em
são paulo
17º
festival do
japão
em
diamantina, mg
17ª
edição do café
literário
don
quijote de la mancha,
por
antonia javiera cabrea
muñoz
em
brasília
geometrischen,
exposição-manifesto
pela
cidadania cultural, de thays
tyr
Serviço
Visitação:
de 27 de junho à 18 de julho, das 12h às 23h.
Onde:
Galeria Objeto Encontrado - CLN 102 bloco B
Mais
informações: (61) 3081-8383 | (61) 8141-4881
Indicação:
Livre
nas
boas casas do ramo
flores
artificiais
novo
romance de luiz
ruffato
no
rio de janeiro
solidarIdade,
sarau
musical com
joão de abreu
cursos
da estação das
letras
julho
de 2014
[
josé castello | foto: divulgação/guilherme pupo ]
Escrevendo
Biografias
O
que é uma biografia. Como se estrutura e
se realiza uma pesquisa. A técnica de
entrevistas. A contextualização
histórica. O cruzamento de
informações. Como a pesquisa se
transforma em livro.
Paulo
Cesar Araújo
– Historiador, jornalista e doutorando em Ciência Política. Estudioso da
história da música popular brasileira, colabora com os principais veículos de
comunicação do país. É autor da biografia Roberto Carlos em Detalhes (Ed.
Planeta, 2006) e do livro Eu não sou
cachorro, não (Ed. Record, 2002), obra que revelou a censura à música brega
durante a ditadura militar. Atualmente é professor da rede Faetec e do
Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Dia
19/07 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h/aula | R$ 400,00 (à vista) ou
2x R$ 225,00
O
Escritor e o Mercado Editorial – Caminhos para a
Publicação
Como
funciona a indústria do livro e o mercado editorial. Os diferentes papéis
(autor/editor/indústria) e suas convergências. O que significa ser autor hoje?
Quais os caminhos possíveis de trilhar para ter seu livro publicado e lido? A
viagem do livro na contemporaneidade, dos originais à mesa do editor, suas principais etapas. Curso destinado a
profissionais da indústria do livro e escritores que desejam ingressar no
mercado conhecendo-lhe as regras.
14/07
- Da análise, seleção de originais, escolha e lançamento de
livros.
Gêneros e mercado: ficções, clássicos e ensaios com Maria Amélia Mello (editora da José
Olympio – Grupo Record)
15/07 – O Presente e o Futuro do Livro no
Mercado Virtual: o que esperar do autor, o que esperar do editor, com Julio Silveira (editor da Ímã
Editorial)
18/07 – O Mercado de Livros Infantis e
Juvenis com Ninfa Parreiras (Autora infantil e
juvenil)
Das
19h às 21h | Carga horária: 6h/aula | 2x R$ 200,00
Oficina
da Crônica
Uma
leitura preconceituosa considera a crônica um gênero rápido e fácil — um gênero
mundano. Muitos chegam a acreditar que a crônica — porque em geral se edita nos
jornais, ou agora nos sites da web — não é, sequer, literatura. A crônica não só
é literatura, como é, talvez, o mais radical dos gêneros literários. Um gênero
que oscila entre a ficção e a realidade, entre a literatura e o jornalismo,
entre a mentira e a verdade. Um gênero de fronteira, que expõe e desafia os
limites da própria literatura. E que luta para romper as fronteiras clássicas
que separam a literatura da existência.
Em
nossa oficina de crônica do ano de 2014, leremos e debateremos o trabalho de
grandes escritores que foram, também, ou por isso, grandes cronistas. Crônicas
geniais de Rubem Braga, Nelson Rodrigues, Clarice Lispector, Carlos Drummond de
Andrade, Vinicius de Moraes, Antonio Maria, Lygia Fagundes Telles e Luís
Fernando Verissimo, entre tantos outros. Para facilitar, usaremos como livro
base As cem melhores crônicas
brasileiras, volume organizado pelo jornalista e cronista Joaquim Ferreira
dos Santos para a editora Objetiva. Como as leituras serão em voz alta, a compra
do livro não é imprescindível, embora seja desejável.
Abriremos
espaço diário, também, para ler e debater crônicas escritas pelos alunos. De
modo que usaremos os grandes cronistas consagrados como contraponto para
refletir sobre a produção contemporânea. Os alunos que desejarem, devem levar
para a oficina pelo menos uma crônica de sua própria autoria, que se torne
objeto de leitura e de reflexão.
José
Castello
– Escritor e crítico literário do suplemento "Prosa", de O Globo. Autor, entre
outros, de As melhores crônicas de José
Castello, volume organizado e prefaciado para a Global Editora pela crítica
literária Leyla Perrone Moisés no ano de 2003. É, ainda, cronista regular do
site "Vida Breve" [www.vidabreve.com.br], no qual publica as
crônicas das terças-feiras.
Dias
24/07, 25/07 das 18h às 21h e 26/07 das 10h às 13h | Carga horária: 9h/aula | R$
450,00
Oficina
de Clichês: Como Assassinar a Narrativa
Uma
jornada pela banalidade dia adentro. Trata-se de reconhecer o funcionamento e
uso dos lugares-comuns, recursos dos quais se vale a maioria dos autores
iniciantes (e dos nem tanto) e que são capazes de anular quaisquer virtudes que
um texto possa vir a ter. Com aula expositiva, onde será debatida a ideia do
"kitsch", elemento tão bem investigado por Abraham Moles e tão caro aos estudos
da comunicação, a oficina contará também com exercícios de escrita e de
reconhecimento das armadilhas de facilitação. Pretende-se que, ao final do
curso, o aluno nunca mais volte a usar um clichê na vida.
Cintia
Moscovich
– Escritora, jornalista, Mestre em Teoria Literária, roteirista de televisão e
ministrante de oficinas literárias. É autora, entre outros, de Arquitetura do arco-íris (contos), Por que sou gorda, mamãe? (romance) e
Essa coisa brilhante que é a chuva
(contos) – vencedor do Portugal Telecom 2013. Publicada na Espanha, Portugal,
Itália, Argentina e Estados Unidos, a autora integra a antologia Os melhores contos brasileiros do
século, organizada por Ítalo Moriconi para a editora
Objetiva.
Dia
02/08 (sábado) das 10h às 17h | Carga horária: 6h/aula | R$ 400,00 (à vista) ou
2x R$ 225,00
Carpintaria
Literária
Cada
escritor irá — por meio da leitura de um texto próprio — discorrer acerca de
suas técnicas personalizadas de trabalho. Como escreve, que elementos se tornam
importantes para que o texto tenha eficácia e conquiste seu leitor. Estilo
próprio, linguagem, vocabulário, preocupações reais ou imaginárias são assuntos
que certamente estarão na pauta dos autores
convidados.
Como
se escreve um romance – Técnicas personalizadas de
trabalho
O
romance como gênero literário. Processos e instrumentos essenciais da arte da
escrita. Enredos e personagens. Estruturas narrativas.
28/07
– Rubens Figueiredo
– Escritor, tradutor e professor. Autor, entre outros, de Passageiro do fim do dia (vencedor do
Prêmio Portugal Telecom 2011 e do Prêmio São Paulo.); As palavras secretas e Barco a seco (ambos vencedores do
Prêmio Jabuti – 1998 e 2001).
29/07
– Letícia Wierzchowski
– Autora de Prata do tempo, A casa das sete mulheres – romance
adaptado para a minissérie homônima da Rede Globo, Uma ponte para Terebin, Sal, entre outros. Tem livros
publicados no Brasil e no exterior.
30/07
– Ana Paula Maia
– Autora, entre outros, de O habitante
das falhas subterrâneas; A guerra
dos bastardos; De gados e homens
e Carvão animal. Participa de
diversas antologias de contos no Brasil e exterior. Seu blogue: anapaulamaiaescritora.blogspot.com.br
Das
19h às 21h | Carga horária: 6h/aula | 2x R$ 200,00
Inscrições
abertas: www.estacaodasletras.com.br ou (21) 3237-3947.