19 de jun. de 2018

no rio de janeiro
com armas sonolentas,
de carola saavedra







que porra é essa – poesia?
de alberto pucheu


20 de junho, às 17h | IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais: Largo de São Francisco Paula, 1

PPGF, a Azougue Editora e o Escritas — laboratório de filosofia, gênero e psicanálise convidam para o lançamento de que porra é essa – poesia?, de Alberto Pucheu, debate com moderação de Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa e organização de Carla Rodrigues.




patagônia babilônia,
de joão peçanha


23 de junho, às 17h | Cidade das Artes, sala de leitura, 2º andar:
Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca

Lançamento do livro Patagônia Babilônia, do escritor, professor e doutor em Literatura Comparada pela UFF, João Peçanha.

Na Cidade das Artes - Sala de Leitura, 2º andar.
Roda de discussão e sessão de autógrafos com o autor.

"Ele se sente culpado pelo menino. Cheiro de sabonete barato, uma suposta vida difícil. Deve ser negro, pensa, e logo em seguida culpa-se por ter pintado a pele daquele menino que, para ele continua a fabular mesmo sem perceber".

"Em Patagônia Babilônia, o velho e o novo se reconhecem e se reúnem atravessando as barreiras (...) O tempo será dissolvido..." - André Vianco.




ferramentas lúdicas do contador de histórias,
por ilana progrebinschi


1,2,3... Era uma vez!

Sábado e domingo, 23 e 24 de junho, Ilana Progrebinschi conduz a oficina Ferramentas Lúdicas do Contador de Histórias, no Espaço Cultural Lago de Histórias (R. Marechal Cantuária, 18 - Urca).

No sábado, de 9h às 13h30, e no domingo, de 9h às 17h30, Ilana propõe, entre as  atividades das aulas, a confecção de bonecos com a técnica da papelagem e a criação de origamis para contar histórias. Manipulação desses materiais e relação com a plateia durante as narrativas, além das diversas ferramentas lúdicas para inspirar os participantes nas suas próprias apresentações, também fazem parte da programação.

Inscrições e informações: ilanacontadora@gmail.com.




em porto alegre
de rua e sangas,
de sidnei schneider







em são paulo
vozes, versos: leituras de poesia
com luiza romão, natália agra
e yasmin nigri

23 de junho, sábado, às 11h | Tapera Taperá:
Av. São Luis, 187 - 2º andar - loja 29 - Galeria Metrópole

Poetas contemporâneos lendo os próprios poemas. Ou suas traduções de poesia. Inéditos ou de livros recém-lançados. Poetas daqui ou passando por aqui. Encontros simples, sem formalidade, em que poetas mostram, com suas vozes singulares, a poesia que estão escrevendo aqui e agora. Não é debate, não é sarau, não é palestra, não é outra coisa. É apenas um encontro: algumas vozes, alguns versos, e os ouvidos atentos de quem se interessa pelo que os poetas têm a dizer. É só chegar. E ouvir.

Em parceria com a Editora Quelônio, a cada encontro é lançada uma plaquete artesanal, em tipografia, com poemas dos convidados. O valor da plaquete, no encontro, é R$ 10,00.

POETAS DE JUNHO 2018 – dia 23/6, às 11h
Luiza Romão
Nasceu em Ribeirão Preto, em 1992. Poeta, atriz e slammer. Autora de Coquetel Motolove (Doburro, 2014) e Sangria (Doburro, 2017).

Natália Agra
Nasceu em Maceió, em 1987. Poeta, tradutora e jornalista. Autora de De repente a chuva (Corsário-Satã, 2017). Traduziu, com Victor Hugo Turezo, poemas de Alejandra Pizarnik, reunidos em Bosque musical (Corsário-Satã, 2018).

Yasmin Nigri
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1990. Poeta, artista visual e mestre em Filosofia (UFF). Seu primeiro livro, Bigornas, sai em breve pela Editora 34.

CURADORIA
Heitor Ferraz Mello
Poeta, jornalista e professor. Autor de Coisas imediatas (1996-2004) (2004), Um a menos (2009) e Meu semelhante (2016).

Tarso de Melo
Poeta, advogado e professor. Autor de Poemas 1999-2014 (2015), Íntimo desabrigo (2017) e Dois mil e quatrocentos quilômetros, aqui (com Carlos Augusto Lima, 2018).

QUELÔNIO

A entrada é gratuita.




em belo horizonte
wander piroli:
uma manada de búfalos dentro do peito,
de fabrício marques







freud: amor, sexualidade, feminilidade
org. gilson iannini e pedro heliodoro tavares








em fortaleza
festival vida & arte 2018
com nina rizzi, ana paula maia,
juliana diniz e marília lovatel, entre outros


de 21 a 24 de junho | Centro de Eventos do Ceará:
Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz

Clique aqui e saiba tudo.




em vitória
os incontestáveis,
de saulo ribeiro