8 de mai. de 2019

em são paulo
segundas intenções,
com milton hatoum


Biblioteca Parque Villa-Lobos: Av. Queiroz Filho, 1205 - Alto de Pinheiros

Bate-papo com o escritor Milton Hatoum, autor de Dois irmãos, Órfãos do Eldorado e A noite da espera. Mediação de Manuel da Costa Pinto.




domínios da insônia,
de marco lucchesi


A Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar & Café convidam todos para o lançamento do livro Domínios da insônia — novos poemas reunidos, de Marco Lucchesi, presidente da Academia Brasileira de Letras. O evento, gratuito, será realizado no dia 11 de maio (sábado), a partir das 14 h no Patuscada — Livraria, Bar & Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. O exemplar estará à venda por R$ 50,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




vísceras,
de clara baccarin


A Editora Patuá convida todos para o lançamento do livro Vísceras (poemas), de Clara Baccarin. O evento, gratuito, será realizado no dia 17 de maio (sexta-feira), a partir das 19 h. Haverá um sarau no auditório da Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Rua Henrique Schaumann, 777 - Vila Madalena) e depois é hora de tomar uma cerveja e bater um papo no Patuscada — Livraria, Bar & Café (Rua Luís Murat, 40), vizinho à Biblioteca. O exemplar estará à venda por R$ 38,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




tudo que não quero falar sobre amor
com estrela leminski e téo ruiz


Mais informações: clique aqui.




passaporte: literatura,
com angélica freitas


Poetas e escritores são, antes de tudo, grandes leitores. Formam-se dentro de bibliotecas e também ao formar as próprias bibliotecas. Bibliotecas, bem sabemos, são mundos a explorar e não há ninguém que possa nos guiar melhor do que esses escritores-leitores especialíssimos. As conversas de Passaporte: Literatura serão uma grande viagem pelo universo afetivo e criativo em que os autores e as obras se encontram e multiplicam. Neste primeiro trimestre de 2019, convidamos a poeta Angélica Freitas, para um bate-papo sobre a literatura contemporânea e a relação deles com autores de língua alemã, lendo e comentando obras que foram importantes na sua formação. No Goethe-Institut São Paulo: Rua Lisboa, 974 - Pinheiros




em recife
romã,
de sofia freire


Mais informações: clique aqui.




no rio de janeiro
greve nacional da educação


CHEGA DE ATAQUES À EDUCAÇÃO!

CONTRA AO BLOQUEIO DE 30% DA VERBA DA REDE FEDERAL!

DIA 15/05 - 15 H - CONCENTRAÇÃO DOS ESTUDANTES NA
CARIOCA - TODOS E TODAS ÀS RUAS!

Repudiamos a decisão do governo Bolsonaro de bloquear 30% das verbas para as Universidades e Institutos Federais. Após cortar 5 bilhões de reais da verba para educação, propor uma reforma da previdência que acaba com nossos direitos e publicar em seu twitter que vai acabar com os cursos da área de humanas, Bolsonaro propõe mais esse ataque à educação.

Com a velha justificativa de que o país está em crise e falta dinheiro o governo intensifica os ataques aos direitos do povo. Enquanto as áreas saúde e educação ficam com apenas cerca de 5% do orçamento da união cada uma, a os ricos banqueiros e donos de multinacionais, ficam com mais de 40% do nosso orçamento (mais de 1 trilhão de reais) através de juros e amortizações da dívida pública. A dívida das grandes empresas com o governo federal totaliza centenas de bilhões de reais que o governo não cobra, pelo contrário, segue perdoando dívidas e dando isenção fiscal. Falta dinheiro pra quem?

Dia 15 de maio, convocamos todos e todas às ruas para defender nossas Universidades, Institutos Federais e construir um projeto de educação pública, gratuita e de qualidade para todos e todas.




em vitória
escrita em azul,
com sérgio blank


Depoimento sobre a prosa e a poesia do escritor Sérgio Blank: 15 de maio, às 18 h, no Instituto Geográfico do Espírito Santo: Av. República, 34 - Parque Moscoso




em belo horizonte
nessa rua tem um rio,
com thereza portes







em lisboa
cavalo que passa devagar,
de jorge vicente