24 de mai. de 2018

em porto alegre
use o assento para flutuar,
de leo gonçalves


A Livraria Taverna e o poeta mineiro Leo Gonçalves convidam para o lançamento do livro Use o assento para flutuar (Crisálida), no dia 26 de maio, a partir das 19h.

Publicado pela primeira vez em 2012, Use o assento para flutuar acaba de receber nova edição, que apresenta novo formato. O autor assina o projeto gráfico e acrescenta poemas inéditos: "Nesta reedição foi mantido ao máximo o espírito inicial do livro. Foram incluídos vários poemas inéditos e parte dos que compunham a série Poemacumba, que compõe a performance-espetáculo que realizei em 2012 ao lado da dançarina Kanzelumuka", afirma o autor. "Há outras pequenas novidades também, que o leitor poderá conhecer quando estiver com o livro em mãos".

Os poemas deste livro ganharam o mundo, na forma de traduções e participações em antologias. Em 2016, alguns deles foram publicados na forma de plaquete na Cidade do México, com traduções de Fernando Reyes. Ainda naquele ano, também seriam publicados na França, com tradução de Patrick Quillier, numa alentada antologia de nome Retendre la corde vocale: anthologie de la poésie brésilienne vivante. É uma antologia com diversas gerações de poetas vivos como Augusto de Campos, Zuca Sardan, Edimilson de Almeida Pereira, Angélica Freitas, Eliane Potiguara, Ricardo Aleixo, Ricardo Domeneck e outros. O título (Retesar a corda vocal) é extraído de um dos poemas de Leo Gonçalves presentes em Use o assento para flutuar.

No Brasil também, esses poemas ganharam espaços novos. Publicada em 2017, a antologia É agora como nunca, organizada por Adriana Calcanhoto, reuniu diversos autores brasileiros nascidos entre 1970 e 1990. São ao todo 41 poetas, dentre os quais, três poetas mineiras e o autor de Use o assento para flutuar. "As três poetas mineiras eu já conhecia e, de certa forma, acompanhava; Leo é que descobri e foi uma ótima surpresa", comenta a organizadora em entrevista ao jornal Estado de Minas.

SOBRE O AUTOR
Leo Gonçalves é poeta e performer. Realizou Em caso de incêndio queime lentamente e Poemacumba, performances onde ele demonstra que as palavras de seu texto costumam ultrapassar os limites da página. Paralelamente à poesia, o autor é também conhecido por seus trabalhos de tradução, que vem realizando desde 2002. Também colabora em diversas revistas com traduções de poetas africanos e antilhanos, como Aimé Césaire, Léopold Sédar Senghor, Léon Laleau, Birago Diop e Léon Gontram Damas, mexicanos como Heriberto Yépez e Fernando Reyes, americanos como Allen Ginsberg, entre outros.

SERVIÇO
Lançamento: Use o assento para flutuar, 2ª edição.
Data e horário: dia 26 de maio, às 19h
Local: Livraria Taverna (Rua Fernando Machado, 370 - Centro Histórico)
Entrada franca




em belo horizonte + outras cidades
o iludido (narrativas) e traços (poemas),
de anelito de oliveira



Lançamento dos livros O iludido (Páginas Editora) e Traços (Patuá), de Anelito de Oliveira nas seguintes datas, cidades, lugares e horários:

Belo Horizonte, 24 de maio, café do Centro Cultural do Minas Tênis Clube, 19h;
Montes Claros/MG, 25 de maio, Secretaria Municipal de Cultura/Corredor Cultural, 20h;
Unaí/MG, dia 29 de maio, Biblioteca Pública Municipal, 18h;
Brasília/DF, 30 de maio, Biblioteca Nacional, 18h.




em são paulo
sarau das mulheres poetas
org. rubens jardim


26 de maio | Casa das Rosas: Av. Paulista, 37




tipoeta: guilherme mansur








roberto musil em letra e imagem






em brasília
a rebelião dos estudantes,
com padu gurgel


Sexta, 25 de maio às 14h30
Auditório do IPOL/IREL UnB

Exibição do documentário baseado no livro A Rebelião dos Estudantes de Brasília, seguido de debate com o autor e produtor Antonio de Padua Gurgel. Padu realizou um trabalho de pesquisa para esse livro, compondo um relato vivo dos acontecimentos de 1968 no Distrito Federal. Padu foi ator e testemunha desses acontecimentos, uma vez que atuou intensamente no movimento secundarista e universitário do Distrito Federal. Vai ser uma oportunidade incrível para conversar sobre os significados de 1968, a educação pública, o movimento estudantil e questões políticas do passado/presente da história do Brasil e da ditadura militar.




em belo horizonte e brasília
estrelas de pés no chão |
verde, vermelho, amarelo |
bola dentro, de clara arreguy







em santos
desfile cosplay + bate-papo


Na noite de estreia de Han Solo: Uma História Star Wars, o Cine Roxy 4, o Roxy Premium Lounge e o Shopping Pátio Iporanga realizam uma noite especial.

Às 19h30, em frente ao Roxy Premium Lounge, no primeiro piso do shopping, acontece um desfile cosplay com personagens da saga Star Wars.

Depois, às 20h30, tem bate-papo com membros do fã-clube e mediação de Álvaro Ramos, do site Sahssaricando. Durante o bate-papo serão sorteados brindes para quem estiver consumindo no espaço.

A entrada para conferir o desfile e o bate-papo é gratuita.

Quem quiser conferir filme, horários e os ingressos à venda, clique aqui.

Quinta-feira, 24 de maio às 19h
Roxy Premium Lounge
Avenida Dona Ana Costa, 465 - Gonzaga, primeiro piso do Pátio Iporanga




em montes claros
especial projeto palavras & ideias,
com sivaldo ribeiro dos santos


Em 28 de maio, às 19h, no auditório Candido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula (Praça da Matriz), o professor, cantor e compositor Sivaldo Ribeiro, da dupla Ribeiro e Ribeirinho, fará uma palestra em que abordará sua trajetória na cena musical desde Januária, onde tocava nas praças públicas e no mercado; a vida, a história da dupla Ribeiro & Ribeirinho, a participação no filme Outras Histórias, dirigido por Pedro Bial; a participação no projeto Som da Rua da TV Zero; curso universitário; professor no colégio Marista e no Estado; AVC; transplante de coração em Belo Horizonte e esse momento conturbado em que vivemos.

O Adimilson Ribeiro dos Santos, o Ribeirinho da dupla, sofreu um sério problema de saúde, esteve internado no CTI, passou por cirurgia e precisa da ajuda dos amigos e dos demais humanistas. A palestra será em benefício dessa causa.

Dados bancários para ajudar o Adimilson Ribeiro dos Santos:
Caixa Econômica
Conta: 0003407-0
Agencia: 3044
Operação: 013

A entrada para o evento será a sua contribuição. Ajude!




 em válega, portugal
prêmio literário glória de sant'anna 2018