13 de mai. de 2019

em lisboa
intempestiva: revista de literatura
e artes visuais
[editora uratau]


23 de maio, quinta-feira, no bar As Galegas 7:
Travessa da Ribeira Nova, 7

Lançamento da Revista Intempestiva

Intempestiva é uma palavra arremessada contra o próprio tempo. É a palavra aberta e exposta feito carne, mas impossível de ser devorada pela peste. A faísca de um relâmpago em direção ao porvir. Aspira a ser uma bolinha de gude destinada a alguns cavalos. É uma revista de literatura e artes visuais, que publicará poesia, ensaios, contos, traduções e critica literária com a intenção de dar vazão às obras de importantes artistas contemporâneos. Cada edição contará com o trabalho de um artista plástico que ilustrará toda a revista.

Maike Jean| Isadora Krieger | Gabrielle Albiero | Júlia de Carvalho Hansen | Márcio Markendorf | Flávio Caamanã | Carlos Moreira | Alejo Carpenter, por Lívia Deorsola | Maria Azenha | Thereza Christina Rocque da Motta | Geovane Otávio Ursulino | Ana Estaregui | Augusto Meneghin | Silvana Guimarães | Fernando Monteiro | Maiakovski, por André Nogueira

Editores: Alberto Lins Caldas | Thyago Marão Villela | Pedro Spigolon




no rio de janeiro
corrupções na alma,
de marcelo frazão e marina vergara







uma história e uma história e uma história,
de ana gibson e juliana franklin


18 de maio, das 18 h às 22 h, no Gabriola:
Rua Barão de Guaratiba, 178 - Lapa

Pesquisadoras da tradição oral, Ana Gibson e Juliana Franklin
emprestam suas vozes de narradoras aos contos de diversos povos,
reunidos numa coletânea de histórias que falam de histórias

O conto tradicional é repleto de poesia sobre a condição humana, além de trazer nas entrelinhas traços do seu berço de origem. Procurando honrar as tradições, referências religiosas e culturais, mas também entendendo as histórias como metáforas itinerantes que ganham nova roupagem sempre que contadas, Ana Gibson e Juliana Franklin, pesquisadoras da "arte da palavra encantada", lançam a coletânea uma história e uma história e uma história (Folio Digital) com contos tradicionais recontados por elas.

Com prefácio da grande contadora e conhecedora de histórias Regina Machado (também coordenadora do renomado Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu), o livro é "uma homenagem às histórias e aos que têm amor por elas", escrevem Ana e Juliana na apresentação. Os contos foram reunidos de forma que um converse com o outro, criando pontos de contato — ou não — entre si. "São fios de diversas espessuras e cores que, juntos, formam uma só tessitura. Este é só mais um critério, um modo que escolhemos para falar das histórias", pontuam.

Em uma história e uma história e uma história há narrativas encontradas em outros livros, em passeios pela internet, contadas por outros contadores em encontros por todo o Brasil, guardadas em gavetas. São 29 histórias atribuídas a muitas tradições, como a sufi, a nativo-americana, a judaica, a indiana, chinesa, africana, irlandesa, italiana, russa, brasileira... Nas páginas finais, Ana e Juliana revelam, em A história das histórias, como cada texto chegou até elas. 

Para Regina Machado, o livro é uma "original empreitada, trabalhosa, esmiuçada, respeitosa imersão nesse universo das narrativas tradicionais". E completa: "No balanço da rede das palavras bem ditas e bem-vindas dos contos tradicionais aqui recontados, podemos ousar acreditar que a vida humana se narra maior e muito além de qualquer circunstância nefasta, de qualquer temporal tempestade. Viva os heróis e heroínas dessas histórias todas, incluindo as nossas, que nos revelam sermos melhores do que julgamos ser".

Sobre as autoras
Seguindo a trilha da tradição oral dos mais diversos povos, Ana e Juliana percorreram um longo caminho até aqui. Desde 2001, elas pesquisam histórias como linguagem e instrumento instaurador de processos criativos e terapêuticos. Foram guardando cada história, sabedoras de que chegaria o dia em que encontrariam seu lugar, umas ao lado das outras, quem sabe nas páginas de um livro. Eis que esse momento chega.

Bacharel em tradução e pós-graduada em língua portuguesa pela PUC-Rio, Ana Gibson é também arte terapeuta, assim como Juliana Franklin, que é formada em Comunicação Social pela UFRJ e mestra em Artes Visuais pela UERJ. Ambas ministram o projeto "A arte de reparar histórias" desde 2015, onde, por meio dos contos, realizam experiências sensíveis nos campos da arte, educação e psicologia.

Serviço
uma história e uma história e uma história
Ana Gibson e Juliana Franklin
Editora Folio Digital
Págs: 224
Formato: 12x18 cm
Preço: R$ 55,00




em são paulo
a silenciosa inclinação das águas,
de alex sens







líricas paulistanas 2


Mais informações: clique aqui.




asas plumas macramê,
de diana junkes








em curitiba
vox - vespeiro:
poesia de resistência







em belo horizonte
processos e experiências na pesquisa
em arte, com gisele camargo







em montes claros
40 anos do centro cultural e homenagem
a élcio lucas


22 de maio, de 20 h às 23 h: Praça Doutor Chaves, 32 - Centro
Mais informações: clique aqui.