13 de nov. de 2019


em lagoa nova
ruas de sal e outros poemas,
de bartolomeu pereira lucena


O poeta paraibano Bartolomeu Pereira Lucena lança no próximo dia 14 de novembro, em Lagoa Nova/RN, o livro Ruas de Sal e outros poemas. Em sua segunda edição, a obra sai com o selo da Arribaçã Editora e o lançamento será na Escola Angelita Félix Bezerra, a partir das 7h30, em evento organizado pela coordenação da área de linguagens.

Ruas de sal faz do leitor um flâneur dos versos e letras — em cada linha, a fantasmagoria do passear. A nostalgia das ruas dá lugar ao saudoso vaguear pelas ruas, numa época que não caminha, apenas "navega". Um título elegante reclama uma analogia também elegante", define Reginaldo Oliveira, doutor em Letras pela UFPB e professor de estética filosófica da UEPB.

Já para o poeta Astier Basílio, ora radicado na Rússia, "coisa rara, na poesia, é uma voz. Fazê-la soar. Trazer dentro de si características que lhe marquem o assento, que a individualizem. A dificuldade se acentua em quem está se iniciando na arte. É mais comum dublar o canto alheio. Ombrear-se ao que já é reconhecível. Em Ruas de sal e outros poemas, o poeta Bartolomeu Pereira de Lucena se apresenta assim. Com personalidade".

Com selo da Arribaçã Editora, a obra, com 76 páginas, tem prefácio de Reginaldo Oliveira, orelhas de Astier Basílio, capa de Leonardo Guedes, programação visual de Fábio Oliveira e impressão da gráfica Ideal.

Bartolomeu Pereira Lucena nasceu em Malta/PB, em 24 de maio de 1986. É professor de filosofia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, residindo atualmente na cidade de Lagoa Nova/RN. É graduado em Filosofia pela UEPB, e mestre em Filosofia pela UFRN. Publicou entre 2013 e 2014 os livros Ruas de Sal e outros poemas (FUNES) e Caderno de planos e voos (IDEIA).  Foi jurado em duas edições da coletânea de poemas Abril para Leitura, do CCBNB-Sousa/PB. Possui poemas publicados nas revistas Macondo (SP), Blecaute (PB), Boca escancarada (PB), entre outras.

Sobre a Arribaçã Editora
Criada pelos jornalistas e poetas Lenilson Oliveira e Linaldo Guedes, a Arribaçã Editora tem suas raízes fincadas no Alto Sertão da Paraíba, mais especificamente em Cajazeiras. A editora trabalha com obras literárias, acadêmicas, biografias, entre outras. Criada no segundo semestre de 2018, já tem diversos livros publicados. Contatos podem ser feitos na página da editora no Facebook, Twitter e Instagram ou pelo email: arribacaeditora@gmail.com. A editora também tem canal no Youtube. Endereço do site: www.arribacaeditora.com.br.




em são paulo
três maneiras de gritar em silêncio,
de felipe vieira de galisteo







vida a granel,
de césar magalhães borges


No dia 19 de novembro, terça-feira, no Tapera Taperá, acontece o lançamento do novo livro de crônicas de César Magalhães Borges, Vida a Granel. Entrada gratuita.

"Para César Magalhães Borges, o mundo é um ambiente movente de elementos físicos e metafísicos, tudo misturado num mesmo tempo narrativo, figurando uma avenida de existências. É um grande mercado árabe vibrando especiarias expressivas. Como tempo é a existência de tudo, então, essas crônicas, no ponto mesmo de jogos com flashcards, trazem um trânsito frenético de vidas: passadas, presentes e futuras, temperadas com conteúdo e forma, de onde nascem significantes e significados. Flashcards girando jogos linguísticos, harmonias; o autor não perde um bom efeito linguístico, bem a granel, intenções provocativas, testando nosso lado Sapiens. É uma grande metonímia narrativa: cada grão de café que passa pelo moedor da primeira crônica chega a nós num minimézimo pó, de formar sabor bem familiar destes nossos tempos: horas, dias, meses, anos: vidas; que, antes do moedor, giravam em círculo metafísico sobre o autor, ao fim e ao cabo, transformadas num delicioso cafezinho, para se tomar aos curtos goles A cada hora, a cada efeito, ficamos com um bom sabor mental; bem a Granel: sensorial".

Vida a Granel
César Magalhães Borges
Crônicas
formato: 14 x 21cm
96 páginas
R$ 36,00




estrelas brilham, mastigam
lixo, de reuben


No dia 18 de novembro, às 19 horas, no Tapera Taperá, acontece o lançamento do livro Estrelas Brilham, Mastigam Lixo, de Reuben, publicado pela Edições Jabuticaba. Haverá leitura de trechos do livro pelo autor durante o evento. Entrada gratuita.

"'Estrelas brilham, mastigam lixo' é um apanhado dos últimos dez anos de escrita do poeta maranhense Reuben, e inclui poemas inéditos, versões de textos já publicados, trabalhos visuais e traduções. Nas palavras de Júlia de Carvalho Hansen, que assina o posfácio, 'os versos deste livro se acendem em respirações movidas pelo fogo dos primórdios, atritando peças cósmicas, acarinhando vitalidades. (...) E se cada verso produz uma faísca, estes poemas são ardências que se alastram por neurônios e poros, deslocando o que estava naturalizado, congelado ou morto numa consciência'".

Reuben (São Luís do Maranhão, 1984) é poeta, artista sonoro e visual. Publicou quase dez livros, entre os quais Escaldante, Siga os sinais na brasa longa do haxixe, O sequestro fulminante do embaixador Elbrik e Um pensamento estranho atravessa o meu crânio e desce até as entranhas. Organizou diversas mostras de poesia intermídia, e coordenou trabalhos cênicos coletivos de natureza multimídia e interdisciplinar. Seu trabalho mais recente é o disco de poesia sonora REUBEN!?, disponível digitalmente.





em campinas
nenhuma poesia,
de diego pansani