9 de mai. de 2019

em belo horizonte
quarenta,
de sérgio fantini


A editora Pulo e o escritor Sérgio Fantini apresentam Quarenta, livro que
comemora a trajetória poética do autor, juntamente com seu 58º aniversário!

Há quatro décadas do lançamento dessa obra, depois de organizar e participar de publicações coletivas, Sérgio Fantini percorria as ruas de sua cidade de origem, Belo Horizonte, com seu primeiro trabalho individual — datilografado e mimeografado por ele próprio — debaixo dos braços. A composição artesanal e a postura independente fizeram parte de toda a trajetória do autor, que se tornou um dos representantes da Geração Mimeógrafo, movimento brasileiro da cultura marginal.

Com os poemas, lançou nove títulos. Apesar de ter tomado o caminho da prosa desde 1985, publicando livros de contos, romances e participando de diversas antologias do gênero, sempre escreveu versos. Quarenta celebra a produção poética de Sérgio Fantini a partir da seleção e da reformulação, pelo próprio autor, de textos antigos, da reunião de inéditos, além de recordações de várias passagens que compuseram essa história. São poemas, casos e amigos, acumulados de 1979 até hoje, quando ele completa 58 anos.

A cronologia do autor na literatura, iniciada em um momento de contestações à ditadura militar no Brasil e ao esquema editorial vigente, segue acompanhando a conjuntura política do país. Em um de seus zines de 1980, Sérgio escolheu, para a quarta capa, frases de um texto escrito por Nicolas Behr sobre os poetas da Geração Mimeógrafo, que ressaltava que aquele grupo estava "levando o ato de fazer poesia até suas últimas consequências". Quarenta se propõe como um registro dessa atitude.

O rolo do mimeógrafo foi substituído pelo tambor da máquina de risografia para compor as 200 cópias, numeradas a mão, desta edição especial.

Esperamos você para compartilhar conosco o lançamento de Quarenta, no dia 18 de maio, sábado, a partir das 11 h no bar Lua Nova, que fica no segundo andar do edifício Maletta, em Belo Horizonte.

No evento, o livro, que será comercializado posteriormente por R$40,00, estará disponível pelo preço promocional de R$35,00 (dinheiro ou cartão). Outros títulos também estarão à venda.




outono azul a sul
performance poética:
calí boreaz


calí boreaz, poeta portuguesa, apresenta um solo poético a partir do seu livro outono azul a sul, publicado em Portugal e no Brasil pela Editora Urutau. A apresentação acontece no âmbito do Eixo Culturas Populares \ Mês da Língua Portuguesa,

no dia 15 de maio, às 20h,
no Teatro de Bolso do Sesc Palladium,
em Belo Horizonte

DO EXÍLIO & DA CLANDESTINIDADE | caliboreaz.com
"Uma onda que nos arrasta desde a primeira linha até lugares impossíveis de prever", "o melhor de dois mundos, numa poesia viajante, desconcertante" — é como a escritora portuguesa Ana Teresa Pereira (Prêmio Oceanos 2017) e a escritora brasileira Cíntia Moscovich (Prêmio Portugal Telecom 2013) se referem, respectivamente, ao outono azul a sul, de calí boreaz, artista portuguesa que morou na Romênia e hoje mora no Brasil.

Essa performance solo é um roteiro poético do exílio: travessia multi-atlântica alternando com suspensões a meio desse Atlântico, como um lugar de espanto a (con)fundir-se com o corpo urgente da cidade. A poeta faz um relato intimista da clandestinidade — do ser deslocado, logo mais atento, do artista traindo o burocrata, do amante que não consegue habitar o amor.

"Entre Lisboa e Rio de Janeiro, desponta um novo canto, herdeiro do vento, do desconcerto e do lírico. Assim é a poesia de calí boreaz, geografia do tempo, em seu instante forte e delicado. Uma estreia vigorosa, uma noite que grita, para dizer o mínimo." (Paula Fábrio, Prêmio São Paulo de Literatura 2013).

Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos




sempre um papo:
o verão tardio,
de luiz ruffato







em brasília
transplantações do jardim da minha mãe,
de adalberto müller







em curitiba
sede de céu,
de nic cardeal







em são paulo
no corredor dos cobogós,
de paula fábrio







combustão,
de cefas carvalho & jeanne araújo






 em vitória
6ª flic-es:
feira literária capixaba,
com casé lontra marques & cia.



Mais informações: clique aqui.