13 de ago. de 2018

em salvador
trans formas são,
de alex simões


O poeta e performer Alex Simões abre a coleção contemporaneidades periféricas da Editora Organismo com o seu mais novo livro: trans formas são. A publicação conta com prefácio de Allan da Rosa e orelha de Ricardo Aleixo e projeto gráfico de Thais Geckseni. A coleção busca apresentar ao público aquelas textualidades que se inserem na semiose das produções de sujeitos, territórios e culturas subalternizados historicamente. A proposta busca visibilizar as diversas formas de inscrição do contemporâneo nos muitos territórios e formações discursivas que atravessam a contemporaneidade.

O livro conta com 38 poemas, distribuídos em três partes, que perguntam à poesia, às palavras, às pessoas, aos animais, às coisas e ao próprio poeta o que virão/viremos a ser. A obra também fala sobre distintas temporalidades convivendo, nem sempre pacificamente, aqui e agora. Para tanto, o poeta lança mão de diversos procedimentos estéticos, principalmente a apropriação, para deixar em suspenso o assombro de estar vivo, apesar da necropolítica, contra a qual se insurge pela poesia. É o que bate na memória de uma pele — neste caso, preta, gay, cis, entre outras circunstâncias — e que assombra pela beleza, pelo horror, pelo afeto, pelo susto mesmo.

Para Jorge Augusto, editor e idealizador da coleção, "os corpos, a tradição, o desejo, a literatura, estão em trans formas são, inscritos no movimento do tempo, no devir que faz das coisas e dos seres, contemporâneos". Esses deslocamentos nos poemas de Alex ocorrem sempre em multiplicidade, como apontou o poeta Ricardo Aleixo "nada nessa coleção de poemas aponta para a certeza [...] Essa como que aposta no múltiplo quem sabe para fazer com que se revele a figura fugidia do uno..." ou quem sabe para afirmar sua impossibilidade. O certo é que trans forma são, aponta caminhos para pensarmos esse movimento do ser no tempo, e a partir disso compreendermos o contemporâneo em sua multiplicidade.

O livro de Alex Simões será lançado dia 18 de agosto, na Casa Rosada, situada na Travessa dos Barris, 30 (antigo Quixabeira). O evento ocorrerá das 15h às 21h e terá ainda performance inédita com participação de André Oliveira e mais algumas surpresas. O livro custará 30 reais.

Alex Simões é poeta e performer. Publicou Quarenta e uns sonetos catados (Domínio Público, 2013), (hai)céufies (Esquizo Editora, 2014) e Contrassonetos catados & via vândala (Mondrongo, 2015).  Bloga em toobitornottoobit.blogspot.com.br.

Serviço
Data: 18/08/2018, das 15h às 21h.
Local: Casa Rosada (Travessa dos Barris, 30 - Barris)
Valor do livro: R$ 30,00
Contato: poetalexsimoes@gmail.com | tel: (71) 99395-0435




em florianópolis
tratamento da imagem,
de demétrio panarotto


"O que é uma imagem? Qual é o seu corpo? Como ela vive? Sobretudo, quem sabe: como ela nos afeta, individual e coletivamente? Demétrio Panarotto experimenta, neste conto, algumas linhas que tensionam perguntas como essas. Trata-se de literatura, ou seja, de um respiro, uma demora; mas, também, de uma contenda: privilegiando, justamente, o questionamento a respeito das imagens, a narrativa de Panarotto fornece algumas coordenadas que situam um estado da imaginação contemporânea, em busca não de consenso ou de conformidade, mas sim de uma margem de manobra para a vida". Artur de Vargas Giorgi.

O Selo Patifaria convida para o lançamento do livro Tratamento da Imagem, de Demétrio Panarotto. Uma publicação com tiragem de 111 livros feitos à mão, impressa pela Editora Caseira, projeto gráfico e ilustrações de Pati Peccin e prefácio de Artur de Vargas Giorgi.

Clique aqui e veja o teaser do livro.

Serviço
Sexta, 17 de agosto a partir das 19h
Desterrados — fotografia, literatura e arte
Rua Tiradentes, 204 - Centro




no rio de janeiro
revista palavbras andantes



13 de agosto, às 19h | Casa de Pedra 64: Rua Redentor, 64 - Ipanema

Lançamento do primeiro número da revista Palavbras Andantes, com uma antologia bilíngue da poesia brasileira contemporânea. O evento terá uma conversa com os editores Érica Casado, Pedro Rocha e Sergio Cohn e leitura dos poetas cariocas presentes na antologia (Guilherme Zarvos, Alberto Pucheu, Bruna Mitrano, Danielle Magalhães, Ana Paula Simonaci, Italo Diblasi). A revista Palavbras Andantes é uma publicação multinacional de poesia íbero-americana, com editores em 14 países.




contação de histórias:
contar com objetos,
com ilana pogrebinchi


Nos dias 18 e 19 de agosto, acontece no Espaço Cultural Lago de Histórias (R. Marechal Cantuária, 18, Sobrado – Urca), das 9h às 13h30, a Oficina Contar com Objetos, com Ilana Pogrebinschi.

O objetivo é trabalhar com contadores de história, atores, educadores, professores de todas as disciplinas e pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos na arte de contar histórias.

Ilana abordará a relação do homem com os objetos e o gesto, o teatro de objetos, transformação dos objetos em personagens das histórias, manipulação durante as narrativas e observação do universo simbólico do material utilizado.

Mais informações e inscrições: ilanacontadora@gmail.com




em belo horizonte
tia geralda, a morte e o gato,
de rômulo garcias







em porto alegre
o silêncio das mangas
el silencio de los mangos,
de eliel brizolla


O livro de poesia bilíngue O silêncio das mangas, do gaúcho Eliel Brizolla, será lançado em Porto Alegre na próxima quarta-feira, 15 de agosto.

Trata-se de uma seleção de 65 poemas em português e em espanhol que recolhem as vivências de Brizolla em Porto Alegre, onde estudou na UFRGS, e em Caracas, na Venezuela, onde mora há 26 anos e hoje é professor universitário.

Eliel Brizolla é poeta, ator, diretor e produtor de teatro e circo.

O posfácio é de Ricardo Silvestrin.

Quando: 15 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h
Onde: Pinacoteca Bar - Rua da República, 409 - Cidade Baixa
Quanto: o livro será vendido no local a R$ 38,00 (pagamento somente em dinheiro)
Contato: (53) 9956-1682




na chapada diamantina
fligê — festa literária de mugugê:
literatura e resistência:
a vida nos rastros da palavra


Mais informações: www.flige.com.br




em são paulo
acontece na
casa guilherme de almeida