25 de nov. de 2016

em são paulo
miss tatoo — uma quase novela,
de luiz roberto guedes


Luiz Roberto Guedes convida para a festa de encerramento da Balada Literária. Vai ter Ocupação Jovens Escribas, com presença dos autores e seus livros.




o terceiro tempo do trauma,
de eugênio canesin dal molin


O trauma psíquico deve ser investigado a partir de histórias e casos. Ao se debruçar sobre o conceito de Nachtraglichkeit, amplamente discutido por Freud, que investiga o trauma como repartido em dois tempos, Molin procura compreender a sua constituição, como o meio exterior atua na sua formação e o que ocorre no intervalo entre a percepção do trauma e o momento do evento. Para ele, "antes da lembrança, há a experiência. Ou, utilizando palavras de Freud: "devemos nos lembrar que todas as representações mentais [Vorstellungen] se originaram de percepções e de fato são repetições [Wiederholung] destas últimas".

Eugênio Canesin Dal Molin. Psicólogo e psicanalista. Mestre e doutorando pelo Instituto de Psicologia da USP, é professor universitário e membro aspirante do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Atende em São Paulo e em Londrina.




em joão pessoa
ventre urbano
[org. leticia palmeira e
lizziane azevedo]







em belo horizonte
germinar:
mostra de fotografia autoral


No próximo domingo, 27 de novembro, o grupo formado por Beatriz Tavarez, Cláudia Roccha, Edson Guedes, Evelin Amorim, Giselle Dietze, Humberto Guimarães, Leonardo Galuani, Thiago Mourão vivenciaram o curso Fotografia Autoral, vão expor suas obras no Atelier Casa da Cultura — Lúcia Castanheira e convidam todos para o evento.


"Nas noites da escola de Belas Artes da UFMG, entre árvores, artes e afinidades nos entregamos à plena confiança e imaginação ao fotografar sem usar o olho físico. A percepção de que há muito do outro em você, na atividade dos três retratos. O uso da intuição e liberdade expressiva nos duos inspirados na fotógrafa Rinko Kawauchi. Entre a mata fechada do Parque das Mangabeiras, vivenciamos O fio de Ariadne — cordão que nos une e dá coragem para enfrentar o mistério. Fotografamos a natureza, nossos parceiros, buscamos a nós mesmos. E da palavra fez-se arte, foto, vídeo, com o verbo de Manuel de Barros. Aqui estão os resultados dessa jornada. E depositemos na força do grupo a esperança de que seguimos em frente, nessa senda, nessa longa, sinuosa e bela travessia, que a arte, que é a vida".

O que é: Mostra de Fotografia Germinar
Data/Hora: 27 de novembro, de 15 às 18h
Local: Atelier Casa da Cultura — Lúcia Castanheira
Rua São Pedro da União, 106 - Sion
Entrada franca

Saiba mais: www.guimachala.com.br