1 de abr. de 2018


na web
quadrinhos em sala de aula


O curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações, na modalidade de ensino a distância (EaD), com certificação de 160h (pela Universidade Federal do Ceará), é gratuito e aberto a todo o país, sem limites de vagas. Com início em 9 de abril (segunda-feira), traz 12 fascículos, 12 videoaulas, 12 radioaulas, 4 webconferências, vídeos complementares, conteúdo extra (Biblioteca Virtual) e um corpo de conteudistas formado por alguns dos mais renomados pesquisadores e estudiosos sobre o assunto no Brasil. Não perca essa oportunidade. Clique aqui e inscreva-se já.




em curitiba
minicurso na semana de letras UFPR
inscrições abertas


Clique aqui e inscreva-se.

A partir da apresentação dos resultados de um estudo etnográfico realizado em 2017, na disciplina "Cultura e Ensino", sobre a leitura de autoria feminina dentro do curso de Letras da UFPR, o objetivo desse minicurso é pensar: autoria feminina, cânone literário, currículo, ensino de literatura e material didático. O minicurso será dividido em três momentos: primeiro, serão apresentados os resultados da etnografia, os quais se baseiam nas entrevistas realizadas com professores da disciplina de Literatura Brasileira III e no questionário respondido pelos alunos da disciplina. Essas duas esferas evidenciaram as percepções de docentes e discentes acerca da ausência de livros escritos por mulheres nas disciplinas de literatura do curso; em seguida, direcionando-se aos professores vinculados ao PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) e aos alunos de Letras, em nível de graduação e pós-graduação, será conduzida uma oficina de leitura de contos e poemas de escritoras e, por último, a elaboração de planos de aula com ideias para mediar a leitura dos textos literários lidos nas salas de aula do ensino fundamental e médio e dar vez e voz às vozes silenciadas, no cânone literário e no currículo de literatura, das mulheres.




no rio de janeiro
vozes da favela,
por sergio da silva barcellos







em são paulo
sarau da paz


O Sarau da Paz é uma atividade cultural organizada pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), em parceria com o grupo Poemas à Flor da Pele, que acontecerá no dia 08 de abril, domingo, das 19h às 21h, no Teatro do Ator, localizado na Praça Roosevelt, 172.

Na ocasião, haverá leituras poéticas e apresentações de música e dança árabes. O evento acontecerá uma semana após uma data especial do calendário palestino, o Dia da Terra, quando é recordada a ocupação ilegal das terras palestinas pelos invasores sionistas — a Nakba —, em que 750 mil pessoas foram expulsas de suas casas e terras e condenadas a viver no exílio.

No Sarau da Paz, dedicaremos nossa solidariedade ao povo palestino e a todos os demais povos que lutam contra o racismo, o colonialismo e outras formas de opressão, em defesa do direito universal à autodeterminação, liberdade e soberania nacional.

POETAS CONFIRMADOS
Adalberto Monteiro
Akanni Alves
Cissa Lourenço
Claudio Daniel
Dora Dimolitsas
Elizabeth Misciasci
Khaled Fayez Mahassen
Marcelo Lemos
Mayara Silva de Souza
Mirian Warttusch
Paulo D'Auria
Roberto Ferrari
Sonia Regina Parmegiane
Grupo Poetas do Tietê

DANÇARINAS
Jasmyne Zahirah
Marlene Dantas

CANTOR
Fady Farady