

Renato Janine Ribeiro
Professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP), na qual se doutorou após defender mestrado na Universidade de Paris I (Pantheon Sorbonne), França. Tem se dedicado à análise de temas como o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, a república e a cultura política brasileira. Entre suas obras destacam se A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000, Prêmio Jabuti de 2001) e A boa política: ensaios sobre a democracia na era da internet (2017), ambos pela Companhia das Letras, e A pátria educadora em colapso (São Paulo: Três Estrelas, 2018).

Silvia Bittencourt
Tradutora e jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Reside desde 1991 na Alemanha, onde também estudou História. É atualmente colaboradora da Folha de S.Paulo e docente no Laboratório de Línguas da Universidade de Heidelberg. Escreveu O Euro (Publifolha, 2002) e A Cozinha Venenosa: um jornal contra Hitler (Três Estrelas, 2013).

Angel Bojadsen
Desde 1993, é diretor editorial da Editora Estação Liberdade. Estudou história e ciências políticas na Universidade Laval, no Canadá. Trabalhou como roteirista de cinema documentário e como tradutor na Alemanha, França e Brasil. Constituiu uma linha editorial cosmopolita e voltada a literaturas estrangeiras. Foi presidente da Libre (Liga Brasileira de Editoras) de 2001 a 2004.




minha irmã, a serial killer,
de oyinkan braithwaite







quando falávamos do desejo
e outros sentimentos menores
vol I


im
A Maldita Casa Editorial, a Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro Quando falávamos do desejo e outros sentimentos menores,  coletânea de contos organizada por Fêre Rocha e Genio Nascimento. O evento, gratuito, será realizado no dia 10 de agosto (sábado), a partir das 19 h no Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena.




fascismo: definição e história,
de luce fabbri


Mais informações: clique aqui.




em curitiba
festival literário 2019:
litercultura


Programação e informações: clique aqui.




em belo horizonte
laços de fitas,
de neuza ladeira







primavera literária


Programação e mais informações: clique aqui.




no rio de janeiro
desacontecimentos,
de luis turiba







ouro branco,
de andré ladeia







oficina de poesia,
com carlito azevedo


Informações: divulga@7letras.com.br




em salvador
a mulher e o livro,
com esther alcântara & cia.
+ sarau vosz na flipelô







flipunk!,
com os reids, mal criado mudo,
franciel cruz & kátia borges







em campinas
a pintura da condição humana,
de doris homann