9 de jul. de 2019


em paraty
17ª festa literária internacional
de paraty: flip


A 17ª Festa Literária Internacional de Paraty acontece de 10 a 14 de julho,
e tem Euclides da Cunha como autor homenageado.

O Programa Principal conta com 21 mesas literárias e um elenco de 33 autores e autoras que, para além da literatura, atuam em áreas diversas como jornalismo, música, arquitetura e ciência. As mesas literárias vão acontecer no Auditório da Matriz e serão transmitidas ao vivo no telão no Auditório da Praça, com 754 lugares cobertos e gratuitos.

O Programa Educativo estará presente na Biblioteca Comunitária Casa Azul que, pela primeira vez, ficará aberta durante os dias da Festa Literária e, também, na Central Flipinha, na Praça da Matriz. As árvores da praça, como nos anos anteriores, vão se transformar nos Pés de Livros, onde são realizadas rodas de leitura.

Nesta edição, a programação paralela das 23 casas parceiras será informada no site da Flip de forma inédita.

Mais informações: clique aqui.




casa fantástica


A Casa Fantástica é a primeira casa dedicada à fantasia e ficção científica a ocorrer durante a Flip. Em 2018, a iniciativa reuniu autores, editores e leitores e marcou a presença da literatura de gênero em Paraty. Em 2019, a Casa retorna para sua segunda edição, dessa vez incluindo a literatura de horror e de mistério.

Programação completa: clique aqui.




casa paratodxs


Este ano a Casa Paratodxs completa três anos em Paraty. Formada pelas editoras Nós, Edith, Demônio Negro, Relicário, Dublinense, Kapulana, Macondo e Cepe, a Paratodxs homenageará Chico Buarque e contará com diversos nomes da literatura, música, mercado editorial e cinema, em uma maravilhosa programação que inclui bate-papo, lançamentos, saraus, vendas de livros e apresentações musicais.

Programação completa: clique aqui.




matando gigantes,
de claudia dugim


A Editora Patuá e a Casa Fantástica convidam todos para o pré-lançamento do romance Matando gigantes, de Claudia Dugim, pela coleção Futuro Infinito. O evento, gratuito, será realizado no dia 12 de julho, sexta, a partir das 11h30, na Casa Fantástica (após a mesa redonda "Criaturas fantásticas"). O exemplar estará à venda por R$ 50,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).

Casa Fantástica
Rua Tenente Francisco Antônio (antiga Rua do Comércio), 90
Centro Histórico




a resistência dos vaga-lumes
org. cristina judar & alexandre rabelo

12 de julho, às 21 h, na Casa Paratodxs




a última cabra,
de lucas verzola






prêmio maraã de poesia:
editora reformatório
com márcio dal rio,
laís araruna de aquino & cia.







penélope martins na flip 2019







em são paulo
escritas subversivas,
com luci collin


@dsalles

De tempos e lugares diversos, há escritores cuja produção se desenvolve pela subversão das convenções vigentes, criando expressões perturbadoras que abrem caminhos alternativos para a criação literária. O curso contextualiza, analisa e discute os elementos principais que caracterizam a escrita de autores dessa linhagem, entre eles Lewis Carroll, William Faulkner, Gertrud Stein, Samuel Beckett, Lydia Davis, Hilda Hilst, Roberto Piva e Maria Gabriela Llansol.

25, 26 de julho, quinta e sexta
19 às 21h
e 27 de julho, sábado
15 às 17h
R$ 300

Clique aqui e inscreva-se.

Luci Collin é professora de literatura na UFPR e tradutora de autores como Gertrud Stein e E. E. Cummings. Tem diversos livros publicados de prosa e poesia, entre eles Querer Falar (7Letras, 2014, finalista do prêmio Oceanos), A Palavra Algo (Iluminuras, 2016, prêmio Jabuti) e Papéis de Maria Dias (Iluminuras, 2018).

Atenção: este curso também será transmitido online.




verso vivo: introdução ao verso livre e
ao verso fixo, de shakespeare a criolo,
com matheus guménin barreto


Um encontro: 20 de julho
Quando? Sábado, das 10 h às 14 h
Carga horária total: 4 horas
Investimento total: 30 reais
Onde? Na Taperona (Av. São Luís, 187 - 2º andar - loja 30)
Com: Matheus Guménin Barreto

Mais informações: clique aqui.

Inscrições: clique aqui.




II festival zeto udistoque pajeuzeira







em lisboa
ferrovia essencial,
de josé manoel