4 de jun. de 2019


em joão pessoa
nenhum espelho reflete seu rosto,
de rosângela vieira rocha







em brasília
fundamentos de ventilação e apneia,
de alberto bresciani







tudo que morde pede socorro,
de cinthia kriemler


10 de junho, às 19 h, no Carpe Diem

A Editora Patuá e o Carpe Diem Restaurante convidam todos para o lançamento do livro Tudo que morde pede socorro (romance) de Cinthia Kriemler. O evento será realizado no dia 10 de junho (segunda-feira), a partir das 19 h, no Carpe Diem: CLS 104 - Bloco D, Loja 1 - Asa Sul. O exemplar estará à venda por R$ 45,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito). Leitoras e leitores de qualquer cidade do país que realizarem a compra antes do lançamento receberão o exemplar autografado após o evento (atenção para o prazo de entrega: é possível retirar no lançamento)

Clique aqui para comprar.




nessa boca que te beija,
de leonardo almeida filho


10 de junho, às 19 h, no Carpe Diem

A Editora Patuá e o Carpe Diem Restaurante convidam todos para o lançamento do livro Nessa boca que te beija (romance) de Leonardo Almeida Filho. O evento, gratuito, será realizado no dia 10 de junho (segunda-feira), a partir das 19 h no Carpe Diem: CLS 104 - Bloco D, Loja 1 - Asa Sul. O exemplar estará à venda por R$ 45,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito). Leitoras e leitores de qualquer cidade do país que realizarem a compra antes do lançamento receberão o exemplar autografado após o evento (atenção para o prazo de entrega: é possível retirar no lançamento)

Clique aqui para comprar.




em porto alegre
contos de pampa e fronteira:
org. anna mariano e débora mutter


A literatura mais "fria" do país vem aquecer o inverno que chega

Conhecido por sua típica paisagem invernal, o Rio Grande do Sul produz uma literatura que não tem nada de fria. Pelo menos é o que 13 narradores da região mais enregelante do país desejam demonstrar com a edição de uma coletânea de contos que pode ser, no inverno que se avizinha, uma interessante companhia a quem conhece, deseja rever ou se interessa pela vida das pessoas que habitam a fronteira mais ao sul do Brasil e a porção rio-grandense da vasta planície, ou pampa, que se estende desde a Argentina, o Uruguai e que no Rio Grande do Sul é historicamente cenário da expressão de uma literatura muito peculiar e intrigante. E, a confirmar, nem um pouco fria.

Organizado pela escritora Anna Mariano, de Atado de Ervas (L&PM, 2011) e pela professora de literatura brasileira e também escritora Débora Mutter, o livro é uma reunião que de certo modo dá prosseguimento à tradição do conto no Rio Grande do Sul e de coletâneas que desde a década de 70 eventualmente são organizadas, como a já clássica Roda de Fogo e outras que a sucederam consolidando a presença da porção mais meridional do Brasil no cenário literário nacional.

Por tratar-se de um recorte ainda mais interno ao estado do Rio Grande do Sul, é bastante nítido que os autores têm muito em comum para além da questão geográfica, mas é justamente na diversidade de olhares e perspectivas para o elemento local, seja o urbano ou o rural, que a coletânea de contos ganha contornos mais particulares. Como o escritor Gustavo Melo Ckester adverte no prefácio do livro, "nenhum conto passa com indiferença; nenhuma história é vazia ou fútil".

Ou ainda, conforme ele prossegue: "é uma prosa repleta de textura, de gostos inesperados, de sons que dançam no cérebro do leitor, mas, mais do que tudo, é uma literatura que possui carnalidade. Não são textos para pessoas fracas ou assustadiças, mas obras que desafiam o leitor a deixar a posição de observadores impassíveis e a mergulhar com brusquidão naquilo que existe de mais angustiante e exasperador na experiência humana".

Contos de pampa e fronteira não parece ser, portanto, um livro que nasceu para ficar muito tempo parado na estante. Pelas variadas vozes e temáticas, muitas vezes dirá mais pela diversidade do que por uma possível unicidade. E, dessa forma, será cada vez mais difícil perfilar os autores gaúchos como uma categoria de iguais, tão nítida é a sua própria coloração e diferença. Pois o objetivo de uma coletânea é bem o de realizar a colheita (e amostra) do que os escritores têm de melhor.

Participam do livro (em ordem alfabética): Anna Mariano, Athos Ronaldo Miralha da Cunha, Cláudio Corrêa Noronha, Colmar Duarte, Débora Mutter, Fernando Pereira da Silva Filho, Jair Portela, José Francisco Botelho, Lucio Carvalho, Marga Cendón, Maria da Graça Rodrigues, Newton Alvim e Valéria Surreaux.

Mais informações: clique aqui.