20 de abr. de 2017

no rio de janeiro
oficinas permanentes de escrita criativa:
espaço cultural lago de histórias


©thiago baltar

Para escrever e criar
Oficinas literárias e artísticas permanentes estão com inscrições abertas
no Espaço Cultural Lago de Histórias, recém-inaugurado na Urca

Mensagens pelo WhatsApp, textões no Facebook, blogues, e-mails. Com a escrita por toda parte, as aulas de escrita criativa — nascida no Brasil há quase três décadas com o trabalho do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil — ganharam força e são ferramenta eficiente para quem quer escrever com autenticidade.

Atentos aos jovens e adultos interessados em aprimorar a escrita, o Espaço Cultural Lago de Histórias, inaugurado recentemente na Urca com a proposta de incentivar as artes e o fazer literário no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para Oficinas de Escrita Criativa.

Com a condução da escritora Luisa Benevides, adolescentes a partir de 14 anos participam de bate-papos sobre livros com autores convidados que estimulam a criação de textos desse público. As aulas acontecem toda segunda-feira, das 18h30 às 20h30. Às quartas-feiras, das 19h30 às 21h30, é a vez da Oficina de Escrita Criativa para Adultos, na qual Luisa faz uso de livros como base para as discussões e produções de texto.

Na programação de cursos, o escritor Marcio Vassallo propõe destravar a criatividade e escancarar o baú de ideias que todo escritor tem dentro de si em um único encontro dia 13 de maio, das 9h às 13h.

CRIANÇAS
A criatividade também é tema dos cursos permanentes da Casa para crianças com mais de seis anos: as oficinas de literatura infantil e ilustração estão com vagas disponíveis e a proposta de despertar a poesia, desenvolvendo a criatividade e estimulando a produção literária através de atividades lúdicas e dinâmicas, entre elas: contação de histórias, produção de textos e ilustrações com base em leituras de autores diversos, passeios pelo bairro para ampliação do acervo de ideias e leituras dramatizadas.

As aulas de literatura acontecem uma vez por semana das 9 às 10h e de 15h às 16h, sob a batuta de Helena Lima, escritora de infantojuvenis e fundadora da Editora Lago de Histórias e do espaço homônimo, além de Luisa Benevides.

Nas aulas de ilustração, as escritoras Thais Linhares, Marilia Pirillo e Cris Alhadef usam nanquim, aquarela, lápis de cor, giz de cera e colagem para estimular a criação. Disponível todos os dias da semana, de 9 às 10h e de 15h às 16h.

Para unir todos os públicos que a Lago quer pescar, Thais Linhares traz ainda a Oficina de História em Quadrinhos como forma de expressão. Nela, são trabalhadas narrativa visual, técnicas, histórico e tendências, visando produção de material gráfico e/ou webHQ, às sextas, de 15h às 17h.

SERVIÇO
Programação regular oficinas Espaço Cultural Lago de Histórias
As inscrições para todas as oficinas podem ser realizadas pelo email contato@lagodehistorias.com.br e pelo telefone: (21) 3518-5549.
Local: Rua Marechal Cantuária 18 - Sobrado – Urca.

EDITORA E ESPAÇO CULTURAL LAGO DE HISTÓRIAS
O Espaço Cultural Lago de Histórias é um desdobramento da editora homônima, fundada em novembro de 2016 no Rio de Janeiro, na mesma noite de lançamento dos livros Mais felizes do que sempre, Bia sem pressa, Os medos de Bel e Soldado, todos de autoria de Helena Lima — pedagoga, professora com mais de duas décadas de experiência no ensino básico, editora fundadora do Espaço. Com uma proposta rara no Rio de Janeiro, de oferecer oficinas de criação literária e de artes regulares para crianças, em horário complementar à escola e de segunda a sexta-feira, o Espaço Cultural Lago de Histórias abriu suas portas em abril de 2017. É voltado também para pais, professores e todos que desejam despertar ou aperfeiçoar sua escrita e leitura.




na web
curso online de roteiro focado
em plataformas digitais


Todas as informações: clique aqui.





em newark
papoulas de kandahar,
de roberto lima








em são francisco de itabapoana
sarau manguinhos vive
a história do brasil