no rio de janeiro
seminário internacional eisenstein #3:
cultura e capital
flora süssekind, tânia dias e
vanessa de oliveira
(org.)
Entre os anos de
1927 e 1929, em meio à intensa crise do
capitalismo, Serguei Eisenstein se
dedicaria ao projeto de realizar uma
"cinematografização" de O
Capital, de Marx. E chegaria a
filmar cerca de 49 mil metros de película, sem, no entanto, jamais finalizar o trabalho. Esse projeto inacabado é o
ponto de partida do Seminário Eisenstein #3, voltado não só
para o lugar desse projeto na obra eisensteiniana (e como motivo recorrente
na reflexão sobre o cinema moderno), mas
para uma indagação — em frentes diversas — sobre as relações entre Cultura e
Capital.
PROGRAMAÇÃO
Dia 19/09
Manhã
9h30 - Abertura do Seminário.
10h - Montagem e Totalidade (Montage and Totality) – Conferência de Luka Arsenjuk (University of Maryland,
EUA)
Mediação: Vanessa Teixeira de Oliveira (UNIRIO).
11h - Relendo hoje O Capital, de Marx - Conferência de José Carlos de Assis (UFRJ).
Comentário: Dulce Pandolfi (FGV).
Tarde
14h - Palestra Cultura e Capital – Maria
Elisa Cevasco (USP).
Mediação: Flora Süssekind (FCRB/UNIRIO)
15h30 - Mesa 1 –
Produção, Distribuição, Crítica:
- Considerações sobre a historiografia do
cinema e o papel da distribuição de filmes: formação e consolidação da
hegemonia hollywoodiana – Pedro Butcher (UFF, ESPM);
- Montagem total, depois do golpe - Manoel Ricardo de Lima (UNIRIO);
- O artista improdutivo e a crítica do
trabalho na arte contemporânea – Laura Erber (UNIRIO).
Mediação: Larissa Elias (UFRJ).
17h30 - Serguei Eisenstein como arquiteto fílmico
(Serguei Eisenstein as a screen architect) –
Conferência de Oleg Kovalov (St. Petersburg State
Institute of Film and Television).
Mediação e
tradução consecutiva: Diego Leite de
Oliveira (UFRJ).
18h30 - Exibição do
filme Serguei Eisentein: Autobiography
(1996), duração: 1h30
Dia 20/09
Manhã
10h - Eu Documento: Contingência, Resistência e o Presente Precário (I
Document: Contingency, Resistance and the Precarious Present) – Conferência
de Jeffrey Skoller (University of
California -Berkely, EUA).
Mediação: Tania Dias (FCRB)
11h - Mesa 2 – Política Cultural, Mercado e
Resistência:
- Política cultural e desentendimento – Alexandre Barbalho (UECE);
- Entre o excesso e a exceção: notas sobre a
relação entre teatro e mercado – Manoel
Silvestre Friques (UNIRIO);
- Um cinema de pessoa física: indústria,
artesanato e novas formas de produção audiviosual – Marcel Gonnet (UFF).
Mediação: Lia Calabre (FCRB)
Tarde
14h - Palestra Brecht/Eisenstein — dialéticas heterodoxas - José Antonio Pasta (USP).
15h30 - Mesa 3 –
Encenar Brecht:
- Santa Joana: uma montagem – Marina Vianna (UNIRIO);
- Arturo Ui: Questões sobre a encenação de
Brecht – Moacir Chaves (UNIRIO);
- Brecht
e o trabalho da Companhia Ensaio Aberto - Luiz Fernando Lobo (diretor artístico da Companhia Ensaio Aberto e
do Armazém da Utopia).
Mediação: Beatriz Resende (UFRJ).
18h - Exibição do filme Serguei Eisenstein: Mexican Fantasy (1998),
de Oleg Kovalov, duração: 1h40.
Local: Sala de Cursos - Casa Rui Barbosa - Rua São
Clemente, 134 - Botafogo
Informações sobre o Seminário:
seminario.eisenstein@gmail.com.
Realização
Fundação Casa de Rui Barbosa, CNPq, Curso de Estética e
Teoria do Teatro – UNIRIO, Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UNIRIO).
Apoio
NIETT
(Núcleo de Investigações em Estética e Teoria do
Teatro)
o relógio avariado de deus,
de ozias filho
em são paulo
gordos, magros e obesos:
uma história do peso no brasil,
de denise bernuzzi
sant'anna
o escuro da semente,
de vicente franz cecim
transfusão: "escola de tradutores"
curadoria simone homem de
mello
e marcelo tápia
atelier de tradução literária alemão/português,
por kristina michahelles