1 de nov. de 2017

em juiz de fora
escrita, infância, natureza,
com prisca agustoni &
edimilson de almeida pereira







no rio de janeiro
gabriel, as montanhas e o mundo,
de alícia uchôa e
fátima chaves de melo buchmann


O livro conta as aventuras do economista Gabriel Buchmann, uma história
de sonhos e desafios para inspirara sair do lugar e viajar

"Desde que pisei na África dormi e comi na casa de locais, gastando de 2 a 3 dólares por dia e distribui meu orçamento diário entre as pessoas que me hospedaram e alimentaram. Tô muito feliz de estar vivendo grandes aventuras de forma sustentável, transferindo 80% dos meus gastos pra africanos pobres. Aqui, com quase nada você faz a diferença na vida das pessoas". Gabriel Buchmann

Tomar sopão com "homeless" numa igreja de Londres, participar de rituais xamânicos na Amazônia, ser convidado para assistir a uma missa privada com o Papa no Vaticano, regar arrozais com camponeses no Vietnã, ser condecorado por uma tribo Massai, ou acompanhar de perto a rotina de um milionário do Burundi, na África.

Aos 28 anos, com uma sucessão de viagens com acontecimentos extraordinários e de pessoas fascinantes no currículo, o economista Gabriel Buchmann era adepto da felicidade do menos, em troca de mais liberdade e tempo. Dispensou o mercado financeiro para desbravar o mundo e tentar entender como aplicar as teorias econômicas para fazer diferença na vida das pessoas.

Suas ideias, seus ideais e princípios acabam de virar livro. Gabriel, as Montanhas e o Mundo (Autografia Editora), da jornalista Alícia Uchôa e de Fátima Chaves de Melo Buchmann, mãe do economista, é um conjunto de "causos" de viagens, histórias e impressões registradas — com destaque para a sua volta ao mundo —, em e-mails e mensagens trocadas com a família, amigos e a namorada.

Nessa odisseia, encarou as montanhas do mundo e da vida de perto. Subiu os pontos mais altos de onde passava e não dispensava um pôr do sol. Na bagagem, as montanhas de Annapurna (Nepal), Kilimanjaro (Tanzânia), Fansipan (Vietnã), Mulanje (Malaui), além do Pico da Neblina (Brasil). Visitou campos de refugiados, tribos, explorou cultura, conheceu gente, em sua máxima essência.

"Carisma, inteligência e cara de pau eram os principais elementos que faziam com que Gabriel abrisse portas que sequer chegam a ser percebidas por um turista comum. Ele era, na verdade, um incrível viajante", ressalta Alícia.

O brasileiro morreu em 2009, enquanto explorava o Monte Mulanje, no Malauí. O acontecimento ganhou os noticiários da época e, além deste livro, sua história recentemente inspirou o filme Gabriel e a Montanha, premiado em Cannes, que retrata sua passagem pela África. Em 2010, o economista viajante foi homenageado com o Prêmio Faz Diferença, em reconhecimento ao trabalho, à dedicação e talento de brasileiros que servem de inspiração para o país e o mundo.

Gabriel, as Montanhas e o Mundo tem esta intenção: inspirar cada vez mais gente a pegar a mochila para descobrir o que existe do lado de fora das grades dos apartamentos, muros das casas, do ar-condicionado dos escritórios e das telas do computador e dos celulares.

"É preciso fazer diferente: ousar, conectar-se com o outro, tirar de cada dia o melhor proveito, comungar com a Natureza, ser intenso e inteiro", resume Fátima.

As autoras reuniram mais de 70 fotos dessas aventuras mundo afora. O livro nem sempre segue uma ordem cronológica, preferiu respeitar os fatos marcantes dentro do contexto de cada destino.  Foram 38 países em 353 dias, passando pela Europa, Ásia e África. Entre eles: França, Inglaterra, Dinamarca, Alemanha, Holanda, Suíça, Itália, Ucrânia, Rússia, Mongólia, China, Vietnã, Tailândia, Camboja, Laos, Índia, Nepal, Paquistão, Irã, Líbano, Síria, Jordânia, Emirados Árabes, Nairóbi, Quênia, Uganda, Tanzânia, Zâmbia e Malaui.

Com a palavra, Gabriel Buchmann:
"Teve um dia que ultrapassou os limites do surrealismo... Passei a manhã com duas jiboias enroladas no pescoço e brincando com umas najas gigantes com uns locais, depois, à tarde, larguei minha moto e peguei um elefante pra ir pra um cyber café pra escrever meu personal statement pra Stanford descrevendo quão nerd eu sou... Bem, a coexistência desses dois conceitos, elefante e Stanford, numa mesma serena tarde de janeiro até eu achei surreal...".

"Cada dia desde que parti tem sido uma sucessão de acontecimentos extraordinários e de pessoas fascinantes... Ontem, por exemplo, num dia corriqueiro, passei a tarde numa cachoeira de água cor de leite num parque nacional repleto de ursos e tigres com um piloto de caça canadense, um pescador do Alaska e uma médica holandesa...".

"Etapa mundo comunista-ortodoxo-budista cumprida, parto pra rodar pelo mundo indiano, depois pelo pouco que me conheço, sei que não conseguirei resistir a ir pro Nepal pra cruzar o Himalaia no auge do inverno, e depois cruzo o mundo árabe — Paquistão, Irã e Síria — pra cair na África, origem dos povos e onde não faço ideia do que me espera... Já me resignei a deixar a costa oeste africana pra uma próxima viagem e farei a rota Cairo-Cape Town com o que estiver pelo caminho antes de voltar pra casa no fim de julho...".

"Já caí de cavalo, quando o meu cavalo mongol caiu de cabeça num buraco coberto pela neve, me estabaquei de moto duas vezes e fui assaltado com faca em PnonPhen, mas  cheguei inteiro até aqui - só 20 quilos mais leve do que em abril e 12 do que quando comecei a viagem. No mais, to cheio de energia e disposição e cheio de garra. Pode mandar mais 10 continentes que eu mato no peito e atravesso. Neste momento da minha vida, a estrada é minha casa, e um lar, doce lar. Show de bola são os caminhos do mundo!".

Sobre as autoras
Alícia Uchôa – Jornalista e viajante, pós-graduada em Marketing, já atuou em redações como o Jornal O Dia, G1, TV Globo e hoje atua como assessora de imprensa.

Fatima Chaves de Melo Buchmann - Professora de línguas, redatora e amante de viagens e leitura, foi uma das responsáveis por despertar o espírito desbravador no filho, o economista Gabriel Buchmann.

Serviço
Gabriel, as montanhas e o mundo
Editora: Autografia
Autoras: Alícia Uchôa e Fátima Chaves de Melo Buchmann
Páginas: 260
Formato: 16x23 cm
Preço: R$ 59,00

Informações para a imprensa
Andréa Drummond | dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br | (24) 98824-1512




em são paulo
mulher: gênero, número e grau,
com beatriz h. ramos amaral, patrícia zaidan
e mariana varella







em belo horizonte
a produção independente,
com flávia denise & outros







jaceguai, 27
de leila affonso & jorge fernando dos santos
[mais bate-papo sobre os
berços da canção brasileira]