15 de set. de 2015

no rio de janeiro
arame farpado,
de lisa alves








romance e crônica
na estação das letras




O professor de Literatura Brasileira dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alcmeno Bastos, dá a oficina de leitura Como se deve ler romances, na Estação das Letras, a partir do dia 6 de outubro, todas às terças-feiras, das 16 h às 18 h. O curso pretende superar o simples, superficial e passageiro entretenimento, sem prejuízo, porém, da fruição lúdica das obras literárias. O romance será caracterizado como a modalidade de narrativa ficcional em prosa mais bem sucedida na tarefa de representar tanto a vida "real" quanto as irrealidades que a imaginação do homem seja capaz de conceber.

No final do mês, ganha vez a Crônica, sob o olhar de Arthur Dapieve. Nas quintas-feiras 22, 29/10 e 05/11, das 18h45 às 20h45, o jornalista propõe definir, apreciar e praticar esse gênero jornalístico-literário que alguns estudiosos veem como tão essencialmente brasileiro quanto a jabuticaba.

As inscrições estão abertas aqui: www.estacaodasletras.com.br e pelo tel.: (21) 3237-3947. As aulas serão realizadas na sede da Estação: Rua Marquês de Abrantes, 177 - Flamengo.





em são paulo
encontros "cinematographos":
o homem que ri, comentários
por donny correia








as argonáuticas de apolônio como
epopeia para uma nova época,
por martine cuypers








representação de imperadores na
história romana, de dião cássio,
por olivier devillers