em são paulo
la garçonière
curadoria luciano cortaruas e
vanderley mendonça
1917: Rua Líbero Badaró, 67, no 3º
andar, sala 2: endereço onde Oswald de Andrade (1890-1954) manteve, entre 1917
e 1918, no Centro de São Paulo sua Garçonière (quase 100 anos depois de
alterações, o número atual é 452). Com algumas telas de Di Cavalcanti e Anita
Malfatti nas paredes, o espaço era ponto de encontro entre seus amigos e sua
amante, Maria de Lourdes Pontes, uma estudante de 16 anos, do Colégio Caetano
de Campos, chamada por Oswald de Miss Cyclone. O fato de ir sozinha à
Garçonière regularmente, sendo uma adolescente, fascinava os que mais
frequentavam aquela Garçonière: Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Ribeiro
Couto, Di Cavalcanti, Monteiro Lobato, Menotti del Picchia, entre outros. No "covil
da rua Líbero" (como a Garçonière era chamada pelo autor de Memórias
Sentimentais de João Miramar), entre muita discussão, brigas, amores e
manuscritos pelo chão, ao som de uma Grafonola Columbia e poucos discos,
aconteceu o grande ensaio do que seria a Semana de Arte Moderna de 1922. Parte
do que fizeram foi contado num livro de registro de impressões: O Perfeito
Cozinheiro das Almas deste Mundo, batizado por Pedro Rodrigues de Almeida, um
dos habitués. Relatório de surrealidades, o livro-caixa-de-surpresas (apelidado
anos depois por Haroldo de Campos), totalizou 203 páginas preenchidas com ditos
e desditos, trocadilhos, piadas, desenhos, recortes, caricaturas, poemas,
quase-poemas e uma "troca de correspondências" entre os
frequentadores da Garçonière, que usavam apelidos: Oswald era Garoa e Miramar;
Deisi era Miss Cyclone, Miss Tufão, Miss Terremoto, Tufãozinho ou Gracia Lohe;
Pedro Rodrigues de Almeida era João de Barros); Monteiro Lobato era Frei Lupus
Ancilóstomo, Conselheiro Acácio, Chico das Moças, Lobe, Rowita, Constante
Leitor, Cuscus, Tutu Lambari e Zé Catarro; Menotti del Picchia era Paulo; o
poeta Guilherme de Almeida era Guy e o desenhista Ignácio da Costa Ferreira era
Ferrignac, Ventania e Jeroly. Os frequentadores do retiro oswaldiano
anteciparam a era modernista, inaugurado naquele livro-objeto, "o cardápio
perfeito para o banquete da vida", como escreveu Guilherme de Almeida. A
Garçonière não existiria sem o livro de registro, assim como não existiria sem
Oswald. Nas folhas do livro-caixa-objeto, Oswald compôs o primeiro esboço do
seu romance Memórias Sentimentais de
João Miramar, publicado em 1924, a mais experimental obra da literatura
modernista. Como todos os transformadores, Oswald de Andrade fundiu vivência e
obra na experiência literária: arte & fraternidade. A grande obra é vida.
2016: Avenida São João, 108, quarto
andar, esquina com a Rua Líbero Badaró, num prédio muito parecido ao da
Garçonière oswaldiana, o Escultor Social e Curador Luciano CortaRuas e o Editor
e Poeta Vanderley Mendonça inauguraram uma Garçonière (exatos cem anos depois
da inauguração do Cabaret Voltaire, em Zurique) e apenas a cem metros de onde
funcionou a de Oswald de Andrade, entre 1917 e 1918. A Garçonière do século
XXI, que tem um leve tempero Dadá, abriga amigos, poetas, escritores, artistas
e convidados numa das salas do Estúdio Lâmina (galeria e ateliê que reúne
artistas residentes de várias partes do Brasil e estrangeiros). Com o mesmo
espírito modernista de paradoxo, fraternidade, arte & vida, os
organizadores abrem as portas ao público uma vez por mês.
LA GARÇONIÈRE, 9a. edição.
Curadoria de Luciano CortaRuas e Vanderley Mendonça
Sábado, 18/03/17, a partir das 20 h
Estúdio Lâmina
Avenida São João, 108 - 4o. andar - São Paulo/SP (Esq.
Rua Líbero Badaró)
Entrada: R$ 15,00
Bar no local
Para
Anita Malfati
Gilka Machado
Ana Miranda
LÍNGUA DA POESIA
Marcelo Montenegro
Fabio Brun
Maira Garcia
Jamily Rkain
Bruna Escaleira
Paula Fábrio
Felipe Franco Munhoz
Luciano CortaRuas
Vanderley Mendonça
PERFORMANCE
Grasiele Cabelodroma
MÚSICA
Daniel Medina
LIVROS
SELO DEMÔNIO NEGRO
• Meninas que vestiam preto
URUTAU
DOUDA CORRERIA (Portugal)
desconcertos de poesia
no patuscada
org. claudinei vieira
a poesia e os orixás:
as especificidades do oriki,
com claudio daniel
Dias 18 e 25 de março, 01 e 08 de abril de 2017
| aos sábados, das 15h às 17h | no b_arco | Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 | inscrições: até 18 de março | Valor:
390,00, à vista | clique aqui e inscreva-se.
em natal
pirueta,
de regina azevedo
Pirueta é o terceiro
livro de poemas de Regina Azevedo,
com edição do selo doburro. Os poemas são, principalmente, sobre o amor. É uma
profunda, doida e dançante investigação sobre o tema, e propõe "dizer amor
como quem diz festa". O lançamento contará com uma breve leitura de poemas
do livro feita pela autora e está inserido na programação do Dia da Poesia da Prefeitura do Natal. A
entrada é gratuita. O livro custa 30 reais.
Regina Azevedo é uma poeta
brasileira nascida em Natal/RN, em 2000. Autora dos livros Das vezes que morri em você, Por
isso eu amo em azul intenso, Pirueta e de diversos fanzines, como "Carcaça".
Seus poemas figuram em museus, antologias, revistas, camisetas (e até
camisinhas!) pelo país. Escreve para os sites O Chaplin e Apartamento 702.
Estuda Multimídia no IFRN.
Serviço
Lançamento do livro Pirueta, de Regina Azevedo
16/03, quinta, às 19h
Capitania das Artes (em frente ao Solar Bela Vista, na
Cidade Alta)
em belém
a intrusa,
de izabela leal
em belo horizonte
sempre um papo:
sérgio rodrigues
retratos de artista:
conversas sobre arte e pensamento
guinga, dona onete & mateus
aleluia
palavra afiada,
com josé eduardo gonçalves
Palavra Afiada é uma oficina de
produção e análise de textos com o jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves. São quatro encontros semanais, dias 03, 10, 17 e 24 de abril, de 3
horas de duração, totalizando 12 horas de curso. A proposta é envolver o aluno
na experiência da escrita criativa a partir de estudos de tópicos da prosa
ficcional, da leitura de autores referenciais e de exercícios de escrita, que
funcionam como pontos de partida para a construção da personalidade autoral de
cada participante.
O investimento À
VISTA tem valor promocional de R$ 540,00, a ser pago em depósito direto com a
produção da Oficina. À PRAZO o valor é de R$ 660,00, a ser pago no site www.sympla.com.br.
Informações
completas: palavraafiadaliteratura.blogspot.com.br
no rio de janeiro
imagética
— exposição internacional
de poesia visual
curadoria tchello d'barros
o que os olhos leem,
o coração sente,
de ana luiza novis
em niterói
(des)nu(do),
de thássio ferreira
em são francisco de
itabapoana
oficina de teatro & produção cine vídeo,
com artur gomes
Alô galera de São
Francisco do Itabapoana, se você deseja desenvolver o seu potencial com Arte,
mas não tinha um curso de Teatro na cidade, agora o seu sonho pode ser
realizado. Estão abertas, no EIC, as inscrições para Oficina de Teatro & Produção Cine Vídeo, com a direção do Ator,
Poeta e Diretor de Teatro Artur Gomes.
Não perca essa
oportunidade que o EIC está lhe oferecendo. A Oficina de Teatro & Produção Cine Vídeo será realizada às
segundas e quartas, das 17h30 às 19h30.
Inscrições na Secretaria do EIC
Rua Otaviano Pinto de Oliveira, 29
De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às
17h
Contato: (22) 2789-1416 | 99770-2732
Artur Gomes
FULINÍMA MultiProjetos
(22) 99815-1266 - WhatsApp
sarau manguinhos vive:
valorizando as mulheres
curadoria artur gomes
na web
glitter,
de bruno ribeiro
Glitter, romance
finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2016 e do Prêmio Kindle de Literatura,
escrito por Bruno Ribeiro, está na
Amazon.
Glitter é um livro
híbrido. É romance por convenção, mas poderia ser um livro de poesia. Narrado
por três protagonistas, Eva, Viddi e Lana, o livro é atravessado pelos poemas
de vinte modelos que decidem se matar na frente de uma gigantesca plateia de
fashionistas, todos empolgados para assistir o desfile La Poésie Vivant,
idealizado pelo estilista Guilherme de Boaventura. A plateia pensa que
assistirá um desfile como outro qualquer, entretanto, serão prisioneiros do
estilista e das modelos, que proporcionarão a eles uma performance grotesca e
lírica. Glitter é como um livro de
moda e autoajuda idealizado por Pasolini ou Sade, ou uma fusão mórbida de
Charles Manson com Gisele Bündchen.
Escritor mineiro
radicado na Paraíba, Bruno Ribeiro,
27 anos, estudou Publicidade e Propaganda na Faculdade Cesrei e se mudou para
Buenos Aires, onde estudou na escola de criatividade Underground e se tornou
mestre em Escrita Criativa na Universidad de Tres de Febrero.
São quatro
publicações de sua autoria, dentre as quais dois livros impressos: Poluição Mental (independente, 2011), Arranhando Paredes (Bartlebee, 2014),
traduzido para o espanhol pela editora argentina Outsider, Febre de Enxofre (Penalux, 2016) e Glitter (Amazon, 2017).
Compre aqui o eBook de Glitter.
Blogue do autor: brunoribeiroblog.wordpress.com
revista gente de palavra n. 55
[chamada para enviar poemas]
Regulamento para participação na Revista Gente de
Palavra
Como forma de
garantir uma participação ampla e igualitária de nossos colaboradores e
facilitar o trabalho de diagramação e revisão, a Revista Gente de Palavra
estabelece o seguinte regulamento para os poemas candidatos à publicação:
Envie seu poema
para gentedepalavra@hotmail.com até 18
de março de 2017. O poema deve ser enviado em espaçamento simples, sem a
utilização de recursos especiais de quebra de linha, ou tabulação, no corpo do
e-mail, sem anexos de texto. Envie apenas um poema.
Os arquivos devem
apresentar, nesta ordem, os seguintes dados:
. título do poema (em negrito);
. corpo do poema com máximo de 25 linhas, sendo cada linha de até 35 toques; se esse limite de toques for ultrapassado, será contada como uma nova linha e o verso poderá ser cortado para possibilitar a diagramação. Poemas com mais de 25 linhas serão automaticamente desclassificados;
. assinatura (nome ou pseudônimo) do poeta, cidade, Estado, País (para os de fora do Brasil) mais um (01) dado de contato, se o autor desejar, que pode ser e-mail, blog, site ou endereço do perfil do Facebook;
poemas visuais podem ser enviados nos formatos jpg, bmp ou wmf, desde que não utilizem cor ou tons de cinza; com dimensões máximas de 4,5 x 13 cm e resolução de 300 dpi ou mais;
. ao enviar o poema, o poeta cede os direitos autorais referentes à publicação neste número da Revista Gente de Palavra e à sua veiculação no site www.gentedepalavra.com.br;
. os poemas serão enviados sem o nome dos poetas ao Conselho Editorial que fará a seleção daqueles que comporão a edição da revista. O Conselho é soberano em suas decisões;
. cada poeta publicado na revista fará jus a dois exemplares que serão entregues no sarau de seu lançamento. Caso o poeta deseje que seus exemplares sejam enviados pelo correio (território brasileiro), deverá efetuar depósito no valor de R$ 7,00;
. exemplares extras ou de revistas em que o poeta não foi publicado são vendidos a R$ 5,00 a unidade ou três exemplares a R$ 10,00, podendo ser todas do mesmo número ou de números variados da revista, desde que estejam ainda disponíveis. Para cada remessa solicitada deverá ser acrescido o valor de R$ 7,00 para cobrir as despesas de postagem;
. as revistas serão enviadas através da modalidade "Registro Módico" da ECT.
. título do poema (em negrito);
. corpo do poema com máximo de 25 linhas, sendo cada linha de até 35 toques; se esse limite de toques for ultrapassado, será contada como uma nova linha e o verso poderá ser cortado para possibilitar a diagramação. Poemas com mais de 25 linhas serão automaticamente desclassificados;
. assinatura (nome ou pseudônimo) do poeta, cidade, Estado, País (para os de fora do Brasil) mais um (01) dado de contato, se o autor desejar, que pode ser e-mail, blog, site ou endereço do perfil do Facebook;
poemas visuais podem ser enviados nos formatos jpg, bmp ou wmf, desde que não utilizem cor ou tons de cinza; com dimensões máximas de 4,5 x 13 cm e resolução de 300 dpi ou mais;
. ao enviar o poema, o poeta cede os direitos autorais referentes à publicação neste número da Revista Gente de Palavra e à sua veiculação no site www.gentedepalavra.com.br;
. os poemas serão enviados sem o nome dos poetas ao Conselho Editorial que fará a seleção daqueles que comporão a edição da revista. O Conselho é soberano em suas decisões;
. cada poeta publicado na revista fará jus a dois exemplares que serão entregues no sarau de seu lançamento. Caso o poeta deseje que seus exemplares sejam enviados pelo correio (território brasileiro), deverá efetuar depósito no valor de R$ 7,00;
. exemplares extras ou de revistas em que o poeta não foi publicado são vendidos a R$ 5,00 a unidade ou três exemplares a R$ 10,00, podendo ser todas do mesmo número ou de números variados da revista, desde que estejam ainda disponíveis. Para cada remessa solicitada deverá ser acrescido o valor de R$ 7,00 para cobrir as despesas de postagem;
. as revistas serão enviadas através da modalidade "Registro Módico" da ECT.