30 de nov. de 2015

em salvador
a dimensão necessária, de joão filho
[prêmio de poesia da fundação
biblioteca nacional, 2015]








{convergências}
a poesia visual de
tchello d'barros


A Fundação Gregório de Mattos convida para a abertura da exposição CONVERGÊNCIAS | A Poesia Visual de Tchello d'Barros, em 02 de dezembro de 2015, às 19 h, no Espaço Cultural da Barroquinha. Haverá uma conversa com o artista, seguida de coquetel e sessão de autógrafos do livro Convergências.

Serviço

Quê: exposição de poesia visual Convergências
Quem: escritor e artista visual Tchello d'Barros (SC/RJ)
Data: 02 de dezembro de 2015
Horário: abertura às 19 h, com palestra, vernissage e sessão de autógrafos do livro Convergências
Visitação: até 20 de dezembro | quarta a domingo, das 14 às 19 h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha | Fundação Gregório de Mattos | Praça Castro Alves
Curadoria: Almandrade (BA)
Texto crítico: Ronaldo Werneck (MG)
Ingresso: entrada franca
Agradecimentos: Chicco  Assis, Thais Faria, Helder Falcão, Lianne Lopes, Jorge Hori, Lady Santos, Neide Lemos, Silvana Sales, Solange Vidal, Zulene Ventura e Aline Maria.





em são paulo
trítonos,
de teofilo tostes daniel








do tejo ao amazonas,
de antonio vieira




Serviço

Lançamento do CD-Livro Antonio Vieira: Do Tejo Ao Amazonas
Apresentação musical
Ator-recitante: Luis Lima Barreto
Cantores: Anna Maria Kieffer, mezzo-soprano; Alessandro Greccho, tenor e Eduardo Janho-Abumrad, baixo
Vanderlei Lucentini, música eletroacústica
Coro: Elson Leonidas, percussão
Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: Livre
Realização: AKRON Projetos Culturais
Produção executiva: Cult Arte e Comunicação
Projeto contemplado pela Lei Federal de Incentivo Cultura.
Data: 1º. de dezembro, terça-feira | 19h30 abertura | 20 h apresentação ao vivo | 20h40 lançamento do CD-livro com coquetel
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som | Avenida Europa, 158 - Jardim Europa | Tel.: (11) 2117-4777





no rio de janeiro
dormi em paris, acordei na frança,
de luiz fernando teixeira de macedo




Com ênfase em relato pessoal, livro que será lançado dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro, reaviva  lembranças de quem já visitou a França e sugere criativos caminhos para quem ainda não esteve por lá.        

Em sua estreia na literatura, o economista Luiz Fernando Teixeira de Macedo narra, em Dormi em Paris, acordei na França (Editora Autografia), experiências vivenciadas por toda a França. Muito mais como um diário de bordo do que um guia de viagens, o livro sugere roteiros e passeios pela capital francesa e esticadas por várias regiões e cidades, entre elas Giverny, Bayeux,Strasbourg, Toulouse, Biarritz, Annecy e Avignon.

Fruto da paixão desenvolvida após 16 idas a Paris, o título terá lançamento com sessão de autógrafos no dia 02 de dezembro, às 19 h, na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea. Ao mesmo tempo em que incentiva a escrita sobre experiências pessoais de outros apaixonados por viagens, Luiz Fernando destaca no livro "Personalidades" da arte, da política e da História francesa e diz por que as escolheu.

"Sobre algumas dessas personalidades só ouvi falar depois da sétima ou oitava ida a Paris. Dentre elas destaco a feminista revolucionária Olympe de Gouges, que liderou, à época da Revolução Francesa, movimento por uma vida mais digna para a mulher; Sabine Zlatin, enfermeira que abrigou crianças judias como ela durante a Segunda Guerra Mundial; o pintor Delacroix; e o imperador Napoleão III", conta Luiz Fernando.

Dormi em Paris, acordei na França é a experiência que o autor viveu quando, ao visitar Paris e mais três capitais na primeira viagem que fez à Europa, em 1982, descobriu a França. Para ele, a cada visita a Paris é uma nova oportunidade de descoberta e contemplação.

Dentre diversos relatos de experiências fascinantes, o autor lembra da emoção que sentiu ao saber que uma igreja que chamou sua atenção pela arquitetura, foi, na verdade, o local onde o tataravô, embaixador do Brasil na França, morto em Paris, foi velado.

Além de "Andanças" por Paris e "Escapadas" por toda a França, o livro apresenta ainda "Estórias na História", pequenas crônicas com personagens fictícios em diferentes épocas da vida francesa.

Dormi em Paris, acordei na França | Editora Autografia | Autor: Luiz Fernando Teixeira de Macedo | Formato: 14x21cm | Páginas: 208 | Preço: R$ 43,00

Informações para a imprensa: (24) 98824-1512





cossacos gentis,
de leonardo marona



Cossacos Gentis, o primeiro romance de Leonardo Marona, será lançado no estande da Editora Oito e Meio, no dia 04/12, a partir das 10 h, no Museu da República, como parte da programação da Primavera Literária.