19 de jan. de 2018

em são paulo
amortalha,
de matheus arcaro







noite literária húngara,
na casa guilherme de almeida






no rio de janeiro
terceira feira de
publicações de poesia



a terceira feira, primeira destinada a publicações de poesia no rio de janeiro, reúne coletivos, iniciativas e diversos selos editoriais em quatro dias:

de quinta 25/01 a domingo 28/01 | de 16h às 22h

P R O G R A M A Ç Ã O:

QUINTA 25

17h _ ZINEXPOSIÇÃO: 27 ANOS DE CEP 20.000
vernissage da exposição que bebe da estética dos fanzines e publicações independentes para apresentar às novas gerações um pouco do legado de 27 anos de existência do Centro de Experimentação Poética. Curadoria de Santiago Perlingeiro e Vitor Paiva, com parceria do Paginário e Vidi Descaves.

19h _ CEP 20.000 DE VERÃO
os poetas publicados nos Cadernos do CEP em 2017 se reúnem para celebrar o fim deste primeiro ciclo de trabalho com a leitura de poemas + shows surpresa.

SEXTA 26

17h _ REVISTAS IMPRESSAS DE LITERATURA: NOVAS EDIÇÕES
lançamento das revistas e conversa com as editoras / Marília Garcia, grampo canoa #4 / Thais Medeiros, rébus #8 // mediação: Juliana Travassos

18h30 _ EDITORE / TRADUTTORE / TRADITORE
conversa com os editores / Marcelo Reis de Mello, Editora Cozinha Experimental / Marcelo Lotufo, Edições Jabuticaba / Luiza Leite, fada inflada

20h _ POETAS DE DOIS MUNDOS
os autores trazem poemas autorais, inéditos ou não, e textos de poetas mortos que marcaram sua trajetória // Catarina Lins / Leonardo Marona / Gabriel Gorini / Rita Isadora Pessoa / André Gravatá / Amora Pêra / Liv Lagerblad

21h30 _ NOSSA ARTE É POSTAR
performance / kza1


SÁBADO 27

17h _ Oficina Experimental de Poesia e Sarau do Escritório
conversa com alguns dos articuladores dos coletivos / Rafael Zacca / Ana Carolina Assis / Alex Teixeira / Luiz Fernando Pinto // mediação: Miguel Jost

19h _ MULHERES QUE ESCREVEM E ILUSTRAM
conversa com as poetas e ilustradoras / Bruna Mitrano / Priscilla Menezes // mediação: Estela Rosa

21h _ SARAU DAS MULHERES CONVIDA SLAM DAS MINAS
finalistas do Slam das Minas RJ / Natasha Felix / Valeska Torres / Letícia Brito / +++


DOMINGO 28

17h _ OUTRA POESIA: POEMA & ARTES, PENSAMENTO, MEMÓRIA, CINEMA, ENSINO ETC.
conversa com os poetas / Manoel Ricardo de Lima / Leïla Danziger // mediação: Luiz Guilherme Barbosa

19h _ QUASE TODAS AS POSTAGENS
conversa com os poetas / Carlito Azevedo / Simone Brantes // mediação: Stephanie Borges

20:30h _ ENCERRAMENTO


e mais:
nanica I exposição portátil
nanica é uma exposição portátil com trabalhos de 15 artistas e escritores numa escala em torno de 10x10x10 cm

entrada gratuita
a casa de pedra tem bar com quitutes e acepipes!
rua redentor, n. 64 – próximo ao metrô nossa senhora da paz

editoras presentes: fada inflada, Rébus, Luna Parque Edições, Coletivo Garupa, 7Letras, Azougue, Circuitoo, Cozinha Experimental, Edições Jabuticaba, Dantes Editora e kza1.
apoio: Casa de Pedra 64, Mulheres que escrevem e Coletivo Garupa
realização: Juliana Travassos e Santiago Perlingeiro




no instituto estação das letras:
frei betto e elias fajardo


Frei Betto e Elias Fajardo abrem a programação do semestre
do Instituto Estação das Letras com aulas grátis para os cariocas

Frei Betto fala, gratuitamente, sobre o Ofício de Escrever na aula inaugural do primeiro semestre do IEL (Instituto Estação das Letras), dia 30 de janeiro, das 16h às 18h, na Fundação Casa de Rui Barbosa (R. São Clemente, 134 - Botafogo).

Um dos principais pontos da análise do religioso é a escrita como missão, sem deixar em segundo plano a necessidade da leitura, da disciplina, e a técnica de grandes autores, como Shakespeare, Cervantes, T. S. Eliot, Bartolomeu Campos de Queirós, Adélia Prado, para cumprir bem esse papel. Para Frei Betto, Literatura é o avesso da Psicanálise: "quem ocupa o divã é o escritor que convida o leitor a ser seu analista". E, acrescenta: "Escrevo para ser feliz".

O evento é aberto a toda a comunidade carioca e dedicado aos alunos do Instituto, que comemora um ano de existência em 2018, desde que a Estação das Letras foi transformada em colegiado.  Os participantes deverão inscrever previamente, pelo e-mail estacaodasletras@estacaodasletras.com.br, uma crônica impressa, de no máximo, três mil caracteres, com espaço 1,5 entrelinhas. Alguns textos serão escolhidos pelo escritor, que estará à disposição também para autografar seus livros, entre eles Oficio de Escrever, lançado recentemente.

E no dia três de fevereiro, o IEL (Marquês de Abrantes, 177, Flamengo) será sede, das 15h às 17h, de uma aula aberta conduzida por Elias Fajardo, sobre conto e romance, que são abordados na oficina dele "Produzindo seu livro de ficção com vistas a publicação", parte da programação desse primeiro semestre do ano.


Inscrições e informações: (21) 3237-3947.