18 de mar. de 2019

em santo andré, sp
espera, de luzia maninha
& até que a morte nos agasalhe,
de margarita lo russo







em belo horizonte
#mulheresemergentespresente,
por constância lima duarte
homenagem: tânia diniz







morte porca,
de wir caetano


Um dos rebentos da chamada Geração 00 (produção literária brasileira da primeira década do século 21), o livro Morte Porca, publicado em 2002, volta à cena.

O autor, o mineiro Wir Caetano, que se autodefiniu como híbrido (por misturar gêneros literários) em matéria da extinta revista "Bravo", no ano de publicação da obra, a relança em Belo Horizonte no próximo dia 27, na Asa de Papel Café& Arte, a partir de 19 horas.

"Não se trata de reedição nem mesmo reimpressão. Eu tenho ainda alguns exemplares em meu arquivo pessoal e, como sou procurado por pessoas interessadas em adquirir o Morte Porca, resolvi colocá-los à venda, relançando o trabalho, diz ele.

Wir Caetano, que nasceu e vive em João Monlevade, na região central do Estado, diz que, em pesquisas na internet, já encontrou o livro tanto em bibliotecas do exterior quanto em sebo com preço cinco vezes maior do que foi vendido originalmente.


Underground
Tendo como pano de fundo o universo underground da noite belo-horizontina, o livro Morte Porca é um conjunto de narrativas enigmáticas independentes, mas que dialogam entre si, numa combinação de caos, violência e lirismo.

Anagramas misteriosos, detetives, prostitutas e transeuntes sem rumo pontuam o "texto poroso cujo enigma é reconstituir a cloacas máxima da linguagem", segundo o escritor Joca Reiners Terron, autor do prefácio.

O livro, com ilustrações do quadrinista Luciano Irrthum e projeto gráfico de Juarez Gonçalves, é o único de ficção na trajetória do autor. Wir Caetano lançou outros três trabalhos, todos de poesia: De Paixões e Atrofias (Edições Trote, 1982), Fragmentos de Poesia Tod (Coleção Leve um Livro, 2017) e Essa substância chamada Infinito (Clãdestina Cartonera, 2018).

27 de março, às 19 h
Asa de Papel Café&Arte
Rua Piauí, 631
Preço do exemplar = R$ 20,00




no rio de janeiro
cinema de brincar,
de cezar migliorin
& isaac pipano







uma literatura nos trópicos,
de silviano santiago







em são paulo
vrborrgica - ed 02,
com beth brait, paula valéria andrade
& marlene araújo


Vrborrgica expande a poesia em um slam com poetas convidados e suas obras, tudo conduzido por um regente que elabora a peça em tempo real por metodologia de código gestual. A sonorização fica por conta da Ensemble Vrborrgica, coletivo de formação híbrida e flutuante, que integra a cada edição diferentes artistas sonoros e visuais, performers e músicos convidados.

Poetas Convidadas
Beth Brait
Paula Valéria Andrade
Marlene Araujo




os muros das cidades:
a modernidade nas obras de antoni tápies,
veermer, manet, pop arte e grafites,
por sergio fingermann