14 de set. de 2020

 

na web
fragmentos de uma canção impossível,
de arrudA
 

O poeta arrudA lança seu quinto livro:
Fragmentos de uma canção impossível
O livro traz 50 poemas inéditos e foi contemplado pelo Proac
de produção e publicação de obras de poesia de 2019 do Estado de São Paulo

Com 50 poemas inéditos divididos em sete partes, Fragmentos de uma canção impossível (Patuá, 2020, 96 páginas) é o quinto livro do poeta e compositor paulistano arrudA e foi contemplado pelo Proac Produção e Publicação de Obras de Poesia /2019.

Fragmentos de uma canção impossível dá sequência à parceria do autor com a Editora Patuá, que começou em 2014. Além de dois livros de sua autoria, A representação Matemática das Nuvens (2014) e Topografia das Ondas (2017), a Patuá também editou em 2019, com organização de arrudA, as obras completas da poeta Eunice Arruda (1939-2017), sua mãe: Visível ao Destino — Obra Completa. Anteriormente, arrudA publicou As menores distâncias podem levar uma vida (Selo Edith, 2010) e 23 Poemas de arrudA (Coletivo Dulcineia Catadora, 2012).

O livro novo reúne 50 poemas, divididos em sete partes - com sete poemas em cada seção - e um poema prólogo. A arte gráfica é de Gabriel Marcondes Egestos, sendo que a arte da capa se fragmenta em oito ícones, que abre cada parte do livro. O prefácio é da artista plástica Lucia Rosa, criadora e coordenadora do Coletivo Dulcineia Catadora. Em suas considerações finais, resume bem o conceito da obra:

"Um após o outro, os poemas descartam certezas, geram indagações, jogam com a dúvida. Os 50 poemas, com uma simplicidade aparente ao leitor desavisado, induzida por versos curtos e linguagem sintética, direta, enxuta, escondem complexidade e profundidade imensas. Com um encadeamento perfeito entre forma e conteúdo, arrudA é autor de poemas verdadeiros. Nas palavras de Bachelard: 'O verdadeiro poema desperta um invencível desejo de ser relido. Tem-se imediatamente a impressão de que a segunda leitura nos dirá mais que a primeira. E a segunda leitura — à grande diferença de uma leitura intelectualista — é mais lenta que a primeira. É uma leitura recolhida. Nunca terminamos de sonhar o poema, nunca terminamos de pensá-lo'. Esta é a maior riqueza de Fragmentos de uma canção impossível, um livro inesgotável, que pede várias leituras para ser bem escutada". (Lúcia Rosa)

Para a divulgação do livro nas redes sociais, foram desenvolvidos sete vídeospoemas — um para cada seção do livro. A parte musical conta com criação e execução da cantora e compositora Lígia Kamada. A concepção e a produção dos vídeos são de Gabriel Marcondes Egestos, com captação de imagem de Luisa Bagop em três dos vídeos.

Sobre o autor

arrudA, poeta e compositor, natural de São Paulo/SP, atualmente reside na cidade de Monteiro Lobato/SP. Em sua trajetória artística, o autor mantém uma ligação muito próxima com a música, assinando parcerias com diversos compositores, como Alzira E, Peri Pane, Lucina, Luhli, Marcia Castro, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Tatá Aeroplano, Lígia Kamada, Meno Dell Pichia, Selma Boragian, Pipo Pegoraro, Bárbara Eugênia, Jerry Espíndola, Anelis Assumpção, Iara Rennó, Gustavo Galo, Daniel Medina, Dani-Vi, Marcelo Dworecki, Ivan Gomes, Marina Beraldo Bastos, Helô Ribeiro, Caio Chiarini, Helena Bardari, Luiz Waack, Lê Coelho, Allen Alencar. Em dois discos — Alzira E (DuncanDiscos/2007) e Pedindo a Palavra (2010) — assina todas as parcerias com Alzira E. A dupla tem canções interpretadas por Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Virgínia Rodrigues, Maria Alcina, Fabiana Cozza, Trupe Chá de Boldo e Soledad. Ao lado de Peri Pane, criou o projeto Canções Velhas Para Embrulhar Peixes, disco e espetáculo de música e poesia, onde são acompanhados dos músicos Marcelo Dworecki, Otávio Ortega, Marina Beraldo Bastos e Daniel Xingu.  Participam dos CDs, as cantoras e compositoras Alzira E, Marcia Castro e Lucina. Em 2019, foi convidado pelo maestro Tiago Pinheiro para participar da concepção e apresentação do concerto Música Líquida, do Coral Jovem do Estado de São Paulo, com apresentações no Theatro São Pedro e no teatro da Cultura Francesa.

Fragmentos de uma canção impossível, de arrudA
Edição: Editora Patuá
Número de páginas: 96
Projeto Gráfico: Gabriel Marcondes Egestos
Prefácio: Lucia Rosa
Elaboração do Proac e produção executiva: Caio Lopes Produções Culturais
Assessoria de Imprensa: Marcos Dávila (11) 97200-1457

Um poema do livro:

ontem arrisquei 
uma caminhada
entre as ruínas 
as calêndulas estavam 
ainda mais magníficas
não precisam 
de poesia para 
existir
assim como as canções 
de amor 
seguem soando 
no universo 
entre satélites 
artificias 
tontos de tanto 
girar 
em volta da terra
esse paraíso 
dos crustáceos
e dos pássaros 
de rapina
dos pequenos 
mamíferos 
e dos gafanhotos
não me olhe
torto
estamos no ano 
do rato
as estrelas com 
certeza
assim 
como as abelhas 
mel & luz 
a nova gramática
nem todas 
as fábricas 
estão fechadas