24 de mai. de 2019


em são paulo
escrevi um livro. e agora?, com
deborah dornellas, eduardo lacerda & cia.


27 de maio, às 19 h, no Instituto Vera Cruz:
Rua Baumann, 73 - Vila Leopoldina

Ex-alunas do curso de pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz, que tiveram seus livros publicados recentemente, participam, ao lado de seus editores, de um debate sobre as peculiaridades da carreira literária no Brasil, hoje.

Convidados
Escritoras: Deborah Dornellas, Gabriela Aguerre e Leonor Cione
Editores: Alfredo Nugent Setubal, Bruno Zeni e Eduardo Lacerda

Entrada gratuita
Inscrições: clique aqui.

Sobre os convidados
Deborah Dornellas: Ex-aluna da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Autora do romance Por cima do mar, vencedor do Prêmio Casa de las Américas 2018.

Gabriela Aguerre: Ex-aluna da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Autora do romance O quarto branco.

Leonor Cione: Ex-aluna da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Autora do romance O estigma de L., finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2018.

Alfredo Nugent Setubal: Ex-aluno da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Escritor e editor da Todavia.

Bruno Zeni: Professor da pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Escritor e editor da Quelônio.

Eduardo Lacerda: Escritor e editor da Patuá e das revistas Metamorfose e O Casulo.




aniversários geminianos,
com eduardo lacerda


25 de maio, às 18 h, no Patuscada — Livraria, Bar & Café:
Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena

Na festa de aniversário de Eduardo Lacerda, editor da Patuá, a comemoração inclui os amigos que também comemoram a vida na mesma época.




sinapses poéticas:
florbela espanca por alice ruiz


29 de maio, às 20 h, no Centro da Terra:
Rua Piracuama, 19 - Perdizes

O projeto Sinapses Poéticas torna o "verbo" como o seu cerne. Prosa, poemas, diários, o epistolar, ensaios, crônicas, letras de músicas, voice-over cinematográfico, a "palavra" como protagonista, como fio condutor para se chegar num desprendimento emocional e espiritual. O espetáculo-ensaio está estruturado na conexão da oralidade (declamação de poemas, recortes literários e sínteses biográficas) com breves reflexões e entrevistas com convidados, tendo em alguns momentos a intersecção de LPs de poesia declamada tocado ao vivo e fragmentos de vídeos dos autores homenageados recitando seus próprios textos. O convidado da noite refletirá sobre os aspectos estéticos, filosóficos e socioculturais desse autor, trazendo um novo contexto em torno de parte de sua obra poética. Além disso, recitará os poemas e fragmentos literários preferidos.

Mais informações: clique aqui.




lançamento de obras jurídicas,
com beatriz h. ramos amaral







mal secreto: poesia e canção,
com angélica freitas e jards macalé
[mediação alice sant'anna]







café literário com tarso de melo


30 de maio, às 19 h, na AASP - Associação dos Associados de
São Paulo: Rua Álvares Penteado, 151 - Centro

Um bate-papo com o autor sobre a obra

Intimo desabrigo é o sétimo livro de poemas de Tarso de Melo. O autor começou a publicar nos anos 1990 e, desde então, tem atuação intensa como autor, crítico, editor e organizador de obras e eventos coletivos. Constituído por poemas escritos entre 2015 e 2017, o livro apresenta-se como um retrato crítico do nosso tempo, não apenas pelas referências diretas a assuntos que dominaram o noticiário nesse período, mas também porque os poemas assumem as formas mais variadas, como se suas transformações correspondessem às profundas incertezas e aos diferentes impactos sofridos por todos que atravessam esses dias difíceis. E também o processo criativo, aqui, foi marcado por essa abertura, porque, como destaca o autor em nota ao final do volume, muitos poemas "nasceram públicos, escritos no celular ou no computador diretamente na caixinha de status do facebook, na rua, na estrada, no meio do redemoinho, no lugar e na hora em que foi possível nascer".




paraízo-paraguay,
de marcelo labes


Primeiro título da Caiaponte edições, Paraízo-Paraguay é um romance memorialístico de Marcelo Labes, autor de Enclave (Patuá, 2018), O poeta periférico (2018), Trapaça (2016), O filho da empregada (2016), entre outros.

De cunho histórico, Paraízo-Paraguay aborda a vida de pessoas simples em momentos-chave para a compreensão da formação das colônias germânicas no sul do Brasil e seus enclaves.




3º encontro do clube de leitura
neli siqueira


30 de maio, às 16 h: Av. Augusta, 1626 - Consolação

No encontro de maio, a conversa é sobre o livro O Peso do Pássaro Morto, de Aline Bei. Todos estão convidados. A entrada é gratuita.




em belo horizonte
I jornada escrita por mulheres,
com sandra goulart, ana elisa ribeiro,
maria valéria rezende & cia.


Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha




no rio de janeiro
II colóquio de tradução e criação,
com patricia lavelle, vanderley mendonça & cia.


Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis s/n - São Domingos
Mais informações: clique aqui.




em uberlândia
I jornada do pensamento ameríndio,
com idelber avelar & cia.


Ufu Campus Santa Mônica: Av. João Naves de
Ávila, 2121 - Bloco 3 C - Santa Mônica