15 de jun. de 2019

no rio de janeiro
conversa com
carlos eduardo pereira


18 de junho, de 14 h às 17 h, RAV 112, Instituto de Letras,
UERJ, Maracanã, 11º andar




walther moreira salles —
o banqueiro embaixador e a construção
do brasil, de luis nassif







escrever sem escrever,
de leonardo villa-forte


19 de junho, às 19 h, na Livraria da Travessa:
Rua Voluntários da Pátria, nº 97 - Botafogo

A Relicário Edições, a Editora PUC-Rio e a Livraria da Travessa convidam para o lançamento do livro Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI, de Leonardo Villa-Forte. Na ocasião haverá bate-papo entre o autor e Fred Coelho, além de leituras comentadas de Rita Isadora Pessoa, Roy David Frankel e Ramon Mello.

Sobre o livro
Quando falamos em música falamos em remix e DJ. Quando falamos em audiovisual, falamos em montagem e mash-up. Para a arte contemporânea, o crítico Nicolas Bourriaud forjou o termo "pós-produção", que aponta a tendência atual de obras que não são criações originais mas reciclagens ou reproposições de obras anteriores ou objetos pré-existentes. Em comum a esses campos e situações, os gestos de apropriação e deslocamento, consagrados pelos ready-mades de Marcel Duchamp e por outros artistas da vanguarda. Entretanto, no ambiente tecnológico contemporâneo, com seus estímulos e ferramentas específicos, a apropriação e o deslocamento adquirem novas facetas. A pergunta da qual esse livro parte é: de que maneira a escrita e a literatura se inserem e participam desse novo contexto? Copiar e colar. Seleção e edição. Gravação e transcrição. Cut-up, apagamento, supressão. Pirataria. Buscas no Google. Plágio, cópia, imitação. Como o ato da citação e a cultura remix dialogam? Em que medida o escritor contemporâneo pode ser pensado como um artista conceitual ou um curador de textos alheios? Quais são as consequências para as práticas de leitura e para a ideia de autoria? A partir das noções de "escrita não-criativa", de Kenneth Goldsmith, "gênio não-original", de Marjorie Perloff, e do Manifesto da literatura sampler, de Fred Coelho e Mauro Gaspar, Leonardo Villa-Forte estuda obras recentes de escritores, artistas e poetas brasileiros e estrangeiros, para pensar a escrita diante, ou melhor, dentro desse ambiente em transformação.

Sobre o autor
Leonardo Villa-Forte é autor de O princípio de ver histórias em todo lugar (romance), O explicador (contos) e Agenda (conto avulso). Criou a série de colagens e blog MixLit – O DJ da Literatura, que alavancou a discussão sobre o remix na literatura no país, e o projeto de intervenção urbana Paginário, com mais de 60 murais espalhados por Brasil, Portugal e Espanha. Formado em Psicologia pela UFRJ, com passagem pela Facultad de Filología da Universidad de Salamanca, ele é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, onde realiza seu doutorado. Professor do quadro da Pós-Graduação em Letras da Estácio, publicou artigos em revistas acadêmicas como a FronteiraZ e a Scriptorium e colaborou com veículos como a Revista Pessoa, Serrote, Palavra e o Blog do IMS. Escrever sem escrever é seu primeiro livro de não ficção.

Clique aqui e conheça o livro.




a visita de joão gilberto
aos novos baianos,
de sérgio rodrigues







em lisboa
mundo(s) - 5:
coletânea de poesia lusofóna
[org. angelo rodrigues],
com beatriz h. ramos amaral & cia.








em belo horizonte
limite,
de luiz costa lima


Luiz Costa Lima, um dos mais importantes teóricos da literatura do Brasil, vem a BH para o lançamento de seu novo livro Limite (co-editado pela Relicário e a Editora PUC-Rio), que acontecerá dia 18 de junho (terça-feira), às 18h30 na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi).

Dia 19 de junho, durante todo o dia, o teórico participará na FALE/UFMG de um evento dedicado a seu trabalho: Luiz Costa Lima: legados, no qual haverá apresentações e conversas entre diversos pesquisadores: Marcus Vinicius de Freitas (UFMG), Aline Magalhães Pinto (UFMG), Myriam Ávila (UFMG), Emílio Maciel (UFOP), Nabil Araújo (UERJ), Gustavo Silveira Ribeiro (UFMG), Roberto Said (UFMG), Sérgio Alcides (UFMG), Valdei Lopes de Araújo (UFOP), Roniere Menezes (Cefet-MG). O evento acontecerá no auditório 1007 e o livro será vendido no local.




do traço ao pixel:
exposição de rômulo garcias







estratégias narrativas:
personagens da poesia,
por estela rosa


27 e 28 de junho, de 19 h às 21 h, na
Rua da Bahia, 1148 - sala 1537 (Edifício Maletta).
Mais informações e inscrições, clique aqui.