em são paulo
depois da rua tutoia,
de eduardo reina
desconcertos de poesia
claudinei vieira [org.]
revista grampo canoa #2
+ três livros,
de lu menezes & augusto massi | ana martins
marques & marcos siscar | kenneth
goldsmith
reverso folk,
de tuia
em curitiba
[cwb] literatura subversiva,
por luci collin
DURAÇÃO
O curso tem 8h de duração. Dia 09 de abril. [sábado, das 9h
às 18h]
Um encontro para
se pensar a condição de "subversiva" da literatura, na contribuição
de escritores que têm uma proposta e uma trajetória criativa que envolve
alteração e abalo das convenções literárias. Haverá contextualização, leitura e
comentários sobre aspectos técnicos e temáticos da obra de: Vachel Lindsay, Geoffrey Chaucer, Amiri
Baraka, Lydia Davis, Valêncio Xavier, Lewis Carroll, Gertrude
Stein, Evandro Affonso Ferreira,
Alain Robbe Grillet, Michael Joyce, Maria Gabriela Llansol, Haroldo
de Campos.
OBJETIVOS DO CURSO
A partir de uma
breve contextualização histórica, investigar a expressão de alguns autores cuja
produção corresponde a manifestações perturbadoras no trato da escrita.
LUCI COLLIN
Escritora
curitibana, tem 16 livros publicados, entre os quais Nossa Senhora D'Aqui (romance), Querer Falar (poesia) e A
árvore todas (contos). Participou de antologias nacionais, como Geração 90 — os transgressores e 25 mulheres que estão fazendo a literatura
brasileira, e internacionais (EUA, Alemanha, França, Uruguai, Argentina,
Peru e México). Tem pós-doutorado em Literatura Irlandesa e leciona Literaturas
de Língua Inglesa na UFPR
DO QUE EU PRECISO? Um caderno
de anotações é suficiente.
E QUANDO É? Dia 09 de abril. [sábado, das 9h às 18h]
E QUANTO PAGO PELO CURSO COMPLETO?
O valor é R$280. [O pagamento é
feito via boleto e há 5% de desconto à vista. Dá pra parcelar? Sim! Em até 2x.]
E ONDE ACONTECE A MÁGICA?
Na nossa sede protegida por leões alados, em Curitiba mesmo. Rua Riachuelo, 427 - Centro, pertinho
do Passeio Público.
E COMO EU FAÇO MINHA INSCRIÇÃO? CLIQUE AQUI.
Feito isso, você vai receber um e-mail dentro de 24h com detalhes para
oficializar a coisa toda.
no rio de janeiro
desvendando o mercado editorial:
produção, mercado e tendências,
com bruno zolotar
[coord.]
Com formato "express", curso no Rio de
Janeiro traz panorama
do mercado editorial e reúne grandes nomes do
ramo
Estratégias de
vendas, novas tecnologias para divulgação, negociação para adaptação de títulos
para TV e cinema e a força dos blogues estão entre os temas do curso coordenado
por Bruno Zolotar, da Record, a
partir de abril, na PUC-Rio.
No Brasil,
existem mais de 500 editoras, entre nacionais, internacionais e de capital misto,
que disputam um mercado que, apesar da crise, apresenta crescimento. O aumento
do número dessas casas e a grande oferta de títulos publicados no país, assim como a ascensão do padrão de
qualidade dos serviços e produtos levados ao consumidor vem se refletindo em
cursos específicos, voltados para a
profissionalização do mercado e no investimento em qualificação para lidar com
este cenário.
Atento a este
movimento, o diretor executivo de marketing do Grupo Editorial Record, Bruno Zolotar, em parceria com o
jornalista Léo Feijó, formatou o
curso Desvendando o mercado editorial:
produção, mercado e tendências, que será realizado na Coordenação Central de Extensão da PUC-Rio, entre os dias 26/04 e 24/05, todas as terças e quintas, das 19h às 22h20.
Escritores,
editores, empreendedores interessados no mercado e em novas tecnologias de
comercialização, profissionais de comunicação e marketing, produtores culturais
e estudantes vão encontrar, nas aulas, a experiência de profissionais atuantes
em diversas etapas da cadeia produtiva, entre eles: Ana Lima (editora da Galera), Carlos
Andreazza (editor de ficção nacional e não ficção da Record), Jose Jardim (produção gráfica Record), Marcela Cerqueira (gerente de imprensa
Sextante), Daniela Kfuri (gerente de
marketing Happer Collins), Ana Luiza
Beraba (Esfera Cultural), Carlo
Carrenho (PublishNews), Julio
Silveira (Imã Editorial), Marcelo
Fraga (Publisher Valentina) e Daniel
Louzada (Da Vinci).
O curso reúne
expoentes das editoras grandes e também das pequenas. Gente que faz diferença
no mercado. Livreiros, agentes literários, produtores gráficos, profissionais
que atuam há muito e há pouco tempo para falar dos desafios do livro no mercado
brasileiro, incluindo temas como hábitos de consumo, tendências, processo na
produção editorial, redes de livrarias, aquisição de direitos no Brasil e no
exterior, fusões e aquisições, antecipa o coordenador, ao afirmar que este é o
único curso no Rio de Janeiro que reúne temas tão variados num período de cerca
de um mês.
Também está na
grade um módulo sobre empreendedorismo e modelo de negócios com o professor Daniel Orlean da PUC, e temas como
e-books, novas formas de
comercialização, estratégias de divulgação, com destaque para a força dos blogues,
oportunidades com compra e venda de direitos para cinema e TV, distribuição e
direito autoral. Padrões de contratos, royalties, e a realidade da literatura
comercial — estratégias de vendas, principais títulos e perfil editorial, o
mercado das feiras literárias e a produção gráfica —, além do mundo das
livrarias (de pequenas lojas às megastores).
PROFESSORES E TEMAS
Bruno Zolotar / Record
– introdução, vendas e distribuição / marketing digital
Carlo Carrenho /Publishnews
- mercado brasileiro do livro
Julio Silveira /Imã Editorial
– o negócio da editora
Marcelo Fraga / Valentina
- montando uma editora
Ana Lima / Galera Jovem -
edição para o público jovem
Carlos Andreazza / Record
- edição de não ficção e ficção nacional
Leo Iaccarino / Record
- design de capa
José Jardim/ Record - produção
gráfica de livros
Daniel Orlean / PUC -
empreendedorismo
Daniela Kfuri /Harper Collins
- marketing de livros
Mariana Pereira / Sextante
- marketing de ponto de vendas para livros
Frini Georgakopoulos / blogues e Roquette-Pinto
- a força dos blogues na divulgaçao de livros
Marcela Cerqueira / Sextante
– divulgação e imprensa
Valéria Martins / Oasys Cultural
– agenciando autores e eventos
Ana Luiza Beraba / Esfera
– direitos: do papel ao cinema
Daniel Louzada / Da Vinci
– livraria: das redes às independentes
Desvendando o mercado editorial: produção, mercado e
tendências
Quando: 26/04 e 24/05, às terças e quintas-feiras, das
19h às 22h20
Onde: Coordenação Central de Extensão PUC-Rio: R.
Marquês de São Vicente, 225 - Casa XV - Gávea
Investimento: R$ 1.724,00
Inscrições: http://migre.me/tcrg3