6 de mar. de 2020

em belo horizonte
a cidadela,
de maurício meirelles


Publicado pela editora Miguilim, com ilustrações de Adams Carvalho e projeto gráfico do Estúdio Guayabo, A Cidadela é o segundo livro do autor.

Trecho de "Os delírios da razão", prólogo do livro, assinado pela escritora e crítica literária Maria Esther Maciel:

"Como fazer o infinito caber nos limites e rigores de uma construção arquitetônica ou nas páginas de um livro? Como extrair da exatidão do dizer uma experiência de vertigem? Em que medida o absurdo pode se tornar verossímil? Quem entrar neste livro de Maurício Meirelles poderá rastrear possíveis (e impossíveis) respostas a essas questões. Isso porque a narrativa que ele traz se sustenta num equilíbrio instável entre a arquitetura do texto e a irrealidade plausível da história narrada".

Maurício Meirelles é arquiteto e escritor. Seu livro Birigüi (Miguilim, 2016) foi finalista do 59º Prêmio Jabuti, em 2017, e integra a coleção The White Ravens, da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique, na Alemanha. É também um dos fundadores e editores — ao lado da escritora e crítica literária Maria Esther Maciel, do jornalista José Eduardo Gonçalves e do designer Júlio Abreu — da revista literária Olympio, lançada em maio de 2018.




letra em cena: fernando pessoa,
com maria esther maciel e
bruna kalil othero








em são paulo
56º sarau dos conversadores,
com ingrid morandian & cia.







sarau feminino infinito:
curadoria paula valéria andrade


Mais informações: clique aqui.




marilena chaui: pensamento,
afetos e análise da obra


Com artigos de professores que, em algum momento, estudaram com a filósofa Marilena Chaui, o livro reflete a respeito de seu pensamento original e a importância de sua obra para o conhecimento e pesquisa internacionais. Participam do projeto: Henrique Piccinato Xavier, Homero Silveira Santiago, Juvenal Savian Filho, Luís César Oliva, Maria da Graças Souza, Olgária Matos, Sérgio Cardoso, Sílvia Faustino de Assis Saes e Tessa Moura Lacerda. Seus filhos Luciana Chaui e José Guilherme Chaui-Berlinck, além de seu neto Diego Chaui Berlinck Sanchez, também colaboram com textos que apresentam um outro lado de Marilena, o de mãe e avó.

O livro é o primeiro da Coleção Cabeça de mulher (Editora Cult) que vai apresentar a obra de mulheres que contribuíram para melhorar o mundo.

Lançamento dia 11 de março, às 19 h, na Blooks Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 569 - 3º piso - Loja 406 - Consolação




instrumental poesia,
com germana zanettini e ema stoned


Mais informações: clique aqui.




em recife
a paisagem e o sagrado:
fotografias de joão urban